Programa de Apoio à Formação Científica do Discente

PERGUNTAS FREQUENTES - Indicação dos bolsistas

Quais os documentos e informações necessários para que o estudante seja cadastrado como bolsista no sistema do CNPq?

  • CPF e RG;
  • Comprovante de matrícula do semestre de ingresso do bolsista no Programa;
  • Currículo atualizado na base Lattes, e;
  • Agência e número da conta corrente no Banco do Brasil. Não poderá ser conta poupança, nem conta conjunta.

Não tenho conta no Banco do Brasil. Como devo proceder?

Caso o bolsista ainda não tenha conta bancária até o momento do aceite, deverá informar a agência do Banco do Brasil no ato da validação do termo de aceitação (procedimento feito no sistema do CNPq), para receber o primeiro pagamento, por meio de contrarecibo.

No segundo mês de pagamento da bolsa, o aluno deverá comparecer até a agência e regularizar esse pedido de abertura de conta.

E qual o prazo para implementação das novas quotas?

As Instituições têm o prazo de 1 a 15 de agosto para implementar as bolsas para a nova vigência. O bolsista indicado no prazo, e que tenha dado o aceite nesse período, entrará na folha de pagamento do mês de agosto, recebendo o pagamento até o quinto dia útil do mês seguinte.

Caso o bolsista tenha sido indicado ou dado o aceite após o dia 15 de agosto, ele só entrará na folha de pagamento do mês subsequente, ou seja, na folha de setembro. Nesse caso, a vigência total da bolsa passará de 12 para 11 meses. O CNPq não realiza pagamento retroativo.

Como indicar o bolsista PIBIC/PIBITI?

O Coordenador dos Programas na instituição deverá entrar na Plataforma Carlos Chagas, na aba do Coordenador, e indicar o bolsista, preenchendo o formulário.

A Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação cadastra os projetos aprovados e faz a indicação dos bolsistas selecionados, desde que os alunos que já tenham seu CURRÍCULO CADASTRADO na PLATAFORMA LATTES, caso contrário o aluno selecionado perderá o auxílio aprovado nos Programas.

É fundamental que o e-mail do bolsista esteja devidamente atualizado na Plataforma Lattes

Vale ressaltar que os alunos devem prestar atenção também: desativar o SPAM do seu e-mail (cadastrado no Lattes) e substituir o endereço eletrônico, caso seu e-mail seja do HOTMAIL, para poder receber o termo de aceite.

Como enviar o Aceite PIBIC/PIBITI?

Após a indicação do bolsista pelo Coordenador dos Programas de IC ou de IT.

O CNPq encaminhará um e-mail ao endereço eletrônico dos novos BOLSISTAS, com link para o ACEITE do Termo de Aceite da bolsa do PIBIC/PIBITI, também disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O bolsista PIBIC/PIBITI não recebeu o e-mail com o Termo de Compromisso. O que fazer?

Acesse: www.cnpq.br > Plataforma Carlos Chagas > Outros Bolsistas > informar CPF e senha do Currículo Lattes > Avisos: Termo de Compromisso “AGUARDANDO ACEITE”.

Qual é a senha solicitada para registrar o Termo de Compromisso do PIBIC/PIBITI?

A senha do currículo Lattes do bolsista.

Esqueci minha senha do currículo Lattes. O que fazer?

Para informações sobre senha, acesse o site do CNPq: https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/seg_via_senha.inicio.