Programa de Apoio à Formação Científica do Discente

Política de Pesquisa

Com a criação da UNIMEP em 1975, os processos de Pesquisa começaram a emergir e entre 1986 e 1990 a comunidade acadêmica realizou estudos e reflexões em busca de uma política que orientasse as ações e condutas institucionais na perspectiva da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

A aprovação do documento Política Acadêmica em 1992 trouxe orientações importantes para que dela fossem derivadas as Políticas setoriais específicas, dentre as quais a Política de Pesquisa, a Política Institucional de Apoio à Pesquisa, e as Normas do Fundo de Apoio à Pesquisa – FAP, aprovadas  em 21/08/1997, pelo Conselho de Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSUN).

A elaboração dessas políticas deu-se a partir da instauração de  debate interno, nos órgãos próprios, que se seguiu à aprovação, em 1992, da Política Acadêmica da UNIMEP, documento importante e fundamental para todos os demais.

Além das definições e orientações gerais sobre a conduta institucional em Pesquisa, tal documento traz a definição do Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP, que consiste de um fundo de recursos destinados ao financiamento de pesquisas de docentes e discentes da UNIMEP.

O FAP apóia pesquisas que apresentam estreito compromisso com o Projeto Institucional, demonstrável em sua relevância científica e social, além da sua contribuição para a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, preconizada na Política Acadêmica.