Programa de Apoio à Formação Científica do Discente

PERGUNTAS FREQUENTES - Normas dos Programas

Qual a Resolução Normativa que rege os Programas do CNPq - PIBIC/PIBITI?

A Resolução Normativa dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBITI) vigente é a RN-017/2006.

Qual o documento para inscrição da instituição nos Programas PIBIC/PIBITI?

Atendimento a chamada pública, momento em que será anexado pela instituição o relatório institucional com informações necessárias para a inclusão da instituição.

Quais os critérios utilizados pelo CNPq para ampliação ou redução de quota?

A renovação, ampliação ou redução da quota far-se-á com base na análise, por um comitê externo composto por doutores, cujos membros são indicados pelo CNPq, das informações contidas no relatório institucional e na proposta encaminhados à Coordenação de Programas Acadêmicos (COPAD) do CNPq.

O que são Agências de Fomento?

Agências de Fomento são instituições que têm como objeto social a concessão de auxílios para o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento. As Agências de Fomento que financiam projetos e bolsas de pesquisa são:

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e
  • Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).

Que tipos de bolsas de pesquisa existem? Qual a diferença entre elas?

Existem as bolsas de pesquisa PIBIC, PIBITI e FAPIC. A principal diferença entre essas bolsas é a instituição que financia cada uma delas: o PIBIC e o PIBITI são financiados pelo CNPq e o FAPIC é financiado pela própria UNIMEP.

A vigência das bolsas de PIBIC, PIBITI e FAPIC é de Agosto de um ano a Julho do ano seguinte.

O que é PIBIC? Quais os objetivos gerais do Programa?

É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

Objetivos gerais do PIBIC:

  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

O que é PIBITI? Quais os objetivos gerais do PIBITI?

É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, tendo por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Objetivos gerais do PIBITI:

  • Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País;
  • Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

O que é FAPIC?

É o Fundo de Apoio à Pesquisa de Iniciação Científica mantida pela UNIMEP. Como contrapartida institucional, a UNIMEP oferece o mesmo número de bolsas concedido pelo PIBIC/CNPq, obedecendo as mesmas normas do Programa.

As bolsas correspondem a 80% da bolsa de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq.

Como o aluno concorre a uma bolsa PIBIC ou PIBITI ou FAPIC?

Para concorrer a uma bolsa PIBIC ou PIBITI ou FAPIC os alunos de graduação devem ficar atentos ao calendário da UNIMEP divulgado anualmente. Assim que forem divulgados os Editais de Chamada de Projetos e de Alunos, o candidato deve inscrever-se para entrevista com um professor da Universidade.

Qual o limite de bolsas por orientador?

Na UNIMEP a concessão está limitada a até 02 (dois) projetos com aluno bolsista para orientadores com titulação de doutor e 01 (um) projetos com aluno bolsista para orientadores com titulação de mestre, por ordem de prioridade, e se dará com base nos critérios aprovados para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, sendo contemplados aqueles qualificados até o limite da quota de bolsas disponível para a Unimep, concedidos pelo PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq.

Participação do Aluno voluntário-oficial?

Quando o projeto é qualificado por mérito, porém não classificado para a concessão de bolsa (PIBITI/PIBIC/FAPIC), a proposta pode ser realizada com auxílio do aluno de Iniciação Científica e Tecnológica Voluntário, conforme Portaria do Gabinete do Reitor nº 59/02.

Qual a diferença entre "aluno voluntário oficial" e "aluno voluntário não-oficial"?

  • "aluno voluntário OFICIAL": projeto aprovado por mérito e que não foi contemplado com bolsa na hora da seleção. Esse "aluno voluntário OFICIAL" tem os mesmos direitos e obrigações do aluno bolsista: entrega das atividades e direito a certificação pela Unimep. Esse aluno apenas não recebe a bolsa.
  • "aluno voluntário não-OFICIAL": projeto aprovado e contemplado com bolsa na hora da seleção. Esse "aluno voluntário não-OFICIAL" não aparece no sistema IC, porque o projeto já  tem um bolsista oficial cadastrado e conforme regras do CNPq "cada projeto tem apenas 1 bolsista/aluno e 1 orientador". Esse "aluno voluntário não-OFICIAL" não tem nenhuma das obrigações do aluno bolsista: NÃO entrega das atividades e não direito a certificação pela Unimep.