Programa de Apoio à Formação Científica do Discente

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é, geralmente, composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Neste ano a 69ª Reunião Anual da SBPC ocorrerá de 016 a 22 de julho de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em Belo Horizonte/MG.

Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC

A Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC congrega alunos vencedores das mostras e jornadas de todas as instituições de ensino brasileiras. Além de apresentar o pôster na JNIC, todos os alunos poderão frequentar as atividades da SBPC. Uma ótima oportunidade para formar redes de conhecimento e participar de conferências, simpósios e mesas-redondas que apresentam e debatem o que tem de mais significativo na ciência brasileira e internacional.

As Instituições (Universidades, Institutos, Centros de Ensino e Pesquisa, IFs e CEFETs) deverão indicar os melhores trabalhos apresentados nas jornadas de iniciação científica ou tecnológica de 2016.

Esperamos que o encontro de jovens brilhantes possa fomentar uma nova rede de cientistas inovadores brasileiros. Lembramos que estes trabalhos devem ser de excelência.