Comitê de Ética em Pesquisa

Lista de Perguntas Frequentes - FAQ CEP-UNIMEP

Aqui estão as respostas para as principais perguntas recebidas pelo CEP-UNIMEP. Convidamos os pesquisadores a lerem atentamente aos textos desta página para esclarecer eventuais dúvidas sobre os documentos necessários para avaliação ética e para reduzir a ocorrência de pendências/diligências.
O FAQ está organizado em 7 tópicos, apresentados a seguir:

  • Quais são os documentos necessários/obrigatórios para inserir um projeto na Plataforma Brasil? O que é preciso constar nesses documentos? Em que formato eles devem ser colocados na plataforma?
  • Onde está o modelo do TCLE? O que deve conter um TCLE? Minha pesquisa tem que ter um TCLE?
  • A instituição na qual eu vou realizar a pesquisa só entregará autorização após aprovação do CEP. O que eu faço? Posso enviar um protocolo para avaliação sem a autorização do local da pesquisa?
  • O cronograma deve ser detalhado? O que deve constar no cronograma? O cronograma pode começar “após a aprovação do CEP”?
  • Quando tenho que mandar o projeto para o CEP? Quanto tempo leva para meu projeto ser aprovado? Eu esqueci de enviar o projeto ao CEP e já fiz a pesquisa, posso enviar agora?
  • Quais são as pendências mais comuns? Como posso garantir que meu projeto seja aprovado logo na primeira avaliação? Você pode avaliar minha documentação antes de eu colocá-la na plataforma?
  • É difícil preencher os dados na Plataforma Brasil? O que eu preciso preencher na plataforma? Quanto tempo eu levo para preencher os dados na plataforma? O prazo para envio é hoje: eu consigo enviar meu projeto para avaliação rapidamente?

Acesse abaixo as respostas às perguntas apresentadas: