Comitê de Ética em Pesquisa

Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Metodista de Piracicaba (CEP-Unimep) é órgão da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), responsável pelo cumprimento da Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicada no Diário Oficial da União, de 12/12/2012, que define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

O CEP-Unimep é um colegiado interdisciplinar e independente, com "munus público", de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O colegiado do CEP-UNIMEP é caracterizado por sua configuração pluralista, multi e transdisciplinar, com membros oriundos de diferentes categorias profissionais e representações. A composição deste Colegiado respeita as deliberações da Resolução, incluindo a participação de profissionais das áreas de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas, representantes de alunos, funcionários e membros da sociedade civil organizada.

O Regimento do CEP-UNIMEP foi aprovado em 7 de outubro de 2019, conforme Portaria do Gabinete do Reitor Nº 260/19.

A criação deste Comitê na UNIMEP expressa não só a responsabilidade da Universidade com respeito às deliberações normativas nacionais, mas seu compromisso ético e político com a sociedade. Tal compromisso é assumido explicitamente na Política Acadêmica da UNIMEP, que tem como valor universal a "construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil."

O CEP-UNIMEP assume sua responsabilidade com a socialização e produção de conhecimentos voltados para as demandas sociais. O compromisso da Ética em Pesquisa define a sociedade como sujeito de direitos que devem ser garantidos e conquistados, quer se trate de indivíduos ou grupos sociais que constituem essa mesma sociedade. A ética em pesquisa, assim, transcende as exigências normativas, definindo-se como uma postura de responsabilidade dos agentes das ciências para com os seres humanos.