Assessoria para Assuntos Internacionais

Apresentação

Políticas Internacionais da Universidade Metodista de Piracicaba

A Assessoria de Relações Internacionais - ARI é um setor vinculado à reitoria da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, criado em 1993 e voltado para a coordenação e apoio à educação internacional e às relações institucionais internacionais. Com base no resgate das experiências acumuladas pela ARI, na valorização da tradição metodista e na missão internacional da Unimep, e reconhecendo os desafios e oportunidades na globalização no âmbito da educação, a Unimep tem definido novos rumos e novas políticas para a área das relações internacionais.

Para isso, a Unimep desenvolve uma série de iniciativas:

  • Unimep Internacional – planejamento geral e assessoria à reitoria, a unidades acadêmicas e setores administrativos.
  • Projetos e Convênios – projetos de cooperação com universidades e instituições de vários países nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e cultura.
  • Eventos e Visitas –  apoio à realização de congressos, seminários e atividades no Brasil e no exterior, bem como recepção a visitantes de vários países.
  • Bolsas e Oportunidades – programas de estudos, estágios e intercâmbio no exterior para a estudantes, funcionários, professores e comunidade em geral.

Diretrizes para o Plano de Trabalho:

  • Aproveitar "o potencial, as oportunidades e os desafios relativos ao lugar e efetiva participação da Unimep no Sistema Metodista de Ensino, destacando-se a Associação Latino-Americana de Instituições Metodistas de Ensino (ALAIME) e a Associação Mundial das Escolas, Colégios e universidades relacionadas à Igreja Metodista (IAMSCU)" (p. 27).
  • Reconhecer "os desafios percebidos na conjuntura da sociedade brasileira, latino-americana e mundial, situados entre os extremos de uma exclusão social estrutural e de um desenvolvimento tecnológico de altíssima velocidade, determinando novos parâmetros para o processo de produção do saber e para o processo pedagógico de formação (p. 27-28).
  • Pautar-se no paradigma da "Declaração Mundial sobre o Ensino Superior , da Conferência Mundial sobre Educação Superior, realizada pela UNESCO em 1998 sob o tema 'A Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação'" (p. 28).
  • "Intensificar o intercâmbio nacional e internacional da Universidade com outras instituições de ensino e de pesquisa, buscando o auxílio acadêmico e científico de forma a manter constante troca de experiência e atualização do conhecimento" (p. 30).
  • "Ampliar a interação dos diferentes segmentos da Universidade com a região, num processo que a leve a assumir seus desafios e a se tornar agente de seu desenvolvimento, aproveitando-se das novas possibilidades que se abrem, por exemplo, com o MERCOSUL" (p. 55).

Ações Específicas na Área internacional

Resumindo todas estas orientações em termos mais pragmáticos, a ARI tem desempenhado as seguintes funções: 

  • apoio, consultoria e assessoria a questões referentes à educação internacional;
  • análise e tradução de documentos e publicações internacionais;
  • contatos e convênios com universidades e instituições internacionais e estrangeiras;
  • atendimento a estudantes, funcionários, professores, ex-alunos da Unimep e pessoas da comunidade em geral que buscam experiências educacionais internacionais; e assistência a visitantes internacionais que se encontram na universidade e região.
  • Elaboração e acompanhamento de projetos internacionais

Em síntese, uma política fundamental da ARI é atuar em parceria com vários setores para melhor servir a estudantes, funcionários, professores, ex-alunos e membros da comunidade nos vários "campi", além de ampliar o número de contatos e atendimentos a visitantes internacionais na Unimep.