O "II Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo" tem como finalidade:
1) Contribuir para a ampliação do debate acadêmico na área da Educação Física brasileira a partir da interlocução com a área das Ciências Sociais;
2) Viabilizar a participação no evento de estudantes - de pós-graduação e de graduação em Educação Física, Ciências Sociais e áreas afins, assim como de profissionais já formados e que atuam na Educação Básica e na educação não-formal;
3) Viabilizar a troca de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes universidades brasileiras;
4) Gerar produção de novos conhecimentos no campo da Educação Física, Ciências Sociais e lazer, os quais poderão se tornar referência para o estudo das práticas corporais, tanto no âmbito da área de Educação Física, como das Ciências Sociais.
A primeira instância do evento foi realizada na UNIMEP no ano de 2009, constando de mesas-redondas ("Corpo e cultura", "Corporeidade, lazer e saúde" e "Experiências de pesquisa no intercâmbio Brasil e Portugal). Para essa segunda instância, o tema proposto é "As práticas corporais como manifestação cultural e de lazer na contemporaneidade", tendo em vista a atualidade das discussões que envolvem as práticas corporais no contexto brasileiro.
Na área da Educação Física, o termo "práticas corporais" é utilizado por autores que partem das Humanidades para fundamentar seus estudos e pesquisas. De acordo com a pesquisa realizada por Ari Lazzarotti Filho et al (2010), o termo aparece pela primeira vez em 1995, em um artigo de Alex Branco Fraga, passando a ser mais utilizado na literatura científica brasileira a partir de 1996. Essa mesma pesquisa aponta para um crescimento do número de publicações relacionadas às práticas corporais com o decorrer dos últimos anos, por exemplo, entre 2000 e 2008 foram identificados 86% da produção relacionada a esse tema e 14% entre 1990 e 1999. Dentre a produção científica analisada pelos autores (260 artigos e 17 teses e dissertações) foi possível identificar que essa produção é extensiva a diferentes áreas do conhecimento (Educação Física, Educação, Antropologia, Saúde, História, Ciências da Comunicação, Ciências Sociais, Sociologia), com maior número na área de Educação Física. Dentre as teses e dissertações analisadas, o autor mais citado como referência teórica para fundamentar as práticas corporais é Marcel Mauss e seu clássico estudo das técnicas corporais.
Vemos, portanto, que os estudos antropológicos são base para a discussão referente às práticas corporais e uma contribuição, em particular, para a área da Educação Física. O termo mais usual em tal área é "atividades físicas", isso porque, historicamente, a Educação Física tem sido fortemente influenciada pelas Ciências Naturais e por uma concepção de corpo e das manifestações corporais orientadas pela perspectiva da aptidão física. Nesse sentido, a noção de práticas corporais, conceito de natureza sociocultural, emerge como alternativa fecunda ao conceito biologicista de atividade física.
O II Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo contará com a participação de palestrantes que muito tem contribuído com a divulgação e o aprofundamento do conhecimento relacionado às práticas corporais e o lazer na sociedade contemporânea. Teremos também o apoio e a colaboração de uma qualificada comissão científica, composta por pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Pretende-se que o Colóquio possa se constituir em um espaço de diálogo entre pesquisadores, estudantes integrantes de programas de pós-graduação no Brasil, assim como profissionais que atuam na Educação Básica e aqueles que estão em processo de formação para atuação no campo do lazer e da Educação Física. A partir desse diálogo espera-se que o Colóquio possa divulgar a produção de novos conhecimentos relacionados às práticas corporais na contemporaneidade, buscando fortalecer os laços da comunidade de pesquisadores das diferentes instituições brasileiras que, apoiados em um referencial cultural, desejam contribuir para a revisão de valores e sentidos na sociedade atual, de modo a minimizar as barreiras que impedem os diferentes sujeitos de terem acesso ao lazer.
Desejamos a todos um ótimo colóquio!
Cinthia Lopes da Silva e Emerson Luís Velozo
Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC)
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)