Lógica:
A lógica
trata da correção do pensamento, isto é, ela nos ensina
a usar corretamente o raciocínio. Pensar com lógica
significa ordenar o pensamento.
Para resolver
um determinado problema é necessário raciocinar
de forma lógica ordenando o pensamento com o objetivo de atingir
a solução pretendida.
A lógica
está presente no nosso cotidiano, nas nossas ações,
quando falamos, ou escrevemos, pois quando queremos falar, escrever ou
agir corretamente precisamos ordenar nosso pensamento.
Algoritmo:
Algoritmo
pode ser definido como uma sequência lógica, e sem ambiguidade
de passos que levam a solução de um dado problema.
É
uma sequência de passos que visam atingir um objetivo bem definido.
O algoritmo
está presente em todas as ações do nosso dia à
dia como se fosse um plano para resolução de problemas.
Os algoritmos
são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de
bolo. Nela está descrita um série de ingredientes necessários,
uma sequência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo
que é ter um bolo pronto. Ou então um mapa para chegar até
a Unimep que descreve o caminho a ser percorrido através de uma
sequência de passos.
Podemos
descrever atividades do cotidiano como por exemplo, trocar uma lâmpada
queimada. Apesar de aparentemente óbvio demais, muitas vezes
fazemos esse tipo de atividade sem percebermos determinados detalhes. De
maneira simples podemos descrever:
pegue uma escada;A sequência descrita supõe que a lâmpada nova não esteja queimada e que se tenha apenas uma lâmpada para ser trocada.
posicione-a embaixo da lâmpada queimada;
pegue uma lâmpada nova;
suba na escada;
retire a lâmpada velha;
coloque a lâmpada nova
desça e guarde a escada.
1. Ler atentamente o enunciado - para resolver um problema é necessária sua compreensão;Exercícios:
2. Retirar do enunciado a relação das entradas de dados - através do enunciado podemos descobrir quais são as informações que devem ser fornecidas, a partir das quais desenvolveremos as ações;
3. Retirar do enunciado a relação das saídas de dados - através do enunciado podemos descobrir quais são os dados que devem ser emitidos para compor o resultado final, objetivo do algoritmo;
4. Determinar as ações que levarão a atingir o resultado desejado - nesta etapa precisamos determinar qual sequência de ações é capaz de transformar um conjunto definido de dados nas informações de resultado;
5. Construir o algoritmo - descrever os passos para resolver o problema;
6. Executar o algoritmo - implica em executar todas as ações descritas seguindo o fluxo de execução estabelecido, verificando se os resultados obtidos correspondem ao esperado. Desta forma torna-se possível detectar algum possível erro no desenvolvimento do algoritmo. Essa atividade é conhecida como “TESTE DE MESA”.
1 - Um homem precisa atravessar um rio com um barco que possui capacidade de transportar apenas ele mesmo e mais uma de suas três cargas, que são: um lobo, um bode e um maço de alfafa. O que o homem deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder suas cargas ?
informações:
um barco
um homem
um lobo
um bode
um maço de
alfafa
ação:
atravessar o rio sem
perder as cargas
resultado:
todas as as cargas
na outra margem do rio.
Algoritmo:
início
atravessar homem e bode
voltar homem
atravessar homem e lobo
voltar homem e bode
atravessar homem e alfafa
voltar homem
atravessar homem e bode
fim
2 - Elabore um algoritmo que mova três discos de uma Torre de Hanói, que consiste em três hastes (a-b-c), uma das quais serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes (1-2-3), os menores sobre os maiores. Pode-se mover um disco de cada vez para qualquer haste, contanto que nunca seja colocado um disco maior sobre um menor. O objetivo é transferir os três discos para outra haste.
informações:
3 discos
3 hastes
ações:
movimentar um disco de cada vez de forma que fiquem ordenado
resultado:
discos transferidos e ordenados para outra haste
Algoritmo:
início
mover o disco 1 para a haste b
mover o disco 2 para a haste c
mover o disco 1 para a haste c
mover o disco 3 para a haste b
mover o disco 1 para a haste a
mover o disco 2 para a haste b
mover o disco 1 para a haste b
fim
4. Três jesuítas e três canibais precisam atravessar um rio; para tal, dispõem de um barco com capacidade para duas pessoas. Por medidas de segurança não se permite que em alguma margem a quantidade de jesuítas seja inferior à de canibais. Qual a sequência de passos que permitiria a travessia com segurança ?
informações:
3 jesuítas
3 canibais
1 barco com capacidade para 2 pessoas
ações:
atravessar o rio com segurança
resultado:
3 jesuítas e 3 canibais na outra margem do rio
Algoritmo:
início
atravessar um jesuíta e um canibal
voltar um canibal
atravessar dois canibais
voltar um canibal
atravessar um jesuíta e um canibal
voltar um canibal
atravessar dois canibais
voltar um canibal
atravessar um jesuíta e um canibal
fim
Já vimos que para resolvermos um problema através da construção de algoritmos podemos seguir um método, entre outros existentes, que traduza uma sequência lógica de passos. Estes envolvem descobrir as informações, ações e resultados.
Caracteres Alfabéticos:
|
A B C D E F ... Z a b c d e f ... z |
Dígitos:
|
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 |
Caracteres Especiais:
|
: ; . , ( ) [ ] { } ? ! @ # $ % & * _ - = ’ ” | \ < > / |
As informações de quaisquer tipos precisam receber nomes
que são denominados identificadores. Existem regras para a formação
de identificadores:
o 1º caracter tem que ser alfabético;
pode conter caracteres alfabéticos e / ou numéricos.
Obs: Não é permitido o uso de caracteres especiais. No caso da linguagem Turbo Pascal é permitido o caracter sublinhado.
Ex: Identificadores válidos:
Nome, endereço, x7, abc, A533, FGTS, nome_do_cliente, nomedocliente,
NomeDoCliente, resultado.
Identificadores não válidos:
5x, A+B, E(7), nome do cliente.
Uma informação é constante quando não tem a
possibilidade de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo.
Ex: ’Universidade Metodista de Piracicaba’, falso, 0.52795.
Uma informação é variável quando tem a possibilidade
de ser alterada em algum instante no decorrer do tempo.
Ex: cotação do dólar, peso de uma pessoa, preço
de uma mercadoria, nome de clientes.
Os computadores são capazes de manipular e armazenar informações, que são tratadas conforme o tipo de informação. Temos quatro tipos primitivos: inteiro, real, caracter e lógico.
INTEIRO: Toda e qualquer informação numérica que
pertença ao conjunto de números inteiros (negativo, nulo
ou positivo).
Ex: 15 anos, -2º C, 7 filhos, 0 faltas.
REAL: Toda e qualquer informação numérica que pertença
ao conjunto dos números reais (negativo, nulo ou positivo).
Ex: 1.75 m de altura, R$ 325.42 de saldo bancário, 2.5 m de
fio, R$1252.56 de salário líquido.
CARACTER: Toda e qualquer informação composta por um conjunto
de caracteres alfanuméricos (A..Z, 0..9) e ou especiais (#,$,@,+,...,
inclusive espaço em branco) .
Obs: Todas as informações do tipo caracter devem ser
sempre delimitadas por apóstrofes.
Ex: ’Proibido Fumar’, ’Fabio’, ’Rua XV de Novembro, 422’, ’F’ (representa
sexo feminino), ’S’ (representa resposta sim).
LÓGICO: Toda e qualquer informação que pode apenas
assumir duas situações.
Ex: O rádio pode estar ligado ou desligado. A porta pode estar
aberta ou fechada.
No ambiente computacional as informações são armazenadas, sendo que cada variável pode guardar apenas uma informação de cada vez, sendo sempre do mesmo tipo. Portanto precisamos associar as variáveis a tipos, conforme a informação que se pretende armazenar. A declaração destas variáveis deve seguir a seguinte sintaxe:
tipo: Lista de variáveis;
Ex: inteiro: x;
caracter: nome, endereco, cidade;
real: altura, peso;
lógico: resposta;
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Denominamos expressão aritmética aquela cujos operadores
são aritméticos e cujos operandos são constantes e
/ ou variáveis do tipo numérico (inteiro e / ou real). As
expressões podem conter funções matemáticas.
OPERADORES ARITMÉTICOS
+ adição
- subtração
* multiplicação
/ divisão (real)
Obs: Na linguagem Turbo Pascal admite-se também os operadores
DIV e MOD para divisão inteira onde DIV é o quociente da
divisão e MOD o resto da divisão.
Ex: a + b + c / 2
(x - y) * (x - 4)
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
sen(x)
- seno de x
cos(x) - coseno de x
abs(x) - valor absoluto de x
int(x) - parte inteira de um número real
rq(x) - raiz quadrada de um número
quad(x) - número elevado ao quadrado
e outras;
onde x pode ser um número, variável, expressão aritmética ou outra função matemática.
Ex: rq(a+b), quad(sen(x)+cos(x))
EXPRESSÕES LÓGICAS
Denominamos expressão lógica aquela cujos operadores são lógicos e/ou relacionais e cujos operandos aso relações e/ou variáveis e/ou constantes do tipo lógico.
Operadores relacionais
= igual a
> maior que
< menor que
<> diferente de
>= maior ou igual a
<= menor ou igual a
O resultado obtido de uma relação é sempre um valor lógico.
ex: 5 * 4 = 32 / 4 + 1
20 = 8 + 1
20 = 9
F
5 * 4 > 32 / 4
20 > 8
V
OPERADORES LÓGICOS
e conjunção
ou disjunção não exclusiva
xou disjunção exclusiva
não negação
TABELA VERDADE
É
o conjunto de todas as possibilidades combinatórias entre os valores
de diversas variáveis lógicas, as quais se encontram em apenas
duas situações, e um conjunto de operadores lógicos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PRIORIDADES
Na resolução das expressões sejam aritméticas ou lógicas, as operações e funções matemáticas guardam entre si uma hierarquia.
parênteses
mais internos
não funções matemáticas
* / div mod e
+ - ou xou
= <> < <= > >=
Para operações de mesma prioridade, seguimos a ordem especificada, isto é, da esquerda para à direita. Para alterar a prioridade da tabela utilizamos parênteses mais internos.
ex: 5 + 3 * 2 = 5 + 6 = 11
(5 + 3) * 2 = 8 * 2 = 16
quadrado (2 + 1) - 5 * 3 / 2 = quadrado (3) - 5 *
3 / 2 =
= 9 - 5 * 3 / 2 = 9 - 15 / 2 = 9 - 7.5 = 1.5
Um
comando de atribuição permite-nos fornecer um valor (conteúdo)
a uma certa variável, sendo que o tipo dessa informação
deve ser compatível com o tipo da variável. Possui a seguinte
sintaxe:
identificador expressão;
ex: lógico: a,b;
real: x,y;
x 2;
y 3
/ x;
a verdadeiro;
b x
< y;
As informações necessárias para desenvolvermos as ações e que podem ser retiradas do enunciado da questão a resolver são fornecidas através do comando de entrada, que possui a seguinte sintaxe:
leia (variável);
ex: leia (x);
leia (nome, rua, cidade);
Os resultados obtidos através das ações são recebidos através do comando de saída, que possui a seguinte sintaxe:
escreva (variável e/ou constante);
ex: escreva (x);
escreva ('saldo negativo');
Um bloco pode ser definido como um conjunto de ações com uma função definida ou para definir limites em alguns comandos. Para delimitar blocos utilizamos os delimitadores: início e fim.
Ex: Dados três valores numéricos a, b, c, calcular a média aritmética.
início
real:
a,b,c,media;
{preparar
tela}
leia (a,b,c);
media
(a + b + c) / 3;
escreva
media;
fim.
Ex: Seja uma equação do segundo grau, do tipo ax2 + bx + c = 0, calcular as raízes, sabendo-se que são reais.
início
real: a, b, c, delta, x1,
x2;
{preparar tela}
leia (a, b, c);
delta
quadrado(b)-4*a*c;
x1
(-b+rq(delta))/(2*a);
x2
(-b-rq(delta))/(2*a);
escreva (x1,x2);
fim.
Uma estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações e estruturas a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas, são ou não satisfeitas.
se <condição>
então C;
se <condição>
então C1
senão C2;
se <condição>
então
início {bloco verdade}
C1;
...
Cn;
fim {bloco verdade};
se <condição>
então
início {bloco verdade}
C1;
C2;
...
Cn;
fim {bloco verdade}
senão
início {bloco falso}
C1;
C2;
...
Cn;
fim {bloco falso};
Ex: Dados dois valores numéricos diferentes, determinar o menor
entre eles.
início
real: x, y;
{preparar tela}
leia (x,y);
se x<y
então escreva (x)
senão escreva (y);
fim.
Ex: Dados três valores numéricos diferentes, determinar
o menor entre eles.
início
real: x, y, z, menor;
{preparar tela}
leia (x, y, z);
se x<y
então menor x
senão menor y;
se z<menor então
menor z;
escreva (menor);
fim.
ou
início
x, y, z, menor: real;
{preparar tela}
leia (x, y, z);
menor
x;
se y<menor então
menor y;
se z<menor então
menor z;
escreva (menor);
fim.
escolha X
caso V1: C1;
caso V2: C2;
caso V3: C3;
caso V4: C4;
fim {escolha};
escolha X
caso V1: C1;
caso V2: C2;
caso V3: C3;
caso V4: C4;
caso contrário Cn;
fim {escolha};
Obs: V1,V2, V3 e V4 podem ser constantes (ex: 2), faixa de valores (ex: 10..20 - entre 10 e 20, inclusive), mais que 1 valor (ex: 3,6,12 - pode ser 3 ou 6 ou 12). Podem ser ainda variáveis (ex: k) ou caracteres (ex: ’k’).
Ex: Em uma vídeo locadora o preço de locação
da fita (por dia) depende da cor do selo da fita. Dados: a cor do selo
e o número de dias locados calcular o preço total, considerando
a tabela:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
início
caracter: cor;
real: prdia, prtot;
dias: inteiro;
{preparar tela}
leia (cor,dias);
escolha cor
caso ’V’: prdia ? 2.50;
caso ’A’: prdia ? 2.70;
caso ’B’: prdia ? 2.00;
caso ’R’: prdia ? 3.00;
fim; {escolha}
prtot
prdia*dias;
escreva(prtot);
fim.
Ex: Dados tipo de transação e valor do empréstimo,
desenvolver um algoritmo que calcule e exiba o valor da taxa de juros de
acordo com a tabela a seguir:
Tipo de Transação |
|
P - pessoa física | 15% do valor do empréstimo |
J - pessoa jurídica | 12% do valor do empréstimo |
L - leasing | 10% do valor do empréstimo |
F - fim | terminar o programa |
início
real: valor_emp, valor_tax;
caracter: tipo;
{preparar tela}
repita
leia(tipo);
se (tipo<>’F’) e (tipo<>’f’) então
início
leia(valor_emp);
escolha tipo;
caso ’P’,’p’: valor_tax valor_emp
* 0.15;
caso ’J’,’j’: valor_tax valor_emp
* 0.12;
caso ’L’,’l’: valor_tax valor_emp
* 0.09;
fim; {escolha}
escreva (valor_tax);
fim {então }
até (tipo=’F’) ou (tipo=’f’);
fim.
Enquanto <condição> faça
comando;
Enquanto <condição> faça
início
comando1;
comando2;
...
comandon;
fim; {enquanto}
Ex: Dados RA e notas de 2 provas de um aluno calcular a média final, sabendo-se que média = (1ª nota * 4 + 2ª nota * 6) / 10. Repetir o processo até que RA=’’ (vazio).
início
caracter: RA;
real: n1,n2,med;
{preparar tela}
leia(RA);
enquanto RA<>’’ faça
início
leia (n1);
leia (n2);
med (n1*4+n2*6)/10;
escreva(med);
{limpar tela}
leia(RA);
fim; {enquanto}
fim.
Repita
comando1;
comando2;
...
comandon;
Até <condição>;
Ex: Utilizando o exemplo anterior.
início
caracter: RA;
real: n1,n2,med;
{preparar tela}
repita
leia(RA);
se RA<>’’ então
início
leia (n1);
leia (n2);
med (n1*4+n2*6)/10;
escreva(med);
fim {então}
{limpar tela}
até RA=’’; {repita}
fim.
A estrutura de repetição com teste no final é ideal para crítica para entrada de dados. A crítica para entrada de um valor não permite a entrada de um valor fora de faixas ou situações predefinidas, como no caso da nota de prova está definido que deve estar entre 0 e 10, então não devemos aceitar valores fora desta faixa como por exemplo -1 ou 11. Podemos citar outros exemplos: sexo pode ser F ou M, resposta pode ser S ou N, idade de uma pessoa só pode ser positiva e até podemos estabelecer um limite máximo em torno de 100, quantidade de alunos na sala de aula na disciplina Software I entre 0 e 40.
Ex: Utilizando o exemplo anterior, sem repetição.
início
inteiro: k;
caracter: RA;
real: n1,n2,med;
repita
leia (n1);
até (n1>=0) e (n1<=10);
repita
leia (n2);
até (n2>=0) e (n2<=10);
med
(n1*4+n2*6)/10;
escreva(med);
fim.
REPETIÇÃO COM VARIÁVEL DE CONTROLE (OU AUTOMÁTICA)
Para variável de valor_inicial até valor_final faça
início
comando1;
comando2;
...
comandon;
fim;
Ex: Dados RA e notas de 2 provas de um aluno calcular a média
final, sabendo-se que média = (1ª nota * 4 + 2ª nota *
6) / 10. Repetir o processo para 10 alunos.
início
caracter: RA;
real: n1,n2,med;
{preparar tela}
para k
1 até 10 faça
início
leia(RA);
leia (n1);
leia (n2);
med
(n1*4+n2*6)/10;
escreva(med);
{limpar tela}
fim; {para}
fim.
1) Determine qual é o tipo primitivo das informações:
a) ’Pare’
f) falso
b) 2 g) -57.3
c) 100.59 h) -5000
d) ’Preserve o meio ambiente’ i) ’UNIMEP’
e) ’S’ j) 0.001
2) Assinale os identificadores válidos:
( ) (X) ( ) #49
( ) ab*c ( ) x(3)
( ) k2 ( ) 1A
( ) C&A ( ) nº
( ) ’CLIENTE’ ( ) quant_de_alunos
3) Encontre os erros da seguinte declaração de variáveis:
inteiro: endereço, nfilhos;
caracter: idade, resposta;
real: peso, altura, nome;
logico: situação;
4) Supondo que as variáveis COD, NOME, SEXO, DEPTO, FUNÇÃO, SAL, NDEP, ADIC, VALE, TIPO, sejam utilizadas para armazenar informações referentes a um funcionário de uma empresa, a saber: código, nome, sexo, departamento em que trabalha, função que exerce, salário mensal, número de dependentes, salário extra, se tem direito a vale transporte e tipo sanguíneo, declare-as corretamente.
5) Supondo A, B e C variáveis do tipo inteiro, com valores 5, 10 e -8, e D variável do tipo real com valor 1.5, quais os resultados das expressões abaixo:
a) 2 + A * ABS(3) + C =
b) 3 + RQ (2 * ABS(C)) / 2 =
c) QUAD(B -6 * 2) * D + 2 =
d) B MOD 3 + A MOD 2 =
e) 2 * A MOD 3-C =
f) RQ(2*ABS(C)) / 4 =
6) Determine os resultados (verdadeiro ou falso) obtidos na avaliação das expressões lógicas seguintes, sabendo que A, B, C, D e E contém respectivamente 2, 7, 3.5, ’noite’ e ’frio’ e que existe uma variável lógica L cujo valor é falso:
a) (B = A * C) e L ou verdadeiro
b) (’dia’ = D) xou (’frio’ <> ’clima’)
c) L ou (B DIV A >= C) ou não (A <= C)
d) L e (C >= B DIV A) ou não (A<= C)
7) Para o enunciado a seguir foi elaborado um algoritmo que contém
erros, identifique-os:
Tendo como dados de entrada o nome, a altura e o sexo (M ou F) de uma
pessoa, calcule e mostre seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas:
para sexo masculino ? peso ideal = (72.7 * altura) - 58
para sexo feminino ? peso ideal = (62.1 * altura)
- 44.7
inicio
caracter:
nome, alt, sexo;
{preparar
tela}
leia (nome);
leia (sexo);
se sexo
= M
então peso_ideal (72.7
* altura) - 58
senão peso_ideal (62.1
* altura) - 44.7;
escreva
(peso_ideal);
fim.
8) Seja o seguinte algoritmo:
início
inteiro: x,y,z;
caracter: resposta;
{prepara tela}
leia (x,y);
z
x*y - 5;
se z <= 0
então
resposta ’A’
senão
se z <= 100
então resposta
’B’
senão resposta
’C’;
escreva (z, resposta);
fim.
Faça um teste de mesa e complete o quadro a seguir para os seguintes
valores:
|
Y | Z |
Resposta
|
3
|
2
|
||
150
|
3
|
||
7
|
-1
|
||
-2
|
5
|
||
50
|
3
|
9) Seja o seguinte algoritmo:
inicio
inteiro: a, b, c;
caracter: mens;
{preparar tela}
leia (a);
leia (b);
leia (c);
se (a<b+c) e (b<a+c) e (c<a+b)
então se (a=b) e (b=c)
então mens ’Triângulo
Equilátero’
senão se (a=b) ou (b=c) ou (a=c)
então mens ’Triângulo
Isósceles’
senão mens ’Triângulo
Escaleno’
senão mens ’Não
e possível formar um triângulo’;
escreva (mens);
fim.
Faça um teste de mesa e complete o quadro a seguir para os seguintes
valores:
a | b | c | mens |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Elabore um algoritmo para os enunciados a seguir:
10) Ler dois números positivos (>0) e executar as seguintes operações sobre eles: adição, subtração, multiplicação e divisão.
11) Sejam dois pontos quaisquer do plano, de coordenadas (x1,y1) para
o primeiro ponto e (x2,y2) para o segundo ponto, determine a distância
entre eles. A fórmula que efetua tal cálculo é:
distância = raiz quadrada ((x2-x1) + (y2-y1)
)
12) Sejam: número da conta do cliente, saldo, débito e crédito, elabore um algoritmo que calcule e mostre saldo atual = saldo - débito + crédito. Se saldo atual for maior ou igual a zero mostre a mensagem: ’Saldo Positivo’, senão a mensagem ’Saldo Negativo’.
13) Calcular e escrever o valor de y, sabendo-se que:
y = ax2 + bx + c; para x
< a
y = ax + b;
para x = a
y = ax2 + bx - c; para
x > a
14) Determinar e mostrar o valor de z, dados x e y, sabendo-se que:
se x>0 e y>0 então z=x+y;
se x>0 ou y>0 então z= ;
se x=y então z=3x;
se nenhuma das situações ocorrer então z=0.
15) Calcular e escrever o valor de z para:
z = (a + b)2 + c . x + y - | ![]() |
16) Sejam três números inteiros diferentes, coloque-os em ordem crescente.
17) Dados: a descrição do produto, a quantidade adquirida
e o preço unitário, calcular e escrever o total (total =
quantidade adquirida x preço unitário), o desconto e o total
a pagar (total a pagar = total - desconto), sabendo-se que:
se quantidade <=
5 o desconto será de 2%
se quantidade > 5
e quantidade <=10 o desconto será de 3%
se quantidade > 10
o desconto será de 5%
18) Sejam quantidade em estoque, quantidade máxima em estoque e quantidade mínima em estoque de um produto, calcular e exibir a quantidade média = (quantidade máxima + quantidade mínima)/2. Se a quantidade em estoque for maior ou igual a quantidade média exibir a mensagem 'Não efetuar compra', senão exibir 'Efetuar compra'.
19) Dado um caracter qualquer verificar e escrever se é vogal (a, e, i, o, u).
20) Dado um número entre 1 e 12, escrever o número de
dias do mês correspondente.
Obs: Se o número escolhido for 2, correspondente ao mês
de fevereiro, considerar 28 dias.
21) Calcular e mostrar o perímetro de retângulos sabendo-se que perímetro = 2 * (Comprimento + Largura). Repetir o processo enquanto comprimento e largura forem positivos.
22) Uma companhia quer verificar se um empregado está qualificado
para a aposentadoria. Para estar em condições, um dos seguintes
requisitos deve ser satisfeito:
Ter no mínimo
65 anos de idade.
Ter trabalhado, no
mínimo 30 anos.
Ter no mínimo
60 anos e ter trabalhado no mínimo 25 anos.
São dados: o número do empregado, o ano de seu nascimento
e o ano de seu ingresso na companhia. O programa deverá escrever
a idade e o tempo de trabalho do empregado e a mensagem ’Requerer aposentadoria’
ou ’Não requerer’. Repetir o processo enquanto número do
empregado > 0.
Obs: É possível resolver utilizando apenas uma decisão.
23) Calcule a área de círculos através da fórmula
A=PI*R , onde R representa o raio e PI o número 3,14159. Repetir
o processo enquanto R for positivo.
Obs: Na linguagem Turbo Pascal PI é uma função
predefinida, não é preciso declarar.
24) Os empregados de uma companhia recebem por hora trabalhada. Para as primeiras 40 horas, eles recebem o salário hora vezes o número de horas trabalhadas. Para as horas que excederem 40 horas eles recebem o dobro por hora. São fornecidos o número do empregado, o salário hora e o total de horas trabalhadas. Calcular o salário bruto. Parar o processo quando número do empregado for zero.
25) Dados: nome e duas notas de provas de um aluno, calcular e escrever a média do aluno, que é ponderada, ou seja, a primeira prova tem peso 4 e a segunda prova tem peso 6. Calcular também a media da classe, que é a média aritmética das médias dos alunos. Repetir o processo enquanto nome do aluno <> '' (vazio).
26) Dados: o nome e a idade de um nadador, classifique-o em uma das
categorias:
Infantil A ---
de 5 a 7 anos
Infantil B ---
de 8 a 10 anos
Juvenil A
--- de 11 a 13 anos
Juvenil B
--- de 14 a 17 anos
Sênior
--- maiores de 17 anos
Repetir o processo até que nome = ’’ (vazio).
27) Dados: opção de pagamento, número da nota e
valor da compra determine valor a pagar, considerando:
Opção Situação para pagamento
1 descontar
2% do valor da compra
2 manter
valor da compra e dividir em 2 parcelas
3 acrescentar
2% do valor da compra e dividir em 3 parcelas
4 acrescentar
5% do valor da compra e dividir em 5 parcelas
5 parar
o processo.
Escrever o número de parcelas, o valor das parcelas e o total
a pagar.
28) Dados: o nome e o salário bruto de 70 funcionários de uma empresa, calcular exibir o novo salário com reajuste de 15%.
29) Calcular e escrever a área de uma figura geométrica. O usuário poderá escolher a figura, sabendo-se que:
FIGURA ÁREA
1-Retângulo
comprimento x largura
2-Círculo
PI x raio2
3-Quadrado
lado2
4-Triângulo
(base x altura) / 2
5-Fim
Para calcular a área da figura escolhida são dados os valores necessários (fazer crítica para aceitar apenas valores > 0). Fazer crítica também na entrada da figura que poderá ser 1, 2, 3, 4 ou 5.
30) Dados: número de inscrição do aluno, ano de
ingresso e ano de conclusão de um curso universitário, elaborar
um algoritmo para calcular:
- o tempo (em anos) que cada aluno levou para concluir o curso;
- a média aritmética do tempo (em anos) para conclusão
do curso.
Fazer crítica dos dados:
sexo - permitir somente
F ou M;
ano de ingresso -
permitir somente >=1993;
ano de conclusão
- permitir somente >=1995.
Repetir o processo enquanto número de inscrição
<> 0.
31) A conversão de graus Farenheit para Centígrados é obtida pela fórmula c = 5/9 (f-32). Calcular e escrever uma tabela de graus Centígrados em função de graus Farenheit, com graus Farenheit variando de 51 a 150 de um em um.
32) Uma empresa pretende enviar, para outra cidade, via aérea, 50 mercadorias. Calcular a tarifa de embarque de cada mercadoria, sabendo-se que é cobrado 0,5% do valor da mercadoria. Calcular também a tarifa total para envio de todas as mercadorias.
33) O salário líquido de um empregado é obtido calculando o seu salário bruto e, então, deduzindo os descontos. O salário bruto é obtido pela fórmula salário bruto = horas trabalhadas * salário por hora. O desconto é calculado pela fórmula desconto = salário bruto * percentual de desconto. Escreva um algoritmo para calcular o salário líquido de 30 funcionários. O algoritmo deverá ler para cada funcionário o seu número, o salário por hora, o percentual de descontos e as horas trabalhadas e a seguir, calcular e exibir o salário bruto, os descontos e o salário líquido. Fazer crítica onde necessário.
34) Tem-se dados referente a altura e o sexo de 40 pessoas. Fazer um
algoritmo que calcule e escreva:
.a maior e a menor altura do grupo
.a média de altura das mulheres
.o número de homens.
35) Dados: código do produto e preço de 15 produtos, elaborar um algoritmo para calcular e exibir: o maior preço e a média aritmética dos preços dos produtos.
36) Escreva um algoritmo para calcular w = 3a + 2b + 5, para todas as
possibilidades a seguir:
a variando de 1 a
4 com incrementos de 1;
b variando de 0.5
a 2.5 com incrementos de 0.5.
Mostrar na tela a,
b e w.
37) Dados diversos valores numéricos positivos encontrar o menor entre eles. Parar quando número = 0.
38) Uma loja de discos está fornecendo descontos na compra de
discos e fitas. Elabore um agorítmo que mostre uma tabela contendo:
quantidade de discos, quantidade de fitas e porcentagem de desconto, sabendo-se
que:
quantidade de discos
varia de 1 a 5;
quantidade de fitas
varia de 1 a 5;
porcentagem de desconto
= 5 + quantidade
39) Dadas 100 letras, individualmente, calcular quantas vezes ocorre cada uma das vogais.
![]() |
![]() |
![]() |
|