TV Unimep

História

A Televisão Universitária, como tal, é fruto do processo de segmentação da TV brasileira, que começa em 1991, com a introdução da tecnologia do cabo de fibra ótica. Ela surge, de fato, com a promulgação da Lei federal no 8.977, de 06/01/95, conhecida como Lei da TV a Cabo. Esse instrumento, em seu artigo 23, institui os chamados “Canais Básicos de Utilização Gratuita”, que todas as empresas que explorem os serviços de tevê a cabo são obrigadas a disponibilizar, sem custos para os assinantes ou para os provedores de conteúdo dos canais. Entre eles, especifica “um canal universitário, reservado para o uso compartilhado entre as universidades localizadas no município ou municípios da área de prestação de serviço”.

O Canal Universitário de Piracicaba surge em 1998, graças aos esforços da Universidade Metodista de Piracicaba. No mesmo ano em que o Canal Universitário de Piracicaba tornou-se realidade, a TV Unimep foi criada com a missão de produzir programas culturais, educativos, informativos e de entretenimento, com alto padrão de qualidade tanto de conteúdo, como técnico e audiovisual. A TV Unimep tem sua identidade focada na diversidade regional e na multipluralidade cultural, sendo uma TV universitária sem tendências políticas, raciais ou religiosas e com fins não lucrativos.

A TV Unimep é reconhecida junto a outras TV’s e canais universitários, instituições culturais e órgãos governamentais, graças a sua programação eclética e capacidade de detectar e atender as necessidades e demandas da própria comunidade acadêmica e da comunidade onde está inserida.

Atualmente, é transmitida via cabo através do Canal 13, da NET, além de disponibilizar conteúdo neste site e redes sociais.

Proposta

A TV Unimep busca ser um canal de difusão do saber produzido na universidade e na comunidade em que a mesma está inserida, aplicando novas e diferentes formas de linguagem e abordando temas e assuntos que dificilmente serão tratados pelas emissoras comerciais/tradicionais. Quer servir como meio expressivo para o aperfeiçoamento técnico, artístico, cultural e profissional dos alunos, e contribuir de forma efetiva para a formação e informação da comunidade na qual está integrada.