Pequeno Histórico:
Em 2007, um ano após o ingresso da docente Luciana Azevedo Rodrigues no Departamento de Educação e do docente Marcio Norberto Farias no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, reuniões semanais de docentes e discentes dos cursos de licenciaturas e de Especialização em Educação da Universidade Federal de Lavras para estudar pensadores da Teoria Crítica da Sociedade passaram a ser realizadas como os primeiros passos para a efetivação de um Grupo de Pesquisa sobre Teoria Crítica e Educação. Em 2008, a consolidação das reuniões de estudo levou o Grupo de Pesquisa a obter seu cadastramento na Plataforma Lattes com o nome “Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação - UFLA” assim como a obter a aprovação de projeto de pesquisa intitulado “Novas tecnologias e desatenção no processo de formação docente” pela Fapemig. Paralelamente, outro trabalho foi adquirindo força, um projeto denominado Cinema Com Vida, voltado para estudar o cinema e suas potencialidades para a formação cultural docente. Em 2010, além do I Sarau Cultural do GP Teoria Crítica, voltado para promoção de estudos literários e artísticos, alguns membros do Grupo de Pesquisa- GP- participaram e apresentaram trabalhos no VII Congresso de Teoria Crítica, na UNCAMP, Campinas. Em 2011, o Projeto Cinema Com Vida adquiriu um novo delineamento propondo um trabalho mais demorado sobre clássicos da cinematografia. Além disso, a dedicação aos estudos no grupo foi fundamental para a criação de uma linha de pesquisa intitulada Teoria Crítica e Educação no Curso de Mestrado Profissional em Educação, construído ao longo de 2008-2010 e implantado na Universidade Federal de Lavras em 2011-2.
O desenvolvimento deste curso tem contribuído para o avanço dos trabalhos realizados pelo GP que, no início de 2012 promoveu o 2º. Colóquio de Teoria Crítica e Educação, um evento dedicado ao tema “Educação em Tempos de Sociedade Excitada”, que permitiu a discussão dos trabalhos de pesquisa dos membros do GP e o encontro de licenciandos, mestrandos em educação e professores da educação básica com os estudos realizados pelo grupo em 2011, sobre a obra Sociedade Excitada: Filosofia da sensação, de C. Türcke. Em 2011-2, o Grupo passou a ser composto por mais dois professores que ingressaram no Departamento de Educação, na mesma época, Carlos Betilinski e Vanderlei Barbosa, assim como pela pesquisadora/doutora na área de literatura Dalva de Sousa Lobo. Em setembro deste ano o Grupo conseguiu participar com grande parte de seus membros do VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica, em Araraquara, obtendo, inclusive o apoio financeiro da Fapemig. Mais recentemente, o GP passou a contar com mais dois integrantes, o Prof. Renato Bueno Franco e a Profa. Débora Cristina de Carvalho.
Em novembro de 2012, além da visita do Professor Mateo Cabot com a realização de Minicurso, conferência e estudos no Grupo, os pesquisadores do GP obtiveram a aprovação de projeto de pesquisa junto a Fapemig intitulado “O cinema como uma experiência inovadora de formação cultural docente”. Por fim, o Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Critica e Educação- UFLA obteve a satisfação de ser reconhecido como a quinta sede institucional do Grupo de Pesquisa Teoria Critica e Educação iniciado com a sede institucional da Universidade Federal de São Carlos sob a coordenação do Prof. Bruno Pucci, em 1991.
Ao longo de 2013, o grupo organizou a Mostra Mestres da 7ª Arte: A. Hitchcock com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e realizou o V Sarau com um minicurso sobre Alexander Kluge, um sobre Samuel Beckett e outro sobre dança. Ainda neste ano, duas mestrandas concluíram seus trabalhos de dissertação e alguns dos pesquisadores do grupo participaram e apresentaram trabalhos no II Congreso Latinoamericano de Filosofia de La Educacion, e na Reunião Anual da Anped.
Em relação às leituras e discussões, o Grupo finalizou o estudo do livro Filosofia do Sonho de C. Türcke, começou o estudo do livro Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, e passou a se dedicar mais aos estudos específicos sobre cinema.
Com o desenvolvimento do trabalho do grupo de estudo e da Mostra, o grupo tem se envolvido e se interessado em estudar mais estética e formação cultural docente, e neste momento, em meados de 2014, está dedicado à organização do seu III Colóquio cujo tema será “Cinema e formação estética de professores” e se realizará do dia 25 a 29 de agosto.
Além disso, o grupo foi representado em reuniões de organização do IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações e seus integrantes, especialmente mestrandos e doutores tiveram trabalhos aprovados para apresentação neste evento que se realizará do dia 01 a 05 de setembro de 2014 em Piracicaba-SP.
Mais recentemente, o bolsista de iniciação a pesquisa do projeto aprovado pela Fapemig obteve aprovação no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, e licenciandos do dos cursos de Educação Física e Biologia ingressaram no grupo.
Pesquisadores participantes do GP e pesquisas individuais
Dra. Luciana Azevedo Rodrigues- “A potencialidade expressiva do cinema diante da exploração da concentração e o recrudescimento do medo de ser humilhado no processo de formação de professores.
Dr. Márcio Norberto Farias- “A influência cultural do cinema no tempo livre: contribuições para a formação docente"
Dr. Carlos Betlinski- “O riso como expressão estética nos processos pedagógicos: interpretações da estética aplicadas à educação a partir de Benjamin e Nietzsche.”
Dr. Claudio Marcio Oliveira-“Territórios das(s) juventudes(s): práticas corporais, escolarização e vida urbana de jovens trabalhadores da cidade de Lavras-MG”
Dr. Vanderlei Barbosa “Gestão pedagógica e qualificação do trabalho docente no ensino médio”o
Dra. Dalva de Sousa Lobo-“ A memória e a experiência na estética literária em diálogo com a teoria crítica”.
Dr. Renato Bueno Franco
Mestrandos:
Camila Sandim de Castro- "Disciplina e indisciplina no processo formativo: uma reflexão crítica sobre os estudos pedagógicos e sobre uma experiência com o cinema";
Carlos Augusto Magalhães Junior- “O Esporte na formação de professores de Educação Física: considerações a partir da Teoria Crítica.”
Fernando Cardoso Montes: “O trabalho docente no ensino médio visto sob a ótica de uma experiência com o cinema.”
Raygner Carvalho dos Santos: “Contribuições do cinema para uma educação física escolar contrária a educação pela dureza.”
Jussara Maria Horta: “O compartilhamento de informações possibilitado com as mídias digitais na formação de professores.”
Professores de Educação Básica:
José Sebastião Andrade de Melo- “Potencialidades educacionais presentes nas relações entre o cinema e os espaços formais e não formais de educação”
Fernando Cardoso Montes: “O trabalho docente no ensino médio visto sob a ótica de uma experiência com o cinema.”
Graduandos:
Darlei Francisco de Souza- “Construções discursivas sobre o obeso e o sedentário no pensamento pedagógico e científico da Educação Física.”
Pâmela Maria de Andrade: iniciando
Pedro Junyor Cardoso: iniciando
Fale Conosco:
Camila Sandim de Castro - camila_sandim@yahoo.com.br
Carlos Augusto Magalhães Junior - juninhovet.ef@gmail.com
Carlos Betlinski - carlosbetlinski@ded.ufla.br
Claudio Marcio Oliveira - claudiomarcio@def.ufla.br
Dalva de Sousa Lobo - dalvalobo@terra.com.br
Darlei Francisco de Souza - darleifs@live.com
Fernando Cardoso Montes - fermontes9@hotmail.com
José Sebastião Andrade de Melo - jsamelo@gmail.com
Luciana Azevedo Rodrigues - luazevedo@ded.ufla.br
Márcio Norberto Farias - marxio@def.ufla.br
Raygner Carvalho Santos - raygner.carvalho@hotmail.com
Renato Bueno Franco - rbfrancoforte@hotmail.com
Vanderlei Barbosa - vanderleibarbosa@ded.ufla.br
Mestrado profissional em educação – mpe@ded.ufla.br