Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa: Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea - UFSC


Pequeno histórico
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea surgiu em 2000, reunindo professores e alunos da UFSC em torno de um pequeno projeto de pesquisa financiado pela própria instituição. A partir de 2001 o grupo ampliou-se e passou a contar, paulatinamente, com pesquisadores de diversas universidades e bolsistas de todos os níveis (do PIBIC-Ensino Médio ao pós-doutorado e à produtividade em pesquisa). O Núcleo, desde então, funciona sob o eixo dos projetos de pesquisa (mas também de ensino e extensão), bem como com grupos de estudo, organização de seminários, organização de livros e periódicos (e edição permanente de dois deles, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte e os Cadernos de Formação RBCE).
Desde 2000 temos tomado parte das ações do GEP Teoria Crítica e Educação, com participação crescente de nossos pesquisadores e bolsistas nos congressos e publicações, bem como no intercâmbio de pesquisadores para atividades pontuais. O Núcleo se constitui hoje uma sede do GEP Teoria Crítica e Educação. 

Apresentação do Núcleo
O Núcleo e organiza em torno de projetos de pesquisa que priorizam a abordagem de questões teóricas e empíricas relacionadas à sociedade contemporânea, em especial à Educação, entendida de forma ampla e como campo interdisciplinar. Um dos focos centrais de investigação se relaciona aos "outros da razão", questões teóricas e experiências culturais e históricas que se estruturam em torno do corpo, da infância, do feminino, da monstruosidade, do conceito de natureza, da animalidade. A interface teórica que dá consistência a tal esforço está representada, em grande medida, mas não exclusivamente, pela Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Temos desenvolvido investigações em diversos planos, interagindo de diferentes formas, tanto com os objetos de conhecimento quanto com pesquisadores em várias áreas e estágios de formação. Contamos com pesquisadores e bolsistas de PIBIC-EM, extensão, estágio, iniciação científica, apoio técnico à pesquisa, mestrado, doutorado, pós-doutorado, produtividade em pesquisa, monitoria e extensão. O Núcleo, que também se coloca como sede do GEP Teoria Crítica e Educação, abriga membros de várias universidades, inclusive do exterior, com atividades principalmente na UFSC (CED e CDS), mas com sede também na UNISUL, desenvolvendo trabalhos conjuntos com grupos da UFES, UNICAMP, UFPR, UFMG, UNESP-Marília, UNIMEP, Universidade de La Plata (Argentina), Universidade de Antioquia (Colômbia), Leibniz Universität Hannover, Universität Frankfurt, Universidade de Paris 8, CSIC (Espanha), Universidad de La Republica (Uruguai), CSIC (Uruguai), além de grupos da própria UFSC (CED, CDS e CFH). O Núcleo tem desenvolvido atividades junto a entidades científicas, em especial ANPED, ANPOCS, SBPC, CBCE e ABA. Os impactos se colocam em diferentes planos: publicações, atuação em programas de pós-graduação; pesquisas teóricas e empíricas, muitas vezes combinadas; formação inicial e continuada; organização de seminários; desenvolvimento de metodologias de ensino; investigação sobre as potencialidades da Teoria Crítica nas Humanidades, em especial no campo Educacional. 


PARTICIPANTES
Pesquisadores:

Alexandre Fernandez Vaz (Líder)
Jaison José Bassani (Vice líder)
Ana Cristina Richter (UFSC)
Antonio Jorge Goncalves Soares (UFRJ)
Belkis Souza Bandeira (UFSC)
Bruno Pucci (UNIMEP)
Carlos Herold Junior (UEM)
Carlos Eduardo dos Reis (UFSC)
Caroline Machado Momm (NDI/UFSC)
Christian Muleka Mwewa (UFMS)
Fábio Machado Pinto (UFSC)
Felipe Quintao de Almeida (UFES)
Franciele Bete Petry (UFSC)
Ileana Wenetz
Ivan Marcelo Gomes (UFES)
Leila Lira Peters (UFSC)
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira (UFMG)
Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ)
Norberto Dallabrida (UDESC)
Ticiane Bombassaro Marassi (INEP/SESU)
Vanessa da Cunha Prado D'Afonseca (PMO)
Vanilda Pereira Paiva (IEC/RJ)
Viviane Teixeira Silveira
Wagner Xavier de Camargo  (UFSCar)


Estudantes

Amanda Mello Andrade de Araújo
André Justino dos Santos Costa
Bruna Avila da Silva
Bruno de Almeida Faria
Carmen Lúcia Nunes Vieira
Cecilia Seré Quintero
Cleyton Murilo Ribas
Cláudia Emília Aguiar Moraes
Cristiane Valéria da Silva
Cristiano Mezzaroba
Daniel Machado da Conceição
Danielle Torri
Filipe Ferreira Ghidetti
Gisele Carreirão Gonçalves
Helder Madruga de Quadros
Inés Scarlato

José Manuel Alvarez Seara
Laís Elena Vieira
Lisandra Invernizzi
Lucas Barreto Klein
Mara Salgado
Maria do Socorro Ferreira dos Santos
Maria Eduarda Souza Klem
Martín Caldeiro
Michele Bete Petry
Mário Machado Farias
Natan Schmitz Kremer
Patrícia Luiza Bremer Boaventura
Raumar Rodríguez Giménez
Thiago Perez Jorge
Verônica Werle

Colaboradores estrangeiros
Edgardo José Manuel Castro (Argentina)
Eduardo Lautaro Galak (Argentina)
Emiliano Matías Gambarotta (Argentina)

Encontros/Reuniões
O Núcleo desenvolve atividades em grupos que se formam segundo as aproximações temáticas da pesquisas dos participantes.
 Formação de quadros para a pesquisa – voltado à Iniciação Científica
 Formação para a pesquisa no Ensino Médio (PIBIC-Ensino Médio)
 Teoria Social Contemporânea (Teoria Crítica da Sociedade) – Todos os planos de formação
 Esporte e Sociedade – Todos os planos de formação
 Escolarização e educação do corpo
 Infância e sociedade
 Teoria Crítica e Educação
 Teoria Crítica e Estética

Outras informações
Outras informações sobre o Núcleo estão disponíveis em: 
http://nucleodeestudosepesquisas.blogspot.com/

Contato
Alexandre Fernandez Vaz
 alexfvaz@uol.com.br