VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: DESAFIOS NA ERA DIGITAL, NA UNESP-ARARAQUARA, DE 10 A 14 DE SETEMBRO DE 2012.
Conferências
1. Prof. Dr. Mateu Cabot (Univ. Ilhas Baleares – Espanha). Cultura Digital de masas y nueva educación. (Abertura)
2. Prof. Dr. Osvaldo Giacóia Junior (UNICAMP). Desafios da técnica para a Teoria Crítica.
3. Prof. Dr Willy Bolle (USP). Da semente do Tucumã ao pendrive: uma análise do Ciclo Romanesco de Dalcídio Jurandir.
4. Prof. Dr. Andreas Gruschka (Univ. J. W. Goethe – Frankfurt). Criadores de Imagens: do reconhecimento visual à comunicação visual através da pintura renascentista e pós-renascentista.
5. Prof. Dr. Wolfgang Fritz Bock (Bauhaus-Universitat Weimar/UNIRIO). Novas Midias e Ideologia: sobre a crítica do Esclarecimento Digitalizado
Mesas-Redonda
1ª: A formação na era da cultura digital. Expositores: Margarita Rosa Sgró (UNICEN/Argentina), Sieglinde Jornitz (Univ. J. W. Goethe –Frankfurt) e Claudio Dalbosco (Univ. Passo Fundo, RS).
2 : Teoria Crítica, Literatura e Cinema Expositores: Miguel Veda (UBA, Argentina), Carlos Eduardo Jordão Machado (UNESP-Assis) e Renato Franco (UNESP-Araraquara).
3ª: A Indústria Cultural na era digital. Expositores: Vânia Zuin (UFSCar), Ari F. Maia (UNESP-Bauru) e Belarmino César G. da Costa (UNIMEP).
4ª : Teoria Crítica e Cinema
Expositores: Marion Pollmanns (Univ. J. W. Goethe – Frankfurt), Robson Loureiro (UFES) e José Pedro Antunes (UNESP-Araraquara). Coordenadora: Luzia Barbosa de O. Silva (UNIMEP)
5ª: Teoria Crítica e Psicanálise. Expositores: Luiz A. Nabuco Lastória (UNESP-Araraquara), Jeanne-Marie Gagnebin (UNICAMP/PUC–SP). e Josaida de Oliveira Gondar (UNIRIO).
6ª: Dialética Negativa, Tecnologia e Formação. Expositores: Eduardo Soares Neves Silva (UFMG) e Bruno Pucci (UNIMEP)
Trabalhos Apresentados: 130 trabalhos apresentados (comunicações e pôsteres),
Teoria Crítica e Educação: 49;
Teoria Crítica e Psicanálise: 16;
Teoria Crítica, Ética e Formação: 13;
Teoria crítica, Literatura e Arte: 12;
Comunicação e Indústria Cultural:12;
Teoria Crítica, Novas Tecnologias e Linguagem: 09;
Estética e Educação dos sentidos: 07;
Imagens, linguagens Visuais e Formação: 06;
Corporeidade e Formação: 06.
Lançamentos de livros escritos ou editados por membros de nosso grupo de pesquisa:
1). Pucci, Costa & Durão (Orgs.). Teoria Crítica e Crises: reflexões sobre Cultura, Estética e Educação.Campinas: Autores Associados, 2012;
2). Zuin, Lastória& Gomes (Orgs.). Teoria Crítica e Formação Cultural – Aspectos Filosóficos e Sociopolíticos. Campinas: Autores Associados, 2012.
3).Durão& Giordano Paz (Orgs.). A Indústria Radical: Leituras de cinema como arte-inquietação. 1ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2012.
4).ZUIN, Antônio A. S. Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Apoio Fianceiro: O Congresso Internacional contou com o apoio financeiro da FAPESP, da CAPES, do DAAD e de recursos oriundos da inscrição dos participantes. A UNESP/Araraquara cedeu o espaço, a infraestrutura e as condições básicas para a realização do evento (som, imagem, gravação, fotos).
* * * * *
Obs.:
Inscreveram-se no Congresso cerca de 250 participantes.
Os trabalhos de pesquisa selecionados, apresentados em forma de comunicações (81) e de pôsteres (49), provieram de 36 Instituições de Ensino superior: 26 universidades públicas (federais / estaduais), 05 universidades confessionais, 03 universidades particulares. Contamos ainda com 02 trabalhos provindos do exterior, um dos Estados Unidos e outro do Japão.
Os pesquisadores que apresentaram Comunicações e Pôsteres provieram dos seguintes Estados: 55 do Estado de São Paulo, 25 de Minas Gerais, 12 do Paraná, 08 do Espírito Santo,06 do Rio de Janeiro, 06 de Goiás, 03 do Pará, 03 do Mato Grosso do Sul, 03 de Santa Catarina,03 da Paraíba,02 do Rio Grande do Sul, 02 de Pernambuco e 02 de Sergipe.
Os pesquisadores que apresentaram Comunicações e Pôsteres se constituíram, em sua quase totalidade, de professores universitários e/ou de pós-graduandos em diversas áreas do saber (particularmente filósofos, educadores, psicólogos, literatos, artistas, músicos, comunicólogos, sociólogos) de diversas universidades brasileiras. Assim, das 81 Comunicações, 44 foram apresentadas por pesquisadores/doutores, 32 por doutorandos, 14 por mestres e 01 por mestrando (alguns trabalhos foram apresentados por mais de um pesquisador). Dos 49 Pôsteres, 39 foram apresentadas por mestrandos, 04 por mestres, 06 por graduados.Contamos também, como participantes do Congresso/sem apresentação de trabalhos, com alunos de graduação que desenvolvem pesquisas de Iniciação científica junto a pesquisadores do CNPq, da CAPES e da FAPESP.