Grupo de Pesquisa

Dissertações de Mestrado Orientadas

 Orientações de Mestrado
 

2015
180. Alessandra Martins dos Santos Verdin. Educação, formação humana e tecnologia: diálogos com o Homem Unidimensional de Marcuse. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Robson Loureiro.
179. Aline de Alvarenga Zouvi. A performance autobiográfica nos quadrinhos: um estudo de Alison Bechdel. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
178. David Silva Bet. Televisão e Formação: análise da Pretensão Formativa do Programa Salto para o Futuro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Antônio Alvaro Soares Zuin.
177. Tainã Moreira Gomes. A educação pela dança no ensino básico de Goiás. Orientador: Bruno Pucci.
176. Nidal Alessandro Lima Abdalla. Educação e cultura à luz das categorias da tragédia ática em Nietzsche. Orientadora: Luzia Batista de Oliveira Silva.

2014
175. Camilla Martins. Educação do corpo na escola: o que se espera do ensino médio?. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
174. Camila Sandim de Castro. Disciplina e indisciplina no processo educativo: uma reflexão crítica sobre os estudos pedagógicos e sobre uma experiência com o cinema. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.
173. Carlos Augusto Magalhães Junior. Educação Física Escolar, Esporte e (Semi)Formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.
172. Diogo Alfonso Garcia. A educação moral segundo Piaget e suas aplicações: uma análise a partir da Teoria Crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.
171. Jefferson Mercadante. A Higiene Mental na Escola Nova: uma abordagem a partir da atuação de Arthur Ramos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.
170. Marcus Vinicius de Souza Nunes. A História e o Outro. Indícios para uma teoria da formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
169. Lutiele da Silva Ghelere. O Perfil do Bolsista Prouni na Unesc: entre os Limites e as Possibilidades do Ensino Superior. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, SEA/SC. Orientador: Alex Sander da Silva.
168. Hugo Gimenes de Lima. As Contribuições do Instagran na formação da cultura visual da sociedade contemporânea. Orientador: Bruno Pucci.
167. Rafael Trentin Scremin. Educação para a Paz ou a Paz para a Educação?. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.

2013
166. Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes. O olhar do Aluno Mediado pelas Tecnologias Digitais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
165. Andrea de Lourdes Silva. As concepções de formação para a autonomia na educação a distância: olhares a partir da teoria crítica da sociedade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.
164. Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto. Fetichismo na Música: do conceito adorniano à reflexão sobre (im) possibilidades formativas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.
163. Luciane de Oliveira Silva. Tecnologia em educação: um estudo sobre a. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Alex Sander da Silva.
162. Mara Salgado. Corporalidade da mulher artesã: elementos da formação cultural entre o anacronismo e o desejo de vida. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
161. Mariana Coelho da Silveira. Tensões de um assistente social na assistência estudantil do CEFET/MG-Nepomuceno. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.
160. Omar Rodovalho Fernandes Moreira. "Dubliners" / "Dublinenses": Retraduzir James Joyce. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
159. Santiago Daniel Hernandez Ramos-Piloto. A Dimensão Formativa do Cinema e a Catarse Como Categoria Psicológica: um Diálogo Com a Psicologia Histórico-cultural de Vigotski. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, . Orientador: Robson Loureiro.
158. Sara Rocha Rangel Dutra. Memória e experiência no cinema de Wim Wenders - evidências de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin: cenas para uma educação dos sentidos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES, . Orientador: Robson Loureiro.
157.Sandra Chedid Racy. Campinas Moderna: Imprensa, Educação e Modernidade. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
156. Marcos Antonio dos Anjos. Modelo de Classificação e Estimativa do Impacto de Publicações no Twitter. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
155. Claudinei Zaghi Pareschi. A Formação Continuada de Professores de Filosofia na REDEFOR: análises. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
154. Ediney Silva Paiva. Alegoria em Walter Benjamin: ecos em José Saramago. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.
153. Fabrício Moraes Cunha. A catarse teatral na formação humana. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, . Orientador: Robson Loureiro.
152. Karina Farias. O Radioeducativo em espaços alternativos de educação: a experiência do Comunicasom. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Alex Sander da Silva.
151. Raniely Nascimento Kiihl. Experiência estética e educação: a contribuição filosófica de Theodor W. Adorno. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Robson Loureiro.
150. Roberto César Barros Gonzaga. "Educação para autonomia como experiência formativa em Theodor W. Adorno". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.
149. Tamiris Souza de Oliveira. Sobre o conceito de Katarsis na filosofia de Theodor Adorno: desdobramentos para uma teoria crítica da educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória. Orientador: Robson Loureiro.

2012
148. Elaine Cristina Moraes Santos. Uma visão crítica sobre área tecnológica nos processos de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
147. Kelly Cristiane da Silva Verdan.  Educação a Distância e Formação de Professores na UFSCar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
146. Tadeu Candido Coelho Loibel. A Atualidade Do Conceito Indústria Cultural. 2012. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Universidade Federal De São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
145. Joênia Ricarte Ferraro. Indústria Cultural E Educação: Tensões Na Escola E Na Redes Sociais. 2012. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Universidade Federal De São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
144. Marsiel Pacífico. Infância, Experiência e Linguagem em Walter Benajamin: a indústria cultural e as implicações pedagógicas do empobrecimento da experiência formativa através da formatação do corpo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Roberto Gomes.
143. Paulo Rogério da Silva. Habermas e a Educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Luiz Roberto Gomes.
142. Rodrigo Ferreira Telles. A Estética no pensamento de Theodor Adorno como Experiência Educacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.
141. Vanessa Gonçalves. Sobre o professor, segundo Theodor W. Adorno. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
140. Leandro Eliel Pereira de Moraes. Materialismo Histórico e Dialético: método, práxis, educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Luzia Batista de Oliveira Silva.
139. Deborah Regina Silva Guimarães. Desvendando a sala de aula de Educação Física: tensões entre o currículo proposto e o currículo real. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
138. Wilher de Freitas Guimarães. A SALA DE AULA DE FÍSICA: tensões e possibilidades da realização do processo pedagógico estabelecido no currículo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2011
137. Larissa Quachio Costa. Para uma crítica dos materias didáticos no ensino da literatura (Título provisório). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
136. Juliana R. Duci. Programa UNIVESP: um caminho para a educação paulista?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória
135. Kátia Aparecida de Souza e Silva. Currículo e processo pedagógico: a proposição educar, ensinar e formar no currículo materializado na sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
135. Edna Gomes Roriz. O Currículo e a sala de aula: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
134. Patrícia Luíza Brener Boaventura. Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
133.João Carlos Goia. Educação e Novas Mídias: apropriações bilaterais e convergências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, . Orientador: Bruno Pucci.
132. Pedro Leite. Adorno e Horkheimer versus Batman e Robin: da estética camp como possibilidade de superação da alguma coisa. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
131. Gislaine Cristina de Oliveira. Desemaranhar: Estudo de *O Método Brecht*, de Fredric Jameson. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
130. Tauan Fernandes Tinti. Endgame e os limites da crítica. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.

2010
129. Lisandra Invernizzi. Educação Física na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os Anos Iniciais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
128. Lara Beatriz Fuck. Raízes da psiquiatrização da escola: aspectos da mitomania. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
127. Ângela Maria Maciel. Corpo, mulher, contemporaneidade: cuidados de si e embelezamento entre brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Maestría en Educación Corporal) - Universidad Nacional de La Plata. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
126. Michele Bete Petry. O corpo nas expressões gráficas de humor: Dilma Rousseff e a política brasileira contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
125. Frederico Vieira Dias. Indústria cultural e educação física: o corpo na revista nova escola. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
124. Gabriela Massuia Motta. Uma análise sobre a (des) construção do conceito de infância. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
123. Lia Raquel Posi. O lugar da sensação no processo formativo atual. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
122. Tatiana Gomes. Parâmetros Curriculares e a Ética Como Tema Transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais: a Questão da Autonomia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos.
121. José Antonio Colletti dos Santos. Narciso vai ao shopping- a educação, a sociedade de consumo e o culto ao corpo. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos.
120. Ludmila Alexandra de Carvalho Gomes. Currículo, globalização e indústria cultural: análise desse processo na sala de aula a disciplina inglês. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
119. Ana Paula Gonçalves Ribeiro de Araújo. Inclusão em demanda na escola particular: em análise, práticas educativas inclusivas do deficiente no "currículo em ação". 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
118. Ana Cristina Felipe Miotto. A prática curricular e suas implicações no trabalho com os educandos com deficiência visual: avanços e impasses na inclusão. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2009
117. Gisele Carreirão Gonçalves. Dos saberes da Educação Física Escolar e suas (im)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
116. Beatriz Staimbach Albino. A indústria cultural como dispositivo biopolítico: aproximações teóricas e empíricas sobre o diagnóstico do presente e os mecanismos de subjetivação em Theodor W. Adorno e  Michel Foucault. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
115. Reynaldo Portillo Molina. Suma Qamaña (El Buen Vivir): Hacia la construccion social de la identidad: analisis del proyecto de ley Elizardo Perez--Avelino Siñani para la Educacion Boliviana.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, . Orientador: Bruno Pucci.
114. Edeval Aparecido Zaghetti. Inclusão Digital: apontamentos necessários para a prática educacional. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
113. Andreza Oliveira Berti. A corporeidade no espaçotempo escolar: uma possibilidade na construção rizomática do conhecimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
112. Fabiano Andrade Curi. *Maus*, de Art Spiegelman: uma outra história da Shoa. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
111. Thais Maria Giammarco. *Dido, Rainha de Cartago*: uma proposta de tradução para a obra de Christopher Marlowe. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
110. Max Welcman. Traduzindo o Imagismo. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
109. JULIANA BAIOCCHI. Racionalidade tecnológica e indústria cultural:um estudo sobre a efetivação de uma política cultural no município de Mogi Guaçu. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, . Co-Orientador: Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos.

2008
108. Danielle Torri. Teoria Crítica do Esporte: atualidade, disputas e interpretações. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
107. Fabiana Cristina Turelli. Corpo, dominínio de si, educação: sobre a pedagogia das lutas corporais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
106. Deborah C. Antunes. Razão instrumental e preconceito: reflexões sobre o bullying. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
105. Marcelo Garcia Navarro. Imaginação e Razão em Bachelard e Marcuse. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
104. Andréa de Andrade Morangoni. A leitura e a escrita na formação do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Bruno Pucci.
103. Lucienne Dorneles. Construtivismo: uma contribuição para a racionalização da Educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
102. Nívea Maria Silva Menezes. Body modification: uma reflexão sobre a educação do corpo da juventude contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
101. Roberta Stubs Parpinelli. Criatividade: implicações educacionais e formativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
100. Nívia Maria Borges Pereira. O saber cotidiano e o ensino de biologia. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Roberto Gomes.
99. Josefina Maria dos Reis. O curso de serviço social do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) no contexto de impalntação das novas diretrizes curriculares. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Roberto Gomes.
98. Aurélio Fabião Ginja. Proposta curricular de educação bilingue: ponto de partida para uma Educação Intercultural em Moçambique?. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
97. Ana Paula Braz Maletta. O currículo e a sala de aula: um olhar sobre as diferenças nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
96. Glaúcia do Carmo Xavier. O currículo e a educação inclusiva: a prática curricular e suas implicações na inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. Estudo de caso em sérires finais do ensino fundamental em uma escola particular de Belo Horizonte.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
95. Juliana Aparecida Soares Carneiro. A inclusão/exclusão curricular numa escola privada do ensino médio, no embate entre o prescrito e o real. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2007
94. Franciele Bete Petry. Indústria cultural, subjetividade e formação denificadas na Dialética do Esclarecimento e nas Minima Moralia. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
93. Michelle Carreirão Gonçalves. Corpos e subjetivações: domínio de si e suas representações em atletas e bailarinas. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
92. Carmen Lúcia Nunes Vieira. Memória, esporte e formação docente em Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
91. Taiara Barbosa da Silva. Aspectos da relação entre educação e domínio da natureza em Antonio Gramsci. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
90. Cláudia Emília Moraes. Esporte proletário: uma leitura da imprensa operária brasileira (1928-1935). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
89. Felipe Quintão de Almeida. Bauman e Adorno: sobre a posição de Auschwitz em duas críticas da modernidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
88. Valda Maria Rocha. Internet, alunos e professores de língua portuguesa. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
87. Andréa Zaia Perin. O Pensamento Crítico em tensão com a Cultura Mercantilizada: uma expressão romântica no exercício da Educação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
86. Karina Coelho Pires. Educação a Distância e Semiformação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
85. Ednaldo de Souza Coutinho. Formação Pedagógica do Professor de Educação Física: diretrizes e perspectivas nas políticas educacionais atuais. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Educação Superior) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Roberto Gomes.

2006
84. Caroline Machado Momm. Entre história e memória: estudos sobre a infância em Walter Benjamin. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
83. Hannah Arendt, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Homem Trágico. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
82. Lana Gomes Pereira. Estudos sobre educação do corpo e cinema. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarin. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
81. Adriana Maria Pereira Wendhausen. O processo de formação continuada dos professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil no Município de Florianópolis: 1993-2004. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
80. Michele Freire. A literatura machadiana e seu potencial formativo. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
79. Geci de Souza Fontanella. Cinema de Animação: Um Recurso Pedagógico em Desenvolvimento. 2006. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
78. Daniele Diácovo. Como Assistimos ao Professor: Uma Análise da Imagem da Profissão de Ensinar Transmitida pela Televisão. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
77. Naê Pereira Prada Rodrigues Desuó. Novas Tecnologias em Tempo de Capitalismo Global: da atualidade da craítica de T. W. Adorno à Técnica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
76. José Barone Mercadante Neto. Telecurso 2000: a semiformação na educação de jovens e adultos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
75. Stevenson Moschini. A Geografia sob um novo olhar: o da Pintura. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
74. Juliana Nascimento Berlim Amorim. Tradução comentada de *Alte Meister*, de Thomas Bernhard. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.
73. Maria Caroline Trovo. Um estudo das contradições da cultura no capitalismo do pós-guerra: uma abordagem do teatro da Vertigem. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renato Bueno Franco.
72. Bruno Leite Cortina. Interromper o curso do mundo: considerações sobre a idéia da História em W. Benjamin. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renato Bueno Franco.
71. Miqueli Miquetti. Moda e Consumo: a lógica social da moda. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renato Bueno Franco. 
70. Denise Perdigão Pereira. Que arte entra na escola através do currículo? Entre o utilitarismo e a possibilidade de emancipação humana pela arte, nos Programas de 1928 e 1941, na Escola Nova em Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
69. Virginia Coeli Bueno de Queiroz Matias. Possibilidades de trabalho com as diferenças: um estudo de caso do currículo de uma escola municipal de Belo Horizonte, no contexto da Escola Plural. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2005
68. Ana Cristina Richter. Sobre a presença de uma Pedagogia do Corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da coporalidade na rotina de uma creche. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
67. Muleka Mwewa. Indústria cultural e educação do corpo no jogo de capoeira: estudos sobre a presença da capoeira na sociedade administrada. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
66. Alex Sander da Silva. Crise da razão e ensino de filosofia. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
65. Jose Roberto Lemos. Educação pela dureza: um elo de ligação entre autoridade e autoritarismo. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
64. Roselaine Ripa. Indústria cultural e educação: qual é a minha marca? 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
63. Fabíola Folquito. Hipertexto e processo formativo: contribuições e/ou obstáculos para a aprendizagem. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
62. Daniela Peixoto Rosa. Repressão do corpo numa sociedade esportivizada. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
61. Ely de Campos. Educação e Comportamento de Risco no Contexto da Indústria Cultural. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
60. Maria Luiza Oliveira Guimaro. A Individuação na Linha de Fogo: Videogames de Guerra e Dessubjetivação. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
59. Wesley Luiz Delcont. O Potencial educativo da arte no processo de formação cultural. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
58. Cláudia Regina Almeida. Corpos nos arranha-céus: a subserviência escancarada. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
57. Eduardo Oliveira Sanches. A Educação pelo Lúdico. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
56. Maraisa Bezerra Lessa. A política cultural do Serviço Social do Comércio - SESC - em São Paulo: uma análise crítica. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renato Bueno Franco.
55. Ana Nazareth Madureira Cabral. Professoras Leitoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental: procurando entender as determinações desse processo. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
54. Ricardo Luiz Rocha Fortes. O cursinho como unidade escolar de mediação entre o ensino médio e a universidade: particularidades, sentidos e perspectivas. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado emMestrado em Educação) - PUC-Minas . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
53. Maria do Amparo de Melo Carvalho. O currículo prescrito interpenetrado pelo currículo alternativo: possibilidades e limitações de um trabalho com atividades curriculares alternativas numa escola de ensino fundamental. 2005. 0 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2004
52. Nailze Pazin. O Programa Esporte para todos como estratégia de Estado na modernização conservadora. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Co-Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
51. Carlos Alberto Cohon. A Orfandade Cultural da Audição e a Educação dos Sentidos: Um estudo sobre a formação do ouvido musical. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
50. Elaine Cristina Costa. Pseudo-Individualidades narcísicas e a Tendência Racista; contribuição do pensamento de T.W. Adorno para a psicologia social do racismo. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
49. Rogério Mei Silva. Super Herói: educação alienante - A estética do mito tecnológico. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
48. Alain Melendez. O ciberespaço e as manifestações da razão instrumental na idade mídia. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
47. Lucienne Blummer. Indagações sobre a Política de inclusão: um estudo do processo de inserção de aluno com necessidades especiais em classe regular do ensino público fundamental. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, . Co-Orientador: Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos.
46. Denise da Silva Braga. A sexualidade no currículo da Escola Fundamental - travessões e reticências sobre a homossexualidade nos discursos e nas atividades em uma escola em Belo Horizonte.. 2004. 156 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - PUC-Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
45. Benedito Gonçalves Eugenio. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte.. 2004. 160 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - PUC-Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2003
44. Edison Luis Benites Pedelhes. Aspectos da educação corpo nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Rio do Sul-SC. 2003. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Contestado, . Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.
43. Antonio Brunetta. B.O. Da educação: a visão dos policiais militares sobre a autoridade e a educação. 2003. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
42. Osvaldo Rocha Da Silva. A formação cultural e os temas transversais: um estudo de caso. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
41. Mércia de Martini. Educação: Um Bem de Consumo?. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
40. Gilberta Teixeira Vassoler. Era da Informática: A Nova Cara da Semiformação na Escola. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
39. Carine Barcellos Sant'ana Lima Pinto. Qual é a moral da História? Virtudes e violência na Educação de Crianças. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
38. Carla Gonçalves Marques. Indústria Cultural e semi-formação dos jovens: (im)possibilidade de resistencia. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.
37. Waldirene Teresinha de Pádua Bícego. Estado e Intervenção Cultural. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.

2002
36. Suzana Ap. Carvalheiro. A experiência formativa diante da educação à distância, de Suzana Carvalheiro. 2002. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
35. Viviane Fachin. A educação, a imagem e a participação docente, de Viviane Fachin. . 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
34. Vivianne Patrícia Colloca. O trote universitário: o curso de química como espelho desse processo. 2002. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
33. Marcelle Lara Pimentel. Leitura e Movimento de Sentidos do Discurso Jornalístico na Educação. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, . Co-Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.
32. Daniel Henrique Lucci Arrieiro. Estágio e currículo: função pedagógica e função social. Estudo de caso do Estágio Supevisionado no Curso de Bacharelado em Adminitração da Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
31. Mauro da Costa Fernandes. Procurando um lugar para o brincar na Educação Física na Educação Infantil.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2001
30. Lucy Valentim. A filosofia da educação brasileira: um estudo de caso. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.
29. Luciana Azevedo Rodrigues. Corpo e formação humana: uma reflexão a partir da teoria crítica. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
28. Márcio Norberto Faria. Desmistificando o tempo livre como tempo para práticas educativas nas sociedades administradas. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
27. Érica Cristina De Almeida. Movimento estudantil e cultura: reflexões a partir da teoria crítica. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
26. Alessandra Scapin. Cultura política e experiência formativa. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
25. Wilians James Lúcio Chaves. Educação física escolar: da obrigatoriedade a negligência corporal. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
24. Lucyelle C Pasqualotto. A educação à distância nas propostas do governo brasileiro. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luiz Hermenegildo Fabiano.
23. Natália Aparecida Morato Fernandes. A luta armada e os setores populares nos romances dos anos 70. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Bueno Franco.
22. Wânier Aparecida Ribeiro. Abordagens pedagógicas de prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes: da prática da opressão à prática da opressão à prática liberdade. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
21. Maria Luisa De Oliveira Salomon. Alguns mecanismos de produção de percursos escolares acidentados nos meios sociais favorecidos e seus possíveis significados. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2000
20. Roberto Rondon. Educação e modernidade: revolução ou resistência? 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
19. Eliana Maria de Oliveira Sá. Quando o currículo faz a diferença... O currículo integrado na formação em serviço do técnico em higiene dental / THD. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Pontíficia Universidade Católica De Minas Gerais. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.
18. Jonas Lachini. Por dentro da sala de aula de cálculo i: subsídio para entender relações de fracasso em cursos de Cálculo I na área de Ciências Exatas. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-Minas. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

1999
17. Wagner Luiz Weber. O jornal formador do cidadão? 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
16. Paulo Ricardo Freire De Souza. A música popular na escola. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
15. Hudson Luiz Gomes. A negação da educação e o potencial transformador do 'descidadão'. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.

1998
14. Holney Antonio Mendes. Do direito à poesia: tensão interativa e operatoria entre a filosofia, a arte e a educacao. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
13. Mariella Fröner Martins. Da matemática tradicional à educação matemática: a contribuição do etnomatemática. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Co-Orientador: Bruno Pucci.
12. Nelson Palnca. Modernidade, educação e barbárie. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Bruno Pucci.
11. Paulo Sérgio Bereoff. Experiência formativa e educação física. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Bruno Pucci.
10. Claudinei Chitolina. Filosofia para crianças: uma experiência a partir de lipmann. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
9. Leonildo Gasqui. Vinho Novo Em Odres Velhos: O Processo Formativo dos Agentes da Igreja Católica. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Newton Ramos de Oliveira.
8. Sonia Mercedes Antunes Silva. Descentralização do Ensino: Uma Política Educacional de Dupla Face. 1998. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Newton Ramos de Oliveira.

1997
7. Waldair Casemiro. A escola publica e seus rituais de emanciapacao do sujeito: psicologia - um instrumento a servico da liberacao ou reforco de preconceitos. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.

1994
6. Divino Jose Da Silva. O sujeito itinerante: o desafio da não identidade. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.

1993
5. Cláudia Barcelos De Mouira Abreu. As dimensões educativas presentes na teoria crítica: análise dos textos de adorno. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.
4. Antonio Alvaro Soares Zuin. Consumidores de todo brasil: uni-vos! Reflexões preliminares sobre indústria cultural e educação no brasil. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
3. Belarmino César Guimarães Da Costa. O estado da educação na folha de jornal: como os jornais de grande circulação abordam a questão educacional. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.

1992
2. Mônica Ribeiro Da Silva. Legislação do ensino e prática educacional na relação capital-trabalho-escola: seu significado para o processo de industrialização no Brasil. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.
1. Rui Pérsio Knouchi. A função técnica e política da educação nos estudos sociais. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Pucci.