2015
274. CAMPOS, Nilce M. A. de A. Reflexões sobre a presençaa das TICs no ensino público fundamental brasileiro. In: In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 55-62.
273. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da ; MAIA, A. F. . DigitalKultur und Bildung: Überlegungen zu Technologie, Sprache un Ästhetik. In: Andreas Gruschka; Luiz A. C. Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage Der Bildung - Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 131-146.
272. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da . Indústria Cultural e Digitalização da Informação: Mudanças de Plataformas em Redes de Racionalidade. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria crítica da Cultura Digital: Aspectos Educacionais e Psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 155-167.
271. DURÃO, F. A. . Le monologisme du multiple. In: Carine Durand & Sandra Raguenet. (Org.). L'Amérique latine entre critique et théorie: une autre regard sur la littérature. 1 ed. Paris: Garnier Classique, 2015, v. 1, p. 95-112.
270. LASTÓRIA, L. A. C. N. ; GOMES, L.R. . Erziehung zur Emanzipation oder zur flexiblen Persönlichkeit: eine politische und psychoanalytische Analyse ihrer aktuellen Bedingungen. In: Gruschka/Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 47-72.
269. LASTÓRIA, L. A. C. N. . A teoria freudiana do trauma: apropriações para a crítica do desenvolvimento tecnológico. In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 181-192.
268. LOUREIRO, Robson ; LOUREIRO, ROBSON . Memória e elaboração do passado no cinema de Alexander Kluge e na filosofia de Theodor Adorno. In: PUCCI; Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na Era Digital: Desafios. 1 ed. SÃO PAULO: NANKIN, 2015, v. 1, p. 171-196.
267. MAIA, Ari Fernando . Cultura Afirmativa, Indústria Cultural e o problema da Formação: alguns apontamentos. In: Euzébios, Antonio. (Org.). Identidade, Arte e Cultura: contribuições marxistas. 1 ed. São Paulo: Grupo Editorial Scortecci, 2015, v. 1, p. 49-66.
266. PETRY, Franciele Bete ; Vaz, Alexandre Fernandez . Experiência do pensamento: revisitando o tema da Educação em Theodor W. Adorno. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. , p. 129-143.
265. PUCCI, B. ; SILVA, L. B. de O. . Aktuelle Verbindung zwischen Bildung und kritischer Gesellschaftstheorie in Brasilien. In: Andreas Gruschka; Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung kritische Diagnosen aus Brasilien und Deutschland. 1 ed. Opladen, Berlim & Totonto: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. , p. 13-27.
264. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, Márcio Norberto . Os tabus acerca da docência na sociedade excitada. In: MAIA, A.F.; ZUIN, A. A. S; LASTÓRIA, L.A.C.N.. (Org.). Teoria Crítica na cultura digital:aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 43-54.
263. SILVA, L.B.O. . A leitura da obra de arte como narrativa e a educação como direito de sonhar. In: Thiago Henrique Barnabé Corrêa. (Org.). A Educação como arte de sonhar. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 35-62.
262. ZUIN, Antônio A. S. . Die Neun Medien und der Veränderung der Beziehung zwischen Lehrer and Schüler. In: Gruschka, Andreas & Latória, Luiz. (Org.). Zur Lage der Bildung. 1ed. Frankfurt am Main: Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 165-181.
261. ZUIN, Vania Gomes ; ZUIN, Antônio A. S. . A Indústria Cultural Digital a Revolução Microleletrônica. In: Ari Maia, Antônio Zuin & Luiz Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital. 1ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 203-215.
2014
260. DURÃO, F. A. . Variações sobre os equívocos do debate do cânone. In: Paula Ramos; Renato Franco. (Org.). Políticas e Poéticas do Inconformismo. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue, 2014, v. , p. 211-224.
259. DURÃO, F. A. . Adorno e Derrida: uma tentativa de aproximação. In: Rafael Haddock-Lobo et al.. (Org.). Heranças de Derrida: da linguagem à estética. 1ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2014, v. 2, p. 1-28.
258. DURÃO, F. A. . Do texto à obra. In: Flavia Nascimento Falleiros; Márcio Scheel. (Org.). Reflexões sobre a modernidad. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 194-209.
257. DURÃO, F. A. . Sobre a literatura da destruição e o *Ulisses*, de James Joyce. In: Ana Carolina de Araújo Silva; Leila Maria Franco; Rodrigo Daniel Levoti Portari. (Org.). Comunicação, Texto e Discurso. 1ed. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 181-198.
256. DURÃO, F. A. . Mutações na prática crítica. In: PUCCI, Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria crítica na era digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin, 2014, v. 1, p. 249-264.
255. GOMES, L. R. . O diálogo como fundamento político da democracia. In: Mühl, Eldon Henrique; GOMES, Luiz Roberto; Zuin, Antonio Álvaro Soares. (Org.). Teoria Crítica, Filosofia e Educação. 1ed. Maringá PR e Passo Fundo RS: EDUEM e EDUPF, 2014, v. 1, p. 73-88.
254. LASTÓRIA, L. A. C. N. . Corpo, Erotismo e Sexualidade sob a Ótica Psicanalítica. In: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal et al.. (Org.). Sexualidade, gênero e educação sexual: diálogos Brasil-Portugal. 344 ed. Ararquara, SP: Padu Aragon, 2014, v. 1, p. 337-337.
253. MAIA, Ari Fernando; ROMERO, N. H. . Estereótipos de Género en Algunos Videoclips: afirmación o subversión? In: Jabonero, Mariano; Bris, Mario Martín; Arias, Adriana Martínez; Bizelli, José Luís. (Org.). Miradas Diversas de la Educación en Iberoamérica. !ªed.Bucaramanga, CO: Editora UNAB, Colômbia, 2014, v. 1, p. 219-236.
252. MAIA, Ari Fernando. Cronos Acorrentado? Notas sobre a temporalidade na cultura digital. In: Pucci, Bruno; Franco, Renato; Gomes, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na Era Digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin, 2014, v. 1, p. 225-236.
251. PUCCI, B. . Na Educação Escolar a frieza concretiza-se de forma especial (Apresentação). In: Autor: Andreas Gruschka. (Org.). Frieza Burguesa e Educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação. 1ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014, v. 1, p. 15-30.
250. PUCCI, B. . Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. In: Bruno Pucci; Renato Franco; Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria Crítica na era digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2014, v. 1, p. 47-60.
249. VILELA, R. A.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares; PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, L. C. . Die Beziehung zwischen Kriticher Theorie, Erziehungwissenchaft und Shulforchung in Brasilien. In: Christoph Leser; Torsten Pflugmacher; Marion Pollmanns; Jens Rosch; Johannes Twardella. (Org.). (Org.). Zueignung: Pädagogik und Widerspruch. 1ed. Berlim: Verlag Barbara Budrich, 2014, v. 1, p. 97-113.
248. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ética e Formação: O Elogio ao processo Argumentativo. In: Eldon Henrique Mühl; Luiz Roberto Gomes; Antonio Álvaro Soares Zuin. (Org.). Teoria Crítica, Filosofia e Educação - Homenagem a Pedro L. Goergen. 1ed. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo Editora, 2014, v. 1, p. 185-199.
247. DELA VALE, André ; PUCCI, B. ; ROMEIRO, Artieres E. . As conversões de São Paulo de Caravaggio: duas obras, vários enigmas. In: FREITAS, V.; DUARTE, R.; CECCHINATO, G.; SILVA, C. V. da. (Org.). Gosto, Interpretação e Crítica. 1ed.Belo Horizonte: Relicário Edições, 2014, v. 01, p. 13-24.
246. DURÃO, F. A. . De la technologisation de l'exegese politique de la littérature: le cas de Fredric Jameson. In: Carlo Umberto Arcuri; Andréas Pfersmann. (Org.). L'interprétation politique des oeuvres littéraires. 1ed.Paris: Éditions Kimé, 2014, v. 1, p. 113-126.
245. FABIANO, L. H. . Escola de Frankfurt e Educação: sociedade de massa e potencial formativo. In: Lizete Shizue Bomura Maciel, Renata de Almeida Vieira e Fátima Cristina Lucas de Souza. (Org.). Pesquisa em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. , p. 125-134.
244. GOMES, L. R. . Jürgen Habermas: ação comunicativa, esfera pública e educação. In: Marcos Francisco Martins; Ascísio Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2014, v. 1, p. 447-460.
243. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (4a. reimpressão). In: Alonso Bezerra de Carvalho; Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia e Educação: Leituras e Interpretações. 4a.ed.São Paulo: Avercamp, 2014, v. , p. 97-112..
242. Vilela, R. A. T. ; ZUIN, Antonio Álvaro Soares ; PUCCI, B. ; Lastoria, LACN . Die Beziehung zwischen Kritischer Theorie, Erziehungswissenschaft und Schulforschung in Brasilien. In: Christoph Leser; Torsten Pflugmacherr; Marion Pollmanns; Jens Rosch; Johannes Twardella. (Org.). Zueignung Pädagogik und Widerspruch. 1ed.Berlin: Verlag Barbara Budrich, 2014, v. , p. 97-112.
2013
242. DELLA FONTE, S. S. ; LOUREIRO, R. . Planejamento educacional: de sua centralidade ao seu esvaziamento. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi e FONSECA, Marilia. (Org.). Política e planejamento educacional no Brasil do século XXI. 1ed.BRASÍLIA: LIBER, 2013, v. 1, p. 200-220.
241. BARCELLOS, A. C. K. ; SILVA, L. B. O. ; PADILHA, A. M. . A importância dos textos na alfabetização: reflexões diante da sociedade de consumo. Diálogo em educação. Um caminho ou uma nova paideia para uma reflexão sobre a educação numa sociedade de consumidores. 1ed.São Carols: Pedro & João, 2013, v. 1, p. 15-26.
240. DURÃO, F. A. ; FENERICK, J. A. . Las aventuras de una técnica: el dodecafonismo viaja al Brasil. In: María Cándida Ferreira de Almeida; Norman Valencia. (Org.). Pensar el Brasil hoy. Teorías literarias y crítica cultural en el Brasil contemporáneo. 1ed.Bogotá: Ediciones Uniandes, 2013, v. , p. 161-180..
239. PARESCHI, C. Z. ; MILLANI, Helena de Fátima Bernardes ; SILVA, L.B.O. . O uso do celular na sala de aula por alunos adolescentes: análises a partir da teoria crítica. In: Silva, L.B.O.; Barcellos, A. C. K.; Padilha, A.M.L.. (Org.). O diálogo em educação: um caminho ou uma nova paidéia para uma reflexão sobre a educação numa sociedade de consumidores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 1, p. 27-44.
238. PUCCI, B. . Teoria Crítica e Educação: pesquisa e produção do conhecimento. In: Alex Sander da Silva; Ilton Benoni da Silva; Vidalcir Ortigara. (Org.). Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas. 1a.ed.Criciúma, SC: Editora da UNESC, 2013, v. , p. 79-110.
237. VAZ, Alexandre Fernandez ; GONÇALVES, Michelle Carreirão . Formação e estética dos esportes: contribuições a partir de Theodor W. Adorno. In: Valeira Varea; Eduardo Galak. (Org.). Cuerpo y Educación Física. Perspectivas latinoamericanas para pensar la educación de los cuerpos. 1ed.Buenos Aires: Biblos, 2013, v. , p. 127-145.
236. VAZ, Alexandre Fernandez . Esporte, cultura de massas: comentários segundo uma teoria crítica da sociedade. In: Bernardo Borges Buarque de Hollanda; joão Manuel Casquinha Malaia dos Santos; Luiz Henrique de Toledo; Victor Andrade de Melo. (Org.). Olho no lance: ensaios sobre esporte e televisão. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. , p. 17-31.
235. VILELA, Rita Amelia. T. . Evidências empírcas do empobrecimento da experiência formativa na sala de aula do ensino médio. In: JOSÉ CARLOS MORGADO; LUCÍOLA LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO SANTOS; MARLUCY PARAÍSO. (Org.). ESTUDOS CURRICULARES: um debate contemporâneo. 1ed.CURITIBA: CRV, 2013, v. 1, p. 209-230.
234. ZUIN, Antonio Alvaro Soares . Interatividade, Singularidade E Mundo Comum: A Relação Professor-Aluno Na Era Da Revolução Microeletrônica. In: Amarildo Trevisan E Noeli Rossatto. (Org.). Filosofia E Educação: Interatividade, Singularidade E Mundo Comum. 1ed.Campinas: Mercado De Letras, 2013, V. 1, P. 16-31.
2012
233. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da . Comunicação e Linguagem: Passagens das Rotativas para a Virtualização. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar Guimarães da Costa; Fábio A. Durão. (Org.). Teoria Crítica e Crises - Reflexões sobre Cultura, Estética e Educação. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 205-219.
232. DURÃO, F. A. . De volta a Adorno na Interpretação da Cultura. In: Masaki Nakamasa. (Org.). Hihanriron to shakairiron 2: Kuritike -- Teoria Crítica e Teoria Social 2: Crítica. 1ed.Tóquio: Ochanomizusyoten, 2012, v. , p. 97-120.
231. DURÃO, F. A. . Do Texto à Obra. In: Antônio A.S. Zuin; Luiz A. Calmon N. Lastória; Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria crítica e formação cultural. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 219-238.
230. FABIANO, L. H. . O discreto charme do esclarecimento: magia, arte e racionalidade obscurantista. O discreto charme do esclarecimento: magia, arte e racionalidade obscurantista. 1ed.: Autores Associados, 2012, v. , p. 237-.
229. FELIX, J. C. ; PONTE, C. A. ; DURÃO, F. A. . A dialética da intoxicação em *Mistérios e Paixões*. In: Ravel Giordano Paz; Fabio Akcelrud Durão. (Org.). A Indústria Radical: Leituras de cinema como arte-inquietação. 1ed.São Paulo: Nankin Editorial, 2012, v. , p. 255-282.
228. GOMES, L. R. . EaD e a legitimação do saber tecnico-cientifico na educacao superior brasileira. In: Dileno Dustan Lucas de Souza, Joao dos Reis Silva Jr, Maria das Graças Soares Floresta. (Org.). Educacão a distancia diferentes abordagens criticas 2a. ed. 2ed.Sao Paulo: Xama, 2012, v. 1, p. 109-124.
227. MAIA, Ari Fernando . As aporias do conceito de autonomia: contribuições pontuais para a educação emancipatória. In: Zuin, A. A. S.; Lastória, L. A. C. N.; Gomes, L. R.. (Org.). Teoria Crítica e Formação Cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos. 1ªed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 73-88.
226. PUCCI, B. ; Betty, Christine B. ; Cardoso, Mara Yáskara Nogueira Paiva . A Formação Docente via Educação a Distância Virtual: reflexões. In: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo; Ana Paula Cordeiro; Simone Ghedini Costa Milanez. (Org.). Formação da pedagoga e do pedagogo : pressupostos e perspectivas. 1aed.Marília e São Paulo: Oficina Universitária ; Cultura Acadêmica,, 2012, v. 1, p. 119-132.
225. PUCCI, B. ; MWEWA, Christian M. . Conversa desarmada: Teoria, Crítica e Literatura. In: MWEWA, Christian M.; SÁ, Ana L.; VAZ, Alexandre F.. (Org.). O verso do anverso: teoria, crítica e literatura africana. 1ªed.São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2012, v. , p. 257-269.
224. PUCCI, B. . À guisa de Prefácio: ambivalências na relação entre professor e aluno em tempos de tecnologias digitais. In: Antonio Àlvaro Soares Zuin. (Org.). Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico. 01ed.São Paulo: Cortez, 2012, v. 01, p. 09-20.
223. PUCCI, B. . Educação a Distância Virtual e Formação de Professores no Brasil: considerações sobre as Políticas Educacionais a partir de 1996. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar G. da Costa; Fabio A. Durão. (Org.). Teoria Crítica e Crises: reflexões sobre Cultura, Estética e Educação. 01ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2012, v. 01, p. 181-204.
222. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (2a. reimpressão). In: CARVALHO, A. B. de; SILVA, W. C. L. da. (Org.). Sociologia e Educação. 1aed.São Paulo: Avercamp (2ª reimpressão), 2012, v. 1, p. 97-112.
221. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (3a. reimpressão). In: Alonso Bezerra de Carvalho; Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia da Educação: Leituras e Interpretações. 3ed.São Paulo: Avercamp, 2012, v. , p. 97-112.
220. PUCCI, B. . Os pensadores na análise dos problemas do seu tempo: lições. In: Carmen Lúcia Fornari Diez. (Org.). Instigar a Pensar e a Questionar: o sentido do ensino de Filosofia. 01ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, v. 01, p. 49-74.
219. PUCCI, B. . Para Rosa com Adorno: a luta agônica da palavra e do conceito em busca do quem das coisas. In: MWEWA, Christian. M. ; SÁ, Ana L. ;VAZ, Alexandre F. (Org.). O verso do anverso: teoria, crítica e literatura africana. 1ªed.São Leopoldo, RS: Editora Nova Harmonia, 2012, v. , p. 191-204.
218. RODRIGUES, Luciana Azevedo . A desatenção no processo formativo. In: Zuin, Antônio Alvaro Soares; Lastória, Luis Calmon Nabuco, Gomes, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica e Formação Cultural:aspectos filosóficos e sociopolíticos. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 183-200.
217. SILVA, L.B.O. . Adorno e Bachelard - olhares que se cruzam sob a educação. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar G. da Costa; Fábio A. Durão (orgs.). (Org.). Teporia Crítica e crises: Reflexões sobre cultura, estética e educação.. 1ed.Campinas: Autores Associados / CNPq / CAPES, 2012, v. 1, p. 121-134.
216. VILELA, Rita Amelia. T. . A pesquisa empírica da sala de aula na perspectiva da Teoria Crítica: aportes metodológicos da hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann. In: PUCCI, Bruno; COSTA, Belarmino César da; DURÃO, Fábio A.. (Org.). Teoria Crítica e Crisis: Reflexões sobre cultura, estética e educação.. 1ed.São Paulo: Autores Associados, 2012, v. 1, p. 157-180.
215. Zuin, Antônio . A Indústria Cultural Da Infância E O Cyberbullying. In: Silvia Zanolla. (Org.). Cultura, Infância E Educação. 1ed.Campinas: Átomo E Alinea, 2012, V. 1, P. 81-99.
214. Zuin, V. G. ; Zuin, Antonio A. S. . A Indústria Cultural E A Insustentabilidade Dos Rótulos Verdes. In: Antonio A.S.Zun, Luis Calmon Lastória E Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria Crítica E Formação Cultural: Aspectos Filosóficos E Sociopolíticos. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, V. 1, P. 105-123.
2011
213. VAZ, Alexandre Fernandez ; BASSANI, Jaison José ; SILVA, Aline Scotti da . Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de Educação Física no ensino fundamental. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 25-49.
212. GONÇALVES, Gisele Carreirão ; VAZ, Alexandre Fernandez ; FERNANDES, L. L. . Itinerários da inclusão de portadores de necessidades educativas especiais: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de Educação Física. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. 1, p. 113-126.
211. PETERS, Leila Lira ; VAZ, Alexandre Fernandez ; LOSSO, C. D. . Identidade cultural e infância em uma experiência curricular integrada a partir do resgate das brincadeiras açorianas. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). A Educação do Corpo em Ambientes Educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 127-140.
210. RICHTER, Ana Cristina ; VAZ, Alexandre Fernandez . Alimentação e higiene na rotina da Educação Infantil: qualidade de vida como artifício na instrução das condutas e potencialização dos filhos da nação. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). A Educação do Corpo em Ambientes Educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 161-188.
209. VAZ, Alexandre Fernandez . Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: Carmen Lúcia Soares. (Org.). Corpo e história. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2011, v. , p. 43-60.
208. VAZ, Alexandre Fernandez . Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da mmodernidade em Walter Benjamin. In: Carmen Lúcia Soares. (Org.). Corpo e história. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2011, v. , p. 43-60.
207. INVERNIZZI, Lisandra ; VAZ, Alexandre Fernandez . Educação Física em ambientes hospitalares: notas para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SHILKE, A. L.;NUNES, L. B.; AROSA, A. C.. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011, v. , p. 129-138.
206. PUCCI, B. . Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e a questão da Bildung em Theodor Adorno. In: Julio Cesar Werlang e Nilva Rosin. (Org.). Theodor Adorno: diálogos filosóficos em educação, ética e estética. 1ª ed. Passo Fundo, RS: Editora do IFIBE, 2011, v. , p. 13-42.
205. PUCCI, B. . A qualidade na Pós-Graduação em Educação: em busca do tempo perdido. In: Arilene Maria Soares de Medeiros; Joaquim Gonçalves Barbosa. (Org.). Interiorizando a Pós-Graduação stricto sensu em Educação no Rio Grande do Norte: desafios e perspectivas. Mossorá, RN: Editora da UERN, 2011, v. , p. 53-53.
204. PUCCI, B. . O riso e o trágico na Indústria Cultural: a catarse administrada. In: Alonso Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia e Educação. 2ª ed. São Paulo: Avercamp (2ª reimpressão), 2011, v. , p. 97-112.
203. PUCCI, B. . Teoria Crítica da Sociedade: categorias, análises, reflexões. In: Luzia Batista de Oliveira Silva; Ana Carolina Kastein Barcellos; Gilberto Brandão Marcon. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas Relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2011, v. 01, p. 133-152.
202. DURÃO, F. A. ; FENERICK, J. A. . The Adventures of a Technique: dodecaphonism travels to Brazil. In: Frassinelli, Pier Paolo; Ronit Frenkel; David Watson (Orgs.). (Org.). Traversing Transnationalism. Amsterdã: Rodopi Press, 2011, v. , p. 209-226.
201. DURÃO, F. A. . *Ulisses*, de James Joyce, é um livro. In: Rejane Centurion, Mônica Cruz, Isaías Batista. (Org.). Linguagem e(m) interação. Cárceres: Editora da Unemat, 2011, v. , p. 89-93.
200. DURÃO, F. A. . Teoria da dor de um poema. In: J. Guillhermo Milán-Ramos; Nina Virgínia de Araújo Leite. (Org.). entreAto: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 297-305.
199. DURÃO, F. A. . Teoria Norte-Americana: ideias e locais de enunciação. In: Marilene Weinhardt; Maurício Mendonça Cardozo. (Org.). Centro, Centros: Literatura e Literatura Comparada em Discurso. Curitiba: Editora da UFPR, 2011, v. , p. 135-152.
198. LASTÓRIA, L. A. C. N. . Reflexões sobre a questão do sujeito psíquico em Adorno e Lacan. In: Angela Cristina Belém Mascarenhas e Silvia Rosa Silva Zanolla. (Org.). Sociedade, Subjetividade e Educação: perspectiva marxista e frankfurtiana. Campinas, SP: Alínea, 2011, v. 1, p. 147-164.
197. SILVA, Luzia Batista de Oliveira ; BARCELLOS, Ana C. Kastein . Walter Benjamin - "A crise do romance" e a educação. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 119-132.
196. SILVA, Luzia Batista de Oliveira ; TELLES, Rodrigo Ferreira . Ser Criança e Infância em Cecília Meireles. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 173-192.
195. SILVA, Luzia Batista de Oliveira ; MARCON, Gilberto Brandão . Mosaico da Infância: Educandário da Existência. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Dilemas da Educação no Século XXI - Refletindo acerca de metodologias, ensino e pesquisa. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 115-136.
194. SILVA, Luzia Batista de Oliveira . Por uma Poética Filosófica da Infância. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Dilemas da Educação no Século XXI - Refletindo acerca de metodologias, ensino e pesquisa. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 153-170.
193. CASTRO, Magali de ; VILELA, Rita Amelia. T. . Refletindo sobre a experiência de pesquisa na abordagem sócio-histórica. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO; Marília Pinto; VILELA, Rita Amelia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa. Persepctivas qualitativas em sociologia da educação. 2a ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, v. 01, p. 222-244.
2010
193. VAZ, Alexandre Fernandez; PEREIRA, Lana Gomes. Futebol no cinema novo: sobre o filme Garrincha, a alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade. In: Robson Loureiro; Antonio Álvaro Soares Zuin. (Org.). A Teoria Crítica vai ao cinema. 1 ed. Vitória: EDUFES, 2010, v. p. 159-176.
192. VAZ, Alexandre Fernandez. Educação, experiência, sentidos do corpo e da infância (um estudo experimental em escritos de Walter Benjamin). In: Pedro Angelo Pagni; Rodrigo Pelloso Gelamo. (Org.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. 1 ed. Marília; São Paulo: Poiésis, Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2010, v. p. 35-50.
191. VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre os esforços da Aufklärung: sobre educação e política depois de Auschwitz. In: Bruno Pucci; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, v. p. 115-130.
190. RICHTER, Ana Cristina; VAZ, Alexandre Fernandez. A infância como um outro da razão: um estudo a partir de documentos e cenas de práticas pedagógicas institucionais. In: Maria do Carmo Morales Pinheiro. (Org.). Intensidades da Infância: corpo, arte e o brincar. 1 ed. Goiânia: Editora UFG, 2010, v. p. 1-16.
189. Zuin, Antônio. O Professor Lixo e a Sedução do Anjo Azul. In: LOUREIRO, Robson; ZUIN, Antonio. (Org.). A Teoria Crítica Vai Ao Cinema. 1 ed. VITÓRIA - ES: EDITORA DA UFES, 2010, v. 1000, p. 97-114.
188. Zuin, Antônio. Ressentimento e Idealização Entre Alunos e Professores. In: Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu e Maria dos Remédios de Brito. (Org.). Educação Em Tempos Precários. 1 Ed. Belém Do Pará: Editora Da Universidade Federal Do Pará, 2010, v. 1, p. 109-125.
187. Zuin, Antônio; PESCE, Lucila. Razão Instrumental, Emancipação E Formação On Line De Educadores. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio. (Org.). Educação On Line. 1 ed. RIO De Janeiro: Wak, 2010, v. 1, p. 109-137.
186. Zuin, Antônio. Amok On Line e Ressentimento Entre Professores e Alunos. Teoria Crítica e Inconformismo: Novas Perspectivas de Pesquisa. 1 Ed. Campinas: Autores Associados, 2010, v. 2000, p. 57-77.
185. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Comunicação e Educação na Era Digital: Reflexões sobre Estética e Virtualização. In: Marialva Barvosa; Osavando J. de Morais. (Org.). Comunicação, Cultura e Juventude. São Paulo: Intercom, 2010, v. 1, p. 363-379.
184. PUCCI, B.; CERASOLI, Josianne Francia. Afinidades eletivas: os irmãos Taviani recriam Goethe. In: Loureiro, Robson; Zuin, Antonio Álvaro Soares. (Org.). A Teoria Crítica vai ao Cinema. 1ª ed. Vitória, ES: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2010, v. 01, p. 177-204.
183. PUCCI, B.; RODRIGUES, Naê Pereira Prada. As novas tecnologias, o capitalismo global e seus desdobramentos. In: BRITO, Maria dos Remédios; OLIVEIRA, Damião Bezerra; ABREU, Waldir Ferreira de. (Org.). Educação em tempos precários: A formação entre o humano e o inumano. 1ª ed. Belém, PA: Editora da Universidade Federal do Pará, 2010, v. 01, p. 65-80.
182. PUCCI, B. Da ambivalência da educação à distância: reflexões. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio. (Org.). Educação a distância online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2010, v. 01, p. 49-72.
181. PUCCI, B.. Theodor Adorno, Educação e Inconformismo: ontem e hoje.. In: PUCCI, B.; Zuin, A.; Lastória, L.. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010, v. 01, p. 41-56.
180. Desuó, Naê Prada Rodrigues; PUCCI, B. O entrelaçamento entre tecnologia, ciência e capital e as bases para um diagnóstico crítico da deterioração da subjetividade. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi; PITANO, Sandro de Castro. (Org.). Filosofia e Educação: articulações, confrontos e controvérsias. 1 ed.
179. PUCCI, B.; PEREIRA, Soraia Maria dos Santos. O mundo globalizado como realização da utopia de Huxley. In: Gabriela Rizo; Pedro Hussak; Roberta Lobo. (Org.). Reflexões sobre Educação e Barbárie. 1 ed. Seropédica, RJ: Editora da Univ. Rural do Rio de Janeiro, 2010, v. 01, p. 41-56.
178. DURÃO, F. A. Transformações da história de detetive no cinema e a (des)educação para a leitura. In: Robson Loureiro; Anonio Zuin. (Org.). A teoria crítica vai ao cinema. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2010, v. p. 217-230.
177. DURÃO, F. A. On the disappearance of objects. In: Eric Gilder; Alexandra Mitrea; Ana-Karina Scheider. (Org.). The English Connection. Bucareste e Sibiu: Unesco/Univ.Lucian Blaga, 2010, v. , p. 45-57.
176. HULLOT-KENTOR, R.; DURÃO, F. A. Fabio Akcelrud Durão in Conversation with Robert Hullot-Kentor. In: Fabio Akcelrud Durão. (Org.). Culture Industry Today. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2010, v. p. 156-178.
175. DURÃO, F. A.; FENERICK, J. A. Tom Zé's Unsong and the Fate of the Tropicália Movement. In: Renée Silverman. (Org.). The Popular Avant-Garde. Amsterdã: Rodopi Press, 2010, v. p. 300-314.
174. STÓRIA, L. A. C. N. Utopias Somáticas como contraface da Distopia Social. In: Bruno Pucci; Jorge de Almeida; Luiz A.Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Experiência Formativa e Emancipação. São Paulo: Nankin Editorial, 2010, v. 1, p. 273-286.
173. LASTÓRIA, L. A. C. N. A propósito das Barebacking Parties: a morte voluntária como possibilidade normal de existência. In: Maria dos Remédios de Brito; Damião B. Oliveira; Waldir F. de Abreu. (Org.). Educação em Tempos Precários: entre o humano e o inumano. 1 ed. Belém: EDUFP, 2010, v. 1, p. 125-138.
172. LASTÓRIA, L. A. C. N. Sociedade, linguagem e subjetividade. In: Lastória, L. A. C. N.; Pucci, B.; Zuin, A. A. S. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2010, v. 1, p. 77-94.
171. GOMES, L. R. Agir Comunicativo, Diálogo e Educação em Habermas. In: Pedro Goergen. (Org.). Educação e Diálogo. 1 ed. Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 55-82.
170. GOMES, L. R. Ação Comunicativa, Democracia E Formação Politica. In: Luiz Roberto Gomes, Osvaldo Freitas de Jesus e Bento Itamar Borges. (Org.). Direito e Democracia em Habermas: pressupostos e temas em debate. 1 ed. São Paulo: Xamã e FAPEMIG, 2010, v. 1, p. 89-106.
169. GOMES, L. R. EaD e a legitimação do saber técnico-científico na educação superior brasileira. In: João dos Reis Silva Jr.. (Org.). Educação à Distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010, v. p. 1-20.
168. GOMES, L. R. Teoria Crítica, Educação E Política. In: Antônio A. Zuim; Bruno Pucci; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, v. p. 1-16.
167. CAMPOS, N. M. A. A. Apreciação Estética e Indústria Cultural. In: Pucci, Zuim & Lastória. (Org.). Teoria crítca e inconformismo. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2010, v. 01, p. 183-198.
166. VILELA, Rita Amelia. T. Dimensões da análise sociológica na Teoria Crítica: Theodor Adorno e a crítica à sociedade danificada e à educação. In: BRITO, Maria dos Remédios; BEZERRA, Damião Oliveira; ABREU, Waldir Ferreira de. (Org.). EDUCAÇÃO EM TEMPOS PRECÁRIOS: a formação entre o humano e o inumano.. 1 ed. Belém/PA: EDUFPA, 2010, v. 01, p. 17-48.
165. VILELA, Rita Amelia. T. Desafios e perspectivas para a escola contemporânea na ótica da Teoria Crítica de Theodor Adorno - implicações para o professor. In: DALBEN, Angela; DINIZ; Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: didática, formação de professores e trabalho docente. 001 ed. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2010, v. 01, p. 778-800.
164. VILELA, Rita Amelia. T. Teoria Crítica e pesquisa empírica: metodologia hermenêutica objetiva na investigação da escola contemporânea. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, ANTONIO Alvaro; 163. LASTORIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. (Org.). Teoria Crítica e inconformismo. Novas perspectivas de pesquisa. 01 ed. São Paulo: Autores associados, 2010, v. 01, p. 121-150.
162. MALETTA, Ana Paula Braz; VILELA, Rita Amelia. T. A capacidade emancipatória do processo educativo e a desnaturalização das diferenças na escola: um diálogo com Theodor Adrono. In: LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. (Org.). Aprendizagem & Inclusão. 01 ed. Santa Cruz do Sul - RGSul: EDUNISC, 2010, v. 01, p. 01-276.
161. LOUREIRO, R.; Antonio Zuin. Apresentação de Livro. In: LOUREIRO, Robson; ZUIN, Antonio Álvaro Soares. (Org.). A teoria crítica vai ao cinema. VITÓRIA: EDUFES, 2010, v. 1, p. 7-14.
160. LOUREIRO, R. Adorno e o cinema: a conversa continua. In: LOUREIRO, Robson; ZUIN, Antonio Álvaro Soares. (Org.). A teoria crítica vai ao cinema. 1 ed. VITÓRIA: EDUFES, 2010, v. 1, p. 53-85.
2009
159. FARIAS, M. N. ; RODRIGUES, Luciana Azevedo . A extrema relação do homem com a natureza. In: Sinésio Ferraz Bueno. (Org.). Teoria Crítica e sociedade contemporânea. 1ed.São Paulo: UNESP, 2009, v. , p. 197-201.
158. VAZ, A. F. Técnica, esporte, rendimento. In: Marco Paulo Stigger; Hugo Lovisolo. (Org.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009, v. p. 135-156.
157. VAZ, A. F. O tema do esporte e da técnica revisitado. In: Marco Paulo Stigger; Hugo Lovisolo. (Org.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009, v. p. 205-210.
156. VAZ, A. F. Cinema, corpo, boxe: reflexões sobre suas relações e a questão da construção da masculinidade. In: Victor Andrade de Melo; Maurício Drumond. (Org.). Esporte e cinema: novos olhares. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009, v. p. 95-144.
155. ALBINO, Beatriz Staimbach; Zeiser, Cristiane Camila; BASSANI, Jaison José; VAZ, A. F. Esporte e violência como temas da Educação Física: uma experiência de ensino na educação fundamental. In: Diana Carvalho de Carvalho; Ilana Laterman; Leandro Belinaso Guimarães; Nelita Botolotto. (Org.). Relações interinstitucionais na formação de professores. 1 ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2009, v. p. 203-216.
154. VAZ, Alexandre Fernandez. Hugo Lovisolo: admiração intelectual, amizade. In: Sebastião José Votre; Márcia More; Antonio Jorge Gonçalves Soares. (Org.). Mediação entre as Ciências Sociais e a Educação Física. Rio de Janeiro: Maua, 2009, v. p. 34-48.
153. Alexandre Fernandez. O herói esportivo deficiente: aspectos do discurso em mídia impressa sobre o Parapan-Americano 2007. In: Giovani De Lorenzi Pires. (Org.). Observando o Pan RIO/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009, v., p. 149-167.
152. VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a relação ensino-pesquisa na formação inicial em Educação Física. In: William Moreno-Gómez; Sandra Maryory Pulido-Quintero. (Org.). Universidad, Currículo y Educación Física. 1 ed. Medellín: Funámbulos, 2009, v. p. 109-117.
151. SOARES, A. J. ; VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte, globalização e negócios: o Brasil dos dias de hoje. In: Mary Del Priori; Victor Andrade de Melo. (Org.). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. 1 ed. São Paulo: UNESP, 2009, v. p. 481-504.
150. VAZ, Alexandre Fernandez. Infância, escolarização, semiformação: reflexões sobre a memória e as. In: Bruno Pucci; Jorge de Almeida; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Experiência formativa & Emancipação. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2009, v., p. 53-67.
149. Zuin, Antônio. Sobre corpos, estampas e a doce paranóia. In: Bruno Pucci, Jorge Almeida e Luiz Lastória. (Org.). Experiência Formativa & Emancipação. 1 ed. SÃO PAULO: NANKIN, 2009, v. 1, p. 287-303.
148. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Tecnologia e Sensibilidade: Homens e Máquinas na Sociedade Global. In: Bruno Pucci; Jorge de Almeida; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Experiência Formativa & Emancipação. São Paulo: Nankin, 2009, v. 1, p. 115-126.
147. PUCCI, B. O riso e o trágico na Indústria Cultural: a catarse administrada (edição customizada). In: Carvalho, Alonso Bezerra de; Silva, Wilton Carlos Lima da. (Org.). Sociologia da Educação: Leituras e Interpretações. 2ª ed. São Paulo: AVERCAMP, 2009, v. 1, p. 97-112.
146. PUCCI, B. A formação emancipadora no admirável mundo globalizado. In: Angelo Vitório Cenci; Claudio Almir Dalbosco; Eldon H. Mühl. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. 1ª ed. Passo Fundo, RS: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2009, v. 1, p. 239-252.
145. PUCCI, B. A Escola e a Semiformação mediada pelas Novas Tecnologias. In: PUCCI, B.; ALMEIDA, J. de; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Org.). Experiência Formativa & Emancipação. 1º ed. São Paulo: Nankin, 2009, v. 1º, p. 69-80.
144. DURÃO, F. A. The Challenge of Critical Reflexivity Through a Postmodern Paradox. In: Gláucia Renat Gonçalves et. alii. (Org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009, v. p. 225-240.
143. DURÃO, F. A.; PONTE, C. ; FELIX, J. C. Wahrheit der Favela. In: Butis Butis, Marion Herz, Alexander Klose, Jan Philip Müller und Isabel Kranz. (Org.). Goofy History: Fehler machen Geschichte. Viena/Colônia/Weimer: Böhlau Verlag, 2009, v. p. 17-19.
142. DURÃO, F. A. As artes em nó. In: MARQUES, B.C.; CALZAVARA, R.B. (Org.). Teoria da literatura I. São Paulo: Pearson Education, 2009, v, p. 169-182.
141. DURÃO, F. A. Interpelação e educação estética. In: PUCCI, B.; ALMEIDA, J.; LASTÓRIA, L.A.C.N.. (Org.). Experiência Formativa e Emanciapação. São Paulo: Nankin, 2009, v. p. 203-218.
140. DURÃO, F. A. O desafio da reflexividade crítica por meio de um paradoxo pós-moderno. In: Ana Beatriz Gonçalves; Silvina Liliana Carrizo; Verônica Lucy Coutinho. (Org.). Literatura, Crítica e Cultura III. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009, v. p. 11-22.
139. LASTÓRIA, L. A. C. N. Dogville: o precipício como metáfora da moralidade ocidental. In: Robson Loureiro e Antonio Alvaro Soares Zuin. (Org.). A Teoria Crítica vai ao Cinema. 1 ed. Vitória - ES: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo - EDUFES, 2009, v. 1, p. 205-216.
138. FABIANO, L. H. Adorno visita o Iraque vindo da Palestina. Na mala de viagem, o roteiro dos corpos torturados. Teoria Crítica e a barbárie revisitada. In: Bruno Pucci; Jorge de Almeida e Luiz A. Calmon Nabuco Lastória. (Org.). EXPERIÊNCIA FORMATIVA & EMANCIPAÇÃO: Nankin, 2009, v. p. -.
137. FABIANO, L. H. Teoria Crítica e Educação: antecedentes sociológicos dos ismos pedagógicos. O novo velho no velho novo ou deste para aquele. In: ZUIN, Antônio; PUCCI, Bruno. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, v. p. 30-42.
136. GOMES, L. R. A Teoria da Solidariedade Social de Durkheim na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. In: Margarita Sgró. (Org.). Teoría crítica de la sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía. 1 ed. Tandil - AR: FCH-Universidad Nacional del Centro de Buenos Aires, 2009, v. 1, p. 453-469.c
135. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. O ser, o tempo e o (quase) nada. In: Bruno Pucci; Jorge de Almeida; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009, v. p. 103-113.
134. CAMPOS, N. M. A. A. As diretrizes curriculares e o processo de semiformação. In: BRINO PUCCI; JORGE ALMEIDA; LIUZ A. CALMON NABUCO LASTÓRIA. (Org.). EXPERIÊNCIA FORMATIVA & EMANCIPAÇÃO. 01 ed. SAO PAULO: NANKIN EDITORIAL, 2009, v. 01, p. 81-87.
2008
133. MELO, Victor Andrade; VAZ, A. F. . Cinema, corpo, boxe: reflexões sobre suas relações e notas sobre a questão da construção da masculinidade. In: Elaine Romero; Erick Giuseppe Barbosa. (Org.). Universo do corpo: feminilidade, masculinidades. 1 ed. Rio de Janeiro: Shape/Faperj, 2008, v., p. 117-126.
132. VAZ, A. F. Pesquisa como profissão: Theodor W. Adorno. In: Lucídio Bianchetti; Paulo Meksenas. (Org.). Tecendo o conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v., p. 119-134.
131. VAZ, A. F. Corpo, espetáculo, fetichismo: questões para a compreensão do movimento da indústria cultural hoje. In: Fabio Akcelrud Durão; Antônio Zuin; Alexandre Fernandez Vaz. (Org.). A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008, v. p. 199-2111.
130. MWEWA, Muleka; VAZ, A. F. Tensions dialectiques : La Capoeira dans la société administrée et l´inconformisme culturel. In: Muleka Mwewa. (Org.). África e suas diásporas: Olhares Interdisciplinares. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008, v. p. 139-167.
129. VAZ, A. F.; HAMMES, Priscila Daniela; BENDO, Priscila. Prática de ensino de Educação Física em classe hospitalar: reflexões sobre uma experiência nos primeiros anos do Ensino Fundamental. In: Izabel Christine Seara; Maria de Fátima Sabino Dias; Luciana Esmeralda Ostetto; Suzani Cassiani. (Org.). Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v., p. 57-69.
128. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O Orkut Como Fonte de Pesquisa em Educação. In: Lucidio Bianchetti. (Org.). A Trama do Conhecimento: Teoria, Método e Escrita em Ciência e Pesquisa. 1 ed. Campinas: PAPIRUS, 2008, v. 1, p. 223-239.
127. Zuin, Antônio; LASTÓRIA, Luiz Nabuco; DURÃO, Fabio. Postmoderne Mit Haken. In: Oliver Decker; Tobias Grave. (Org.). Kritische Theorie Zur Zeit. 1 Ed. Springe: ZU KLAMPEN, 2008, v. 1, p. 39-48.
16. PUCCI, B. Educação contra a Barbárie. In: Brito, M. R.; Oliveira, D. B.; Gonçalves, J. F.. (Org.). Filosofia, Formação e Educação, apontamentos e perspectivas. 1 ed. Belém, PA: EDUFPA, 2008, v. 1, p. 119-134.
125. PUCCI, B. A alegoria da esperança no Doutor Fausto, a quatro mãos. In: Zuin, A. A. S.; Durão, F. A.; Vaz, A. F. (Org.). Indústria Cultural Hoje. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2008, v. 1, p. 147-162.
124. PUCCI, B. Tecnologia, crise do indivíduo e formação. In: MOREIRA; PUCCI, B; ZAMORA. (Org.). Adorno, Educação e Religião. 1 ed. Goiânia, Goiás: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2008, v. 1, p. 82-97.
123. PUCCI, B. A atualidade da Filosofia em Theodor Adorno. In: Bruno Pucci; Alberto da Silva Moreira; José Antonio Zamora. (Org.). Adorno, Educação e Religião. 1 ed. Goiânia: Editora da Univ. Católica de Goiás, 2008, v. 1, p. 79-89.
122. DURÃO, F. A. Africa and the Americas: culture and religion. In: Richard M. Juang; Noelle Morrissette. (Org.). Africa and the Americas: Culture, Politics, and History. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2008, v. 1, p. 11-18.
121. DURÃO, F. A. Da superprodução semiótica: caracterização e implicações estéticas. In: Durão, F.A.; Zuin, A.; Vaz, Alexandre Fernandez. (Org.). A Indústria Cultural Hoje. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008, v. p. 39-48.
120. DURÃO, F. A. On Cordiality and Nationalism: Investigating Peripheral Modernist Group Formation in Brazil. In: Fabio Akcelrud Durão; Dominic Williams. (Org.). Modernist Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2008, v. p. 241-256.
119. ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. DURÃO, F. A. Postmoderne mit Haken. Christoph Türckes Zeichengebrauch. In: Oliver Decker; Tobias Grave. (Org.). Kritische Theorie zur Zeit. Springen: zu Klampen, 2008, v. p. 251-254.
118. DURÃO, F. A. Do envelhecimento de Freud: duas razões para uma nova urgência de leitura. In: Nina V. de Araújo Leite; Flavia Trocoli. (Org.). UM retorno a Freud. Campinas: Mercado de Letras, 2008, v, p. 283-292.
117. LASTÓRIA, L. A. C. N. Uma nova economia psíquica ou mutações tópicas? Elementos para reflexão acerca da subjetividade contemporânea. In: Fabio Akcelrud Durão; Antônio Zuin; Alexandre Fernandez Vaz. (Org.). A indústria cultural hoje. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008, v, p. 65-77.
116. ZUIN, Antonio Álvaro Soares; LASTÓRIA, L. A. C. N.; DURÃO, F. Postmoderne mit haken - Christoph Turcke Zeichengebrauch. In: Oliver Decker; Tobias Grave. (Org.). Kritische theorie zur Zeit. 1 ed. Springe: Klampen Verlag, 2008, v. 1, p. 251-254.
115. FABIANO, L. H. Literatice e sedução autoritária. In: Bruno Pucci. (Org.). A indústria cultural hoje. Piracicaba: Boitempo, 2008, v. , p. 163-170.
114. FABIANO, L. H. Benjamin & Baudelaire: dos encantos da Lírica aos escombros do capital. In: Maria Cristina Gomes Machado, Terezinha Oliveira1. (Org.). Educação na História. 1 ed. São Luiz - MA: Editora UEMA, 2008, v. 1, p. 251-264.
113. GOMES, L. R. Linguagem e Cognição em Habermas. In: César Candiotto. (Org.). Mente, Cognição e Linguagem. 1 ed. Curitiba: Champagnat, 2008, v. p. 155-181.
112. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Comunicação num mundo distópico: Small talk - conversas vazias. In: Fabio Akcelrud Durão; Antônio Zuin; ALexandre Fernandez Vaz. (Org.). A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo editorial, 2008, v. p. 125-138
111. VILELA, Rita Amelia. T. Tensões, decisões e ações na história da ANPEd: uma conversa com um grupo de Minas.. In: Marília Araújo Lima Pimentel. (Org.). Memórias da ANPEd: 30 anos.. 1 ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2008, v. 1, p. 1-28.
2007
110. TORRI, Giselle; BASSANI, Jaison José; HANSEN, Roger; VAZ, A. F. Gênero, consumo, sofrimento: um estudo sobre o culto dos corpos jovens em uma academia de ginástica e musculação. In: Zandra Pedraza. (Org.). Políticas y estéticas del cuerpo en América Latina. 1 ed. Medellín: Editorial Universidad, 2007, v. p. 285-311.
109. VAZ, A. F. Notas Conceituais sobre Mímesis e Educação do Corpo em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen; Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. 1 ed. Campinas: Alínea, 2007, v. p. 189-202.
108. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Educação Pela Ironia. In: PUCCI, Bruno; GOERGEN, Pedro; FRANCO, Renato. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. 1 ed. Campinas: ALÍNEA, 2007, v. 1, p. 165-177.
107. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; RIPA, Roselaine. Indústria Cultural E Educação: Qual É A Minha Marca?. In: Marisa Bittar; Roseli Esquerdo Lopes. (Org.). Estudos Em Fundamentos Da Educação. 1 Ed. São Carlos: Pedro E João, 2007, v. 1, p. 185-205.
106. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Indústria Cultural E A Humilhação Do Trágico. In: Douglas Garcia Alves Jr. (Org.). Os Destinos Do Trágico. 1 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 23-35.
105. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Seduções E Simulacros: Considerações Sobre A Indústria Cultural E Os Paradigmas Da Resistencia E Da Reprodução Em Educação 4ª edição. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica E Educação 4ª Edição. 4 Ed. Petrópolis: VOZES, 2007, v. 1, p. 151-177.
104. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães. O Sensacionalismo na Forma de Construção da Notícia. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen, Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alínea, 2007, v. p. -.
103. PUCCI, B. Anotações sobre Teoria e Práxis educativa. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen; Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. 1ª ed. Campinas, SP: Alínea, 2007, v. p. 141-153.
102. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação (4ª edição). In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 4ª ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2007, v., p. 11-58.
101. DURÃO, F. A. Da crítica como performance na indeterminação: ensaio de John Cage. In: DURÃO F.A., LOPES L.P.M., ROCHA R.F. (Org.). Performances; Estudos de literatura em homenagem a Marlene Soares dos Santos. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007, v. p. 217-234.
100. DURÃO, F. A. Towards a Model of Inclusive Exclusion: Marginal Subjectivation in Rio de Janeiro. In: Niyi Afolabi; Esmeralda Ribeiro; Marcio Barbosa. (Org.). The Afro-Brazilian Mind. Trenton: Africa World Press, 2007, v p. 75-86.
99.LASTÓRIA, L. A. C. N. Sobre a Teoria Crítica na Polêmica contra o Fundamentalismo. In: Pucci, Bruno; Goergen, Pedro; Franco, Renato. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2007, v. p. 177-185.
98. FABIANO, L. H. Benjamim, Anjos e Demônios nos cacos da História. In: Bruno Pucci, Pedro Goergen, Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. 1 ed. Piracicaba: Átomo & Alinea, 2007, v. 1, p. 1-15.
97. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Sociedade, Escola e Barbárie. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen; Renato Franco. (Org.). Dialética negativa, estética e educação. 1a ed. Campins - SP: Alinea, 2007, v. 01, p. 153-164.
96. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. O diálogo e as línguas no mundo globalizado. In: Elisabete Gabriela Castellano; Rodolfo Antônio de Figueiredo; Caio Luiz de Carvalho. (Org.). (Eco)turismo e educação ambiental: diálogo e prática interdisciplinar. São Carlos-SP: Rima Editora, 2007, v. p. 289-299.
95. FRANCO, R. O artista como o eremita que sabe o horário de partida do próximo trem: sobre o conceito de autonomia estética na obra de T. Adorno. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen; Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. Campinas: Alinea Editora, 2007, v. p. 49-66.
2006
94. VAZ, A. F. Marcas do corpo escolarizado, inventário do acúmulo de ruínas: sobre a articulação entre memória e filosofia da história em Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. In: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. (Org.). Educação do corpo na escola brasileira. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2006, v., p. 35-55.
93. VAZ, A. F. Lazer, Indústria Cultural e Biopolítica. In: ISAYAMA, Hélder F.; LINHALES, Meily A.. (Org.). Sobre Lazer e Política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2006, v., p. 19-40.
92. VAZ, A. F. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: Carmen Lúcia Soares. (Org.). Corpo e História. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2006, v., p. 43-60.
91. Zuin, Antônio. O Gosto da Cultura. In: Althoff, Gabriele. (Org.). Ex-Bolsistas na Alemanha. 1 Ed. Rio De Janeiro: Editora do DAAD, 2006, v. 1, p. 12-13.
90. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Corpo, Mediação Tecnológica e Desumanização. In: Wagner Wey Moreira. (Org.). Século XXI - A Era do Corpo Ativo. Campinas: Papirus, 2006, v., p. 183-203.
89. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ambiente Tecnológico e Formação: Dilemas Educacionais Contemporâneos. In: Dirceu Hermes. (Org.). Mídia, Educação e Cultura - Múltiplos Olhares sobre a Comunicação Regional. Chapecó - SC: Argos - Editora Universitária, 2006, v. p. 147-156.
88. PUCCI, B. Educação contra a Intolerância. In: FÁVERO, Altair Alberto; DALBOSCO, Cláudio Almir; MARCON, Telmo. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade e tolerância. 1ª ed. Passo Fundo, RS: Editora UFP/DAAD, 2006, v. p. 404-418.
87. PUCCI, B. Estética e Alteridade: Beckett, Adorno e a contemporaneidade. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete M.. (Org.). Cultura e Alteridade: confluências. 1ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006, v. p. 79-100.
86. PUCCI, B. O riso e o trágico na Indústria Cultural: a catarse administrada. In: CARVALHO, Alonso Bezerra de; SILVA, Wilson Carlos Lima da. (Org.). Sociologia e Educação: Leituras e Interpretações. 1ª ed. São Paulo: AVERCAMP, 2006, v. p. 97-112.
85. DURÃO, F. A. Sobre a ficção suprema: prolegômeno e contra-exemplo. In: Maria Lúcia Outeiro Fernandes; Guacira Marcondes Machado Leite; Maria de Lourdes Ortiz Gardini Badan. (Org.). Estrelas extremas: ensaios sobre poesia e poetas. Araraquara/São Paulo: Laboratório Editorial/Cultura Acadêmica, 2006, v. p. 28-43.
84. DURÃO, F. A. Derrida, Marx e seus Espectros: Reconstituindo um Debate. In: Fabio Akcelrud Durão; Alcides Cardoso dos Santos, Maria das Graças G. Villa da Silva. (Org.). Desconstruções e Contextos Nacionais. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, v. p. 224-238.
83. LASTÓRIA, L. A. C. N. Notas sobre Cultura e Racionalidade em Adorno e Horkheimer. In: Altair Fávero, Claudio Almir Dalbosco, Telmo Marcon. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: Racionalidade e Tolerância. 1ª ed. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2006, v. I, p. 378-389.
82. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton; MORAES, R. A. Introdução a "Educação Crítica Hoje". In: Newton Ramos de Oliveira & Raquel de Almeida Moraes. (Org.). Educação Critica Hoje, Ilan Gur-Ze'ev. 1 ed. Brasilia: Editora Universidade de Brasilia, 2006, v. 01, p. 01-240.
81. FRANCO, R. O dilaceramento social do Narrador: sobre Quatro-Olhos, de R. Pompeu. In: Vecchio, A. Etelarolli, S. (Org.). Literatura e política brasileira no século XX. 142 ed. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2006, v. 1, p. -115.
2005
80. CARBALLO, Carlos; VAZ, A. F. identidad de la Educación Física y metodología de la investigación: interfases, paradojas y malentendidos. In: Valter Bracht; Ricardo Crisorio. (Org.). La Educación Física en Argentina y en Brasil: identidad, ddsafíos y perspectivas. 2 ed. La Plata: Al Margen, 2005, v. p. 97-105.
79. VAZ, A. F. Metodología de la Investigación "en Educación Física": notas de trabajo. In: Valter Bracht; Ricardo Crisorio. (Org.). La Educación Física en Argentina y en Brasil: identidad, desafíos y perspectivas. 2 ed. La Plata: Al Margen, 2005, v, p. 119-129.
78. PUCCI, B.; OLIVEIRA, Newton de. Catharsis from the Greek to culture industry. In: Illan Gur Ze'ev. (Org.). In Critical Theory and Critical Pedagogy Today: toward a new critical language in Education. 1 ed. Haifa, Israel: Haifa Press: Faculty of education, 2005, 2005, v. 1, p. 280-288.
77. VILELA, Rita Amelia. T. Para uma Sociologia Crítica da Educação em Adorno e Horkheimer: apontamentos. In: Leila de Alvarenga Mafra; Maria de Lourdes Rangel Tura. (Org.). Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais.. Rio de Janeiro: Quartet, 2005, v. 2, p. 1-192.
2004
76. VAZ, A. F. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: Carmen Soares. (Org.). Corpo e História. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2004, v. p. 43-60.
75. VAZ, A. F. Corpo e indústria cultural: notas para pensar a educação na sociedade contemporânea. In: Antônio A. S. Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira. (Org.). Ensaios frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004, v. p. 117-135.
74. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; CARVALHEIRO, Suzana Aparecida. A Experiência Formativa Diante Da Educação À Distância. In: Ademar da Silva; Anete Abramowicz; Marisa Bittar. (Org.). Educação e Pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos. 1 ed. São Carlos: Rima, 2004, v. 1, p. 221-241.
73. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Dialética do Esclarecimento: A Sociedade da Sensação e da (Des)Informação. In: Antônio A. S. Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira. (Org.). Ensaios Frankfurtianos. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 175-189.
72. PUCCI, B. Filosofia Negativa e Arte: instrumentos e roupagens para se pensar a educação. In: Bruno Pucci; Antônio Alvaro Soares Zuin; Newton Ramos de Oliveira. (Org.). Ensaios Frankfurtianos. 01 ed. São Paulo: Cortez, 2004, v. 01, p. 89-97.
71. LASTÓRIA, L. A. C. N. O Topos Psicológico no Interior da Teoria Crítica da Sociedade. In: Antônio A S Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos De Oliveira. (Org.). Ensaios Frankfurtianos. São Paulo: Editora Cortez, 2004, v. p. 137-150.
70. FABIANO, L. H. Cultura das massas e cultura para as massas as armadilhas da comunicação atual. In: Delva Matiozzo; Maria de Lourdes Bacichet Gonçalves. (Org.). Democratização da educação em direção à prática inclusiva. (Caderno Temático - 3). 1 ed. Maringá: PMM/SEED, 2004, v. 1, p. -.
69. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. A ironia como ato de desvelamento. In: Antonio A.S. Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos de Oliveira. (Org.). Ensaios frankfurtianos. 01 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004, v. 01, p. 75-87.
68. FRANCO, R. Tecnologia e cultura na época da globalização. In: ZUIN, A.A.S.; PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.. (Org.). Ensaios Frankfurtianos. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2004, v. 1, p. 191-205.
2003
67. VAZ, A. F.; CARBALLO, Carlos. Introdução: Identidade da Educação Física e metodologia de pesquisa: interfaces, paradoxos, mal-entendidos. In: Valter Bracht; Ricardo Crisorio. (Org.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003, v. p. 103-113.
66. VAZ, A. F. Metodologia da pesquisa em Educação Física: algumas questões esparsas. In: Valter Bracht; Ricardo Crisorio. (Org.). A Educação Física no Brasil e na Argentina. Campinas: Autores Associados, 2003, v. p. 115-127.
65. CARBALLO, Carlos; VAZ, A. F. Identidad de la Educación Física y metodología de la investigación: interfaces, paradojas y malentendidos. In: Ricardo Crisorio; Valter Bracht. (Org.). La Educación Física en Argentina y en Brasil. Identidad, desafios y perspectivas. 1 ed. Mar del Plata: Al Margen, 2003, v. , p. 91-99.
64. VAZ, A. F. Metodología de la investigación en Educación Física: Notas de trabajo. In: Ricardo Crisorio; Valter Bracht. (Org.). La Educación Física en Argentina y en Brasil. Identidad desafíos y. 1 ed. Mar del Plata: Al Margen, 2003, v. , p. 113-123.
63. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O Processo De Industrialização Da Cultura Na Sociedade Do Espetáculo. . In: José Vaidergorn; Luci Mara Bertoni. (Org.). Indústria Cultural e Educação: Ensaios, Pesquisas, Formação.. 1 ed. Araraquara: JM editora, 2003, v. 1, p. 1-230.
62. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Sociedade Do Espetáculo E O Simulacro De Experiência Formativa. . In: Bruno Pucci; Luiz A. C. N. Lastória; Belarmino C.G. da Costa. (Org.). Tecnologia, Cultura e Educação...ainda Auschwitz. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003, v. 1, p. 141-157.
61. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Seduções e Simulacros: Considerações Sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistencia e da Reprodução em Educação 3ª Edição. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica E Educação 3ª Edição. 3 Ed. Petrópolis: VOZES, 2003, v. 1, p. 151-177.
60. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Educação dos Sentidos: A Mediação Tecnológica e os Efeitos da Estetização da Realidade. In: Belarmino Cesar Guimarães da Costa; Bruno Pucci; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Tecnologia, Cultura e Formação... ainda Auschwitz. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003, v. 1, p. 115-128.
59. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação (3ª edição). In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 3 ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2003, v. 1, p. 11-58.
58. PUCCI, B. Indústria Cultural e Educação. In: José Vaidergorn; Luci Mara Bertoni. (Org.). Indústria Cultural e Educação: ensaios, pesquisas, formação. Araraquara, SP: JM Editora Ltda, 2003, v. 01, p. 09-29.
57. LASTÓRIA, L. A. C. N. O Torre Eiffel: diversão como rito sodamasoquismo. In: Bruno Pucci; Belarmino César Guimarães da Costa; Luiz Antonio Nabuco Lastória. (Org.). Tecnologia, cultura e formação, ainda Auschwitz. 1 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003, v. 1, p. 181-192.
56. FABIANO, L. H. Auschwitz via Internet: seis milhões e meio de cadáveres nos contemplam. In: Pucci, Bruno; Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco; Costa, Belarmino César Guimarães da. (Org.). Tecnologia, Cultura e Formação... ainda Auschwitz. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003, v. 1, p. 129-140.
55. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Para nao imobilizar o conceito de indústria cultural. In: José Vaidergorn; Luci Mara Bertoni. (Org.). Indústria Cultural e Educação: ensaios, pesquisas, formação. 1a ed. Araraquara- S. Paulo: J M Editora, 2003, v. , p. 117-124.
54. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Educação e Emancipação. In: Raquel Lazzari Leite Barbosa. (Org.). Formação de Educadores: desafios e perspectivas. 1a ed. São Paulo: Editora UNESP, 2003, v. 01, p. 297-308.
53. FRANCO, R. Censura e cultura na época da ditadura militar no Brasil. In: Instituto Catalã d'Antropologia. (Org.). Cultura e Política. 1 ed. Barcelona: 2003, v. 1, p. -.
52. FRANCO, R. Censura e modernização da produção cultural no período militar. In: José Waidergorn (Org.). (Org.). Indústria Cultural e Educação. 1 ed. Araraquara: JM Editora, 2003, v. 1, p. -.
51. FRANCO, R. Para interromper o curso da história: uma leitura das teses sobre a Filosofia da História de W. Benjamin. In: E. Menezes; M. Donatelli (Org.). (Org.). Modernidade e idéia de História. 1 ed. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2003, v. 1, p. 248-276.
50. FRANCO, R. Modernidade e experiência de choque. In: Bruno Pucci; L. A. C. N. Lastoria; B. Cesar. (Org.). Tecnologia, cultura e formação... ainda Auchwitz. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003, v. 1, p. 157-180.
49. FRANCO, R. Literatura e catástrofe no Brasil: anos 70. In: M. Siligmann-Silva. (Org.). História, Memória, Literatura: o testemunho na era das catástrofes. 1 ed. Campinas: Unicamp, 2003, v. 1, p. 35-374.
48. VILELA, Rita Amelia. T.; CASTRO, Magali de. Profissão Docente: refletindo sobre a experiência de pesquisa na abordagem sócio-histórica. In: Nadir Zago; Marilia Pinto de Carvalho; Rita Amélia Teixeira Vilela. (Org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. 1 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003, v. 1, p. 223-244.
2002
47. VAZ, A. F. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão; Fabio Machado Pinto. (Org.). Educação do Corpo e Formação de Professores: Reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. 1 ed. Florianópolis: EDUFSC/INEP, 2002, v. p. 85-107.
46. VAZ, A. F. Sport, Identity and Myth in Three Moments of Brazilian Contemporany History. In: Arnd Krüger; Wolfgang Buss. (Org.). Sport History: Transformations, Continuity and Changes. Göttingen: NISH, 2002, v. p. 179-187.
45. VAZ, A. F. Da Matta: futebol-arte, drama e o dilema brasileiro. In: Ricardo de Figueiredo Lucena; Marcelo Proni. (Org.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002, v. p. 139-164.
44. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Indústria Cultural e a Educação Danificada: uma análise do trote universitário como rito sadomasoquista de integração. . In: Leda Pedroso; Luci Bertoni. (Org.). Indústria Cultural e Educação: Reflexões Críticas.. 01 Ed. Araraquara: UNESP/JM EDITORA, 2002, v. 1, p. 01-163.
43. PUCCI, B. Estética, Educação e Valores. In: Gislena A. Santos; Divino José da Silva. (Org.). Estudos sobre Ética. A construção de valores na sociedade e na educação. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. 01, p. 313-336.
42. PUCCI, B. PPGE/UNIMEP: 30 Anos de vida, de Produção e de Ousadia. In: Bruno Pucci; Cleiton de Oliveira; José Maria de Paiva; Raquel Gandini. (Org.). Trinta Anos de Pós-graduação em Educação: ensaios, dissertações e teses. 01 ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002, v. 01, p. 09-21.
41. FABIANO, L. H. O desaparecimento do sujeito: alienação e ideologia. In: Claudinei Luiz Chitolina; Hélio Roque Hartmann. (Org.). Filosofia e Aprendizagem Filosófica. 1 ed. Maringá-PR: Dental Press Editora Ltda, 2002, v. 1, p. 227-240.
40. FABIANO, L. H. Catarse e mídia: o horror e o espetáculo na sala de estar. In: DUARTE, Rodrigo et al.. (Org.). Kátharsis reflexões de um conceito estético. 1 ed. Belo Horizonte: Arte, 2002, v. 1, p. 265-272.
39. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Resistindo à indústria cultural. In: Leda Aparecida Pedroso; Luci Mara Bertoni. (Org.). Indústria cultural e educação: reflexões críticas. 1a ed. Araraquara: J. M. Editora, 2002, v. p. 135-146.
38. FRANCO, R. De Baudelaire ao Bungee-Jump. In: PEDROSO, L.A.; BERTONI, L. M. (Org.). Indústria Cultural e Educação (reflexões críticas). Araraquara: JM Editora, 2002, v. p. 53-71.
2001
37. VAZ, A. F.; SILVA, Ana Márcia; ASSMANN, Selvino José . O corpo como limite. In: Yara Maria de Carvalho; Katia Rubio. (Org.). Educação física e ciências humanas. São Paulo: Huicitec, 2001, v. 5, p. 77-88.
36. VAZ, A. F. Dominar a natureza, educar o corpo: notas conceituais a partir do tema da mímesis em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. In: José Carlos Grando. (Org.). A (des)construção do corpo. Blumenau: Edifurb, 2001, v. p. 133-157.
35. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A indústria cultural globalizada e os prejuízos da formação. In: Luiz Nabuco Lastória; Belarmino Cesar G. Da Costa; Bruno Pucci. (Org.). Teoria crítica, ética e educação. 1 ed. PIRACICABA E CAMPINAS: FAPESP/AUTORES ASSOCIADOS/UNIMEP, 2001, v. 1, p. 183-193.
34. PUCCI, B. O gigante da globalização e as fundas das Minima Moralia. In: Bruno Pucci; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória; Belarmino César Guimarães da Costa. (Org.). Teoria Crítica, Ética e Educação: 2001, v. 1, p. 15-28.
33. PUCCI, B. Fragmentos Éticos, Filosóficos e Educacionais para os dias de hoje. In: Divino José da Silva. (Org.). Ética e Educação para a sensibilidade em Max Horkheimer. 1ª ed. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2001, v. p. 11-19.
32. LASTÓRIA, L. A. C. N. O Sentido Ético da Psicanálise nos Limites da Crítica enquanto Praxis Possível. In: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória; Belarmino Cesar Guimarães da Costa; Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica, Ética e Educação. Piracicaba-Campinas: UNIMEP/Autores Associados/FAPESP, 2001, v. 1, p. 135-142.
31. FABIANO, L. H. BUFONICES CULTURAIS E DEGRADAÇÃO ÉTICA: ADORNO NA CONTRAMÃO DA ALEGRIA. In: Newton Ramos de Oliveira; Antônio Álvaro Soares Zuin; Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica, Estética e Educação. 1 ed. Campinas-SP; Piracicaba-SP: Autores Associados; Editora UNIMPED, 2001, v. 1, p. 135-146.
30. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Prefácio a Teoria crítica, ética e educação. In: Pucci, B; Lastória, L. A. C. N.; Costa, B.C.G.. (Org.). Teoria crítica, ética e educação. 1a ed. São Paulo / Piracicaba: Autores Associados/ Editora UNIMEP, 2001, v. p. 05-07.
29. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton; ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B. Pensamento e sensibilidade. In: Ramos-de-Oliveira, N.; Zuin, A. A. S.; Pucci, B. (Org.). Teoria crítica, estética e educaçào. 1ª ed. Campinas / Piracicaba: Autores Associados / Editora da UNIMEP, 2001, v. p. 43-60.
28. VILELA, Rita Amelia. T. CAPÍTULO DE LIVRO: MAX WEBER-Entender o Homem e Desvelar o Sentido da Ação Social. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel-Org. (Org.). SOCIOLOGIA PARA EDUCADORES. 1 ed. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2001, v. p. 1-160.
2000
27. VAZ, A. F.; HUPPERTZ, P. Kreativität und Mythos in brasilianischen Fussball. In: Schmidt, W.; Knollenberg, A.. (Org.). Sport - Spiel - Forschung: Gestern, Heute, Morgen. Hamburg: Czwalina, 2000, v. 112, p. 181-185.
26. DURÃO, F. A.; VESELA, P. The Cold War at the Turn of the Century. In: Frank Benseler; Werner Jung. (Org.). Lukács 2000. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2000, v. p. 241-244.
25. LOUREIRO, R. Filosofia da educação: contribuição para uma práxis psicopedagógica. In: Alacir de Araújo Silva; Maria Elizabeth Barros de Barros. (Org.). Psicopedagogia: alguns hibridismos possíveis. 1 ed. Vitória: Saberes Instituto de Ensino, 2000, v. 1, p. 215-238.
1999
24. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Indústria Cultural e Semiformação. In: Rodrigo Duarte; Virgínia Figueiredo. (Org.). As Luzes da Arte. 1 Ed. Belo Horizonte: Ópera Prima, 1999, v. 1, p. 561-572.
23. PUCCI, B. A regressão-reeducação dos sentidos na Dialética do Esclarecimento. In: RODRIGO DUARTE; VIRGÍNIA FIGUEIREDO. (Org.). Aa Luzes da Arte. 1 ed. Belo Horizonte: Opera Prima Ltda., 1999, v. 1, p. 165-177.
22. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Contribuições A Uma Educação Reflexiva e Criativa. In: Bruno Pucci; Antonio Alvaro Soares Zuin. (Org.). A PEDAGOGIA RADICAL DE HENRY GIROUX: UMA CRITICA IMANENTE. 01 ed. PIRACICABA / SP: EDITORA DA UNIMEP, 1999, v. p. 09-13.
21. FRANCO, R. IMAGENS DA REVOLUÇÃO NO ROMANCE PÓS-64. In: José Antonio Segatto; Ude Baldan. (Org.). SOCIEDADE E LITERATURA NO BRASIL. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, v. 1, p. 143-164.
1998
20. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS CONSCIÊNCIAS FELIZES: PSIQUES REIFICADAS EM ESCALA GLOBAL 2ª edição. In: BRUNO PUCCI. (Org.). A EDUCAÇÃO DANIFICADA: CONTRIBUIÇÕES À TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO 2ª Edição. 2 ed. PETRÓPOLIS: VOZES, 1998, v. 1, p. 117-139.
19. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Comunicação Mediática no Processo de Mundialização da Cultura. In: Antônio Álvaro Soares Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira. (Org.). A Edycação Danificada - Contribuições à Teoria Crítica da Educação. Petrópolis - RJ / São Carlos -: Vozes / Editora da UFSCar, 1998, v. , p. 181-194.
18. PUCCI, B. A teoria da semicultura e suas contribuições para a teoria crítica da educação (1ª Edição). In: Bruno Pucci; Newton Ramos de Oliveira; Antônio Álvaro Soares Zuin. (Org.). A Educação danificada. 1a ed. Petrópolis: VOZES, 1998, v. p. 89-116.
17. PUCCI, B. A teoria da semicultura e suas contribuições para a teoria crítica da educação (2ª Edição). In: Bruno Pucci; Antônio Álvaro Soares Zuin; Newton Ramos de Oliveira. (Org.). A Educação danificada: contribuições à teoria crítica da educação. 2ª ed. Petrópolis, RJ: VOZES/EDUFSCar, 1998, v. , p. 89-116.
16. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Algumas Reflexoes Sobre a Educacao Danificada. In: Antonio Alvaro Soares Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira. (Org.). A Educacao Danificada: Algumas Contribuicoes aTeoria Critica da Educacao. 2 ed. PETROPOLIS: VOZES / EDUFSCAR, 1998, v. p. 1-35.
1997
15. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A Indústria Cultural E As Consciências Felizes: Psiques Reificadas Em Escala Global 1ª Edição. In: Antonio Alvaro Soares Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos De Oliveira. (Org.). A Educação Danificada: Contribuições À Teoria Crítica Da Educação 1a Edição. 1a Ed. Petrópolis; São Carlos: VOZES/EDUFSCAR, 1997, v. 2, p. 117-138.
14. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Seduções e Simulacros: Considerações Sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistencia e da Reprodução em Educação 2ª Edição. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica E Educação 2ª Edição. 2 ed.: 1997, v. 1, p. 151-177.
13. FABIANO, L. H. Da Massificação da Leitura à Massificação da Escrita ou de como Carmem Miranda, Bacalhaus, Abacaxis e Terezinhas Bagunçaram O Chá das 5 da Acadêmia Brasileira de Letras. In: Bianchetti, Lucídio. (org.). (Org.). Trama & Texto: leitura crítica - escrita criativa. Vol. II. 1 ed. São Paulo-SP: Plexus Editora Ltda, 1997, v. II, p. 50-64.
12. FABIANO, L. H. Indústria Cultural e Educação Estética: Reeducar os Sentidos e o Gesto Histórico. In: Antônio Álvaro Soares Zuin, Bruno Pucci, Newton Ramos de Oliveira (org.). (Org.). A educação danificada: contribuições à teoria crítica da educação. 1 ed. Petrópolis-RJ; São Carlos-SP: Vozes e Universidade Federal de São Carlos, 1997, v. 1, p. 159-180.
11. LOUREIRO, R.; DELLA FONTE, S. S. Educação, cultura e sociedade contemporânea. In: Adriano Maia. (Org.). Ensaios: educação física e esporte. 01 ed. Vitória: CEFD/UFES, 1997, v. Vol. V, p. 85-109.
1996
10. VAZ, A. F. Max Horkheimer: a relação entre crítica, conhecimento e educação. In: Marli Auras; José André Angotti. (Org.). Cenas e Atores da Educação. Florianópolis: NUP/CED?UFSC, 1996, v. p. 19-29
9. PUCCI, B. Teoria Crítica e Produção do Conhecimento no Processo Educacional. In: WERNER MARKERT. (Org.). TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E POLITECNIA. 01 ed. CAMPINAS: PAPIRUS, 1996, v. 01, p. 39-52.
8. LOUREIRO, R.; DELLA FONTE, S. S. Educação física e sociedade: um diálogo epistemológico. In: Amarílio Ferreira Neto. (Org.). Pesquisa história em educação física. Vitória/ES: CEFD/UFES, 1996, v. p. 161-187.
1995
7. VAZ, A. F. A Filosofia na Educação Física: soltando as amarras, e a capacidade de ser negatividade. In: Amarílio Ferreira Neto; Silvana Vilodre Goellner; Valter Bracht. (Org.). As Ciências do Esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995, v. p. 165-191.
6. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Seduções e Simulacros: Considerações sobre a Indústria Cultural e os Paradigmas da Resistencia e da Reprodução em Educação 1ª Edição. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica E Educação: A Questão Da Formação Cultural Na Escola De Frankfurt. 1ª Edição. 1 Ed. Petrópolis; São Carlos: VOZES/EDUFSCAR, 1995, v. 2, p. 151-176.
5. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Indústria Cultural: Análise Crítica e suas Possibilidades de Revelar ou Ocultar a Realidade. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação - A Questão da Formação Cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis-RJ / S. Carlos-SP: Vozes / Editora da UFSCar, 1995, v. p. 177-197.
4. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação (2ª Edição). In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 2ª ed. Petrópolis, RJ: VOZES/EDUFSCar, 1995, v. , p. 11-58.
3. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. A Escola, Esse Mundo Estranho. In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação. 2ª Ed. Petrópolis / Sao Carlos: Vozes / Editora da UFSCar, 1995, v. p. 121-138.
2. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Formações Concorrentes. In: Raquel Volpato Serbino; Maria Aparecida Rodrigues de Lima Grande. (Org.). A Escola e Seus Alunos: estudos sobre a diversidade cultural. 1ª ed. São Paulo: UNESP, 1995, v. p. 15-29.
1994
1. PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação (1ª Edição). In: Bruno Pucci. (Org.). Teoria Crítica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frnakfurt. 1a ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 1994, v. p. 11-58.