Grupo de Pesquisa

Teoria Crítica e Currículo

A teoria crítica da educação de Adorno e sua apropriação para análise das questões atuais sobre currículo e práticas escolares (PUC-Minas). 

Resumo:
A pesquisa objetiva discutir o potencial da Teoria Crítica, em especial em Adorno, na Sociologia da Educação e suas possibilidades para a análise de questões atuais na escola e nos processos de socialização, sobretudo em relação ao currículo d práticas escolares. Procurará evidenciar a propriedade da epistemologia de Adorno para crítica das relações sociais para o desenvolvimento da lógica social que determina o funcionamento da escola, os resultados e os sentidos da escolarização. 

Palavras-chave: 
Educação e Emancipação; Sociologia da Educação; Teoria Crítica e Educação; Theodor Adorno e a Educação. 

Participantes:
Pesquisadoras:
Dra. Rita Amelia Teixeira Vilela
Mestre Ludmila Alessandra de Carvalho Gomes
Dra. Magali dos Reis
Estudantes:
Edna Gomes Roriz
Mestre Kátia Aparecida de Souza e Silva
Gabrielle Alves Chagas