Pequeno Histórico:
A UNIMEP se tornou a segunda sede do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, em março de 1997,com a aposentadoria de Bruno Pucci, na UFSCar, e seu ingresso na UNIMEP. O GP em Piracicaba inicialmente foi constituído pelos pesquisadores Bruno Pucci, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Luiz Antônio Calmon Nabuco e os mestrandos do PPGE/Unimep, Hudson Gomes, Paulo Ricardo de Souza, Roberto Rondon, Mariella Martins e Paulo Bereoff.
Em junho de 1998 realizou-se o I Colóquio Nacional do GP, na UNIMEP, com o título “O Ético, o Estético, Adorno”, Campus Taquaral, com 05 Conferências e 31 Comunicações Científicas, com 120 pesquisadores inscritos e cerca de 150 participantes e com o apoio financeiro da FAPESP.
Em março de 2000 aconteceu o II Colóquio Nacional “Dialética Negativa, Estética e Educação”, na UNIMEP, Campus Taquaral, com 05 conferências, 04 mesas-redondas, 55 Comunicações, 150 inscritos e 200 participantes, com o apoio financeiro da FAPESP.
Em maio de 2002 organizamos o III Colóquio Nacional “Tecnologia, Cultura e Formação ... ainda Auschwitz”, na UNIMEP, Campus Taquaral, com 05 conferências, 04 mesas redondas, 52 comunicações científicas, 180 inscritos e cerca de 220 participantes, com o apoio financeiro da FAPESP.
Em agosto de 2003, por ocasião do centenário do nascimento de Theodor Adorno, realizamos na UNIMEP, Campus Taquaral, o evento científico “100 Anos de Theodor W. Adorno: Colóquios”, com apoio da FAPESP e com a participação dos seguintes conferencistas: ChristophTürcke (Univ. Leipzig, DE), Marcos Nobre (UNICAMP), Susana Kampff Lages (UNICAMP), Jorge de Almeida (USP-SP), Mônica do Amaral (UNESP-Araraquara). Nesse mesmo ano de 2003, Nilce Maria Altenfelder S. de Arruda Campos doutorou-se em Educação, no PPGE/UNIMEP, e começou a fazer parte dos doutores pesquisadores do Grupo de Pesquisa.
Em setembro de 2004 aconteceu o primeiro evento internacional do GP: IV Colóquio Internacional “Teoria Crítica e Educação”, na UNIMEP, Campus Taquaral, com 04 conferências (duas de pesquisadores estrangeiros), 03 mesas-redondas, 80 comunicações científicas, 20 pôsteres, 210 inscritos e cerca de 250 participantes, com apoio da FAPESP.
Em agosto 2006 realizamos o V. Congresso Internacional de Teoria Crítica: Indústria Cultural Hoje, na UNIMEP, Campus Centro, com 04 conferências (três de pesquisadores estrangeiros), 03 mesas-redondas, 80 comunicações científicas, 33 pôsteres, 230 inscritos, com apoio financeiro da FAPESP, do CNPq, da CAPES e do DAAD.
O VI Congresso Internacional de Teoria Crítica, realizado na UFSCar em 2008, o VII Congresso de Teoria Crítica, na UNICAMP, em 2010 e o VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica, na UNESP-Araraquara, em 2012, tiveram a participação dos pesquisadores do GP da UNIMEP na organização, no comitê científico e na apresentação de mesas-redondas, de comunicações e pôsteres científicos.
Em 2010, a doutora Luzia Batista de Oliveira Silva ingressou como docente e pesquisadora no PPGE/UNIMEP e começou a fazer parte dos doutores pesquisadores do grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação.
Em agosto de 2011, comemoramos, na UNIMEP, os 20 Anos do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, com a exposição dos projetos de pesquisa dos doutores pesquisadores do grupo (25/08/2011) e com um dia para avaliação e apresentação de novas propostas, inclusive a da elaboração de um projeto temático a ser enviado à FAPESP (26/08/2011).
No ano de 2012 se deu a vinda do Dr. Mateu Cabot Ramis, como pesquisador visitante junto ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Mateu Cabot permaneceu entre nós de 01 de agosto a 30 de novembro de 2012, com o apoio da FAPESP. Proveniente de Palma de Mallorca, Espanha e professor/ pesquisador da Universidad das Ilhas Baleares, desenvolveu atividades de assessoria a projetos de pesquisa dos doutores/pesquisadores do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação das Sedes Institucionais da UNIMEP, UFSCar, UNESP/Araraquara, UNICAMP e UFLA (Lavras); além de que participou como conferencista de abertura do VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica (Araraquara); ministrou mini-cursos na UFSCar, na UNESP/Araraquara, na UFLA; participou de três encontros na disciplina Estética e Educação, no PPGE/UNIMEP; apresentou conferências nos PPGs da UNIMEP, da UNICAMP e da UFSCar; intermediou uma parceria de pesquisa entre a UNIMEP e a Universidad das Ilhas Baleares. Sua presença entre nós foi muito frutífera.
Em 2014, Ana Carolina K. Barcellos, que em 2013 fez estágio de 4 meses sob a supervisão de MAteu Cabot, se doutorou no PPGE/UNIMEP e ingressou como doutora pesquisadora de nosso Grupo de Pesquisa. Nesse mesmo ano, Alex Sander da Silva, da UNESC, Criciúma, SC., ingressou como Pós-Doutorando no PPGE/UNIMEP, sob a orientação de Bruno Pucci, e começou também a fazer parte dos doutores pesquisadores do Grupo de Pesquisa e participar ativamente das atividades acadêmicas e de pesquisas da Instituição Sede – UNIMEP.
Em setembro de 2014 foi realizado na UNIMEP, Campus Taquaral, Piracicaba o “IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações”, com 4 grandes conferências, 6 mesas-redondas, 101 comunicações científicas e 37 pôsteres. Teve a participação de cerca de 300 participantes. Recebeu apoio do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da UNIS.
Nos 17 anos de pesquisa do GP Teoria Crítica e Educação no PPGE/UNIMEP, 46 pós-graduandos defenderam dissertação de mestrado e 14 a tese de doutorado, tendo como referencial teórico os pensadores da Escola de Frankfurt e como orientadores Bruno Pucci (25M/10D), Luzia Batista de Oliveira Silva (6M/2D), Belarmino Cesar Guimarães da Costa (6M/1D), Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória (6M/1D), Nilce Maria A. S. de Arruda Campos (4M) e. Em 2010, Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória deixou a Unimep e ingressou na UNESP-Araraquara. Luzia Batista deixou o PPGE/UNIMEP e ingressou na Universidade de São Francisco em março de 2015, mas continua fazendo parte do GP da UNIMEP.
Pesquisadores participantes do GP.
Em 2012, o GP Teoria Crítica e Educação, com sede na UNIMEP, está constituído pelos seguintes pesquisadores:
Dr. Bruno Pucci, Novas Tecnologias e Teoria Crítica: a Educação a Distância Virtual nos cursos de Pedagogia II, CNPq, 2012-2016.
Dr. Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Digitalização da informação e as mudanças no formato da construção da notícia – Análise dos Projetos Experimentais de Jornalismo, 2012.
Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva: Walter Benjamin e Gaston Bachelard: aproximações sobre o núcleo da infância.
Dra. Nilce Maria Altenfelder S. de Arruda Campos, As Tecnologias de Informação e Comunicação-(TICs) e o Ensino Fundamental na Cidade de Piracicaba.
Dra. Ana Carolina K. Barcelos, A Experiência estética na formação dos docentes da Educação. Fundamental.
Doutorandos:
1. Moacir de Goes. Teoria Critica e TICs na formação de professores da Educação Básica. UNIMEP, 2011-2015.
2. Simone de Paula Teodoro Moreira. Os impactos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação docente em EAD. UNIMEP/UNIS (Dinter), 2012-2015.
3. Milton Pimentel Martins, 2012. O golpe militar de 1964 e sua memória nos livros didáticos de história, 2012-2015.
4. Gilberto Brandão Marcon, Influência do Liberalismo e do Marxismo na Formação Educacional da Sociedade de Massa. 2011-2015.
5. Helena de Fátima Bernardes Millani, Ética e Psicanálise na formação e educação do enfermeiro, 2011-2015.
6. Ariovaldo Jose Francisco, A crise da razão e do indivíduo na sociedade contemporânea. 2012-2016.
7. Leandro Eliel Pereira de Moraes, Adorno e o materialismo histórico e dialético: proximidades e divergências, 2013-2015.
8. Wanderson Gomes de Souza, Regulação, supervisão e avaliação: um estudo sobre políticas públicas para Educação a Distância, 2012 -2015.
9. Luiz Carlos A. de Aquino, Estudos sobre a Universidade Comunitária, 2013-2015.
10. Omir Wesley de Andrade. A filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur e a Educação, 2013-2015.
Mestre:
1. Tainã Moreira Gomes. Dança e dominação: a idealização da dança no cenário escolar. Defendeu em 2015.
Mestrandos:
1. Romualdo da Cruz Filho, Análise crítica de “O derrubador brasileiro” de Almeida Junior e suas contribuições à formação estética, 2014-2015
2. Amália Ranaldo Chiaradia. As relações no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância virtual, 2014-2015.
3. Nidal Alessandro Lima Abdalla, A categoria de tragédia e a crítica de Nietzsche aos estabelecimentos de ensino na Alemanha do século XIX, 2013-2015.
6. N. Yolanda Ruiz Leite Ribeiro – A literatura na aula de espanhol: análises das práticas educativas a partir da teoria crítica, 2014-2015.
7. Andrea Stefania Mascarello, Educar para (sobre)viver: trabalho, obra, ação e Educação em Hannah Arendt, 2015.
Graduandos:
1. Isabella Spinorello, A qualidade da Educação em curso de Pedagogia online da Universidade Aberta do Brasil, junho 2014-nov. 2015
2. Lucas Duarte de Moraes, bolsista de Apoio Técnico, CNPq
Fale Conosco:
Bruno Pucci bpucci@unimep.br
Luzia Batista de Oliveira Silva lubaos@gmail.com
Belarmino Cesar Guimarães da Costa bcgcosta@unimep.br
Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos nilarruda@uol.com.br
Ana Carolina K. Barcellos anakastein@hotmail.com
Dissertações de Mestrado PPGE UNIMEP
Teses de Doutorado PPGE UNIMEP