O Texto anexo traz a história do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, que começou a existir na UFSCar, em 1991 e que, até os dias de hoje, continua desenvolvendo pesquisas, publicando livros, capítulos de livros e artigos, orientando mestrandos, doutorandos e iniciantes à pesquisa, organizando eventos científicos, tendo como referência teórico-metodológica os pensadores da Escola de Frankfurt da primeira geração: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse. No contexto destes 24 anos de pesquisa foram desenvolvidos nove projetos integrados de pesquisa, criadas sete Sedes Institucionais do Grupo, organizados nove congressos de Teoria Crítica (três nacionais e seis internacionais) e publicados, pelos seus 17 doutores pesquisadores, 369 artigos científicos, 75 livros e 274 capítulos de livros; orientados 52 teses de Doutorado, 180 dissertações de Mestrado. Todos esses acontecimentos e outros estão expostos no Histórico do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação.
Piracicaba, outubro de 2015.
Para ler o histórico completo, baixe o arquivo disponível no link abaixo: