A exposição “Seu olhar, olha o meu” surgiu da realização de uma oficina de fotografia realizada com usuários do CAPS I de Santa Gertrudes por estagiários do “Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras”. O objetivo do projeto foi possibilitar aos usuários apreenderem a cidade por meio do recurso fotográfico compartilhando e (re)conhecendo-a a partir de um novo olhar.
O respectivo trabalho foi exposto no Centro Cultural Isidoro Demarchi na cidade de Santa Gertrudes e agora estará presente como Atividade Cultural do “I Seminário Regional de Atenção Psicossocial e Políticas Públicas”.
Local: Saguão do Teatro Unimep
Data: 23 e 24 de março
Abertura da exposição: 18h - dia 23 de março
Música é aquilo que afeta, sensibiliza e transforma. Vê-se em tal dispositivo a possibilidade de lapidar e/ou mudar as perspectivas e rumos que (des) harmonizam a experiência de estar vivo(a) de cada ser humano. Afinal, tal como diz a canção: viver é afinar o instrumento de dentro p’ra fora e de fora p’ra dentro. A ideia principal da atividade cultural Uma Dose de Música é produzir uma trama sonoro-discursiva na perspectiva de problematizar formas de superação de condições de produção e manutenção da norma e do normal no seio da sociedade contemporânea.
A partir da apresentação de canções da música brasileira em diálogo com conceitos e experiências advindas da psicologia, da filosofia, da literatura e áreas afins, a presente atividade visa destacar a música como ferramenta de trabalho para pesquisadores, gestores, usuários etc. no cuidado consigo e com o outro além de destacar a Cultura popular brasileira como um campo de articulação entre as pessoas e dispositivos envolvidos nas questões referentes às políticas públicas de atenção psicossocial.
Afinal, tal como cantavam Os Mutantes: “Sim, sou muito louco, não vou me curar. Já não sou o único que encontrou a paz. Mas louco é quem me diz e não é feliz... Eu sou feliz”.
Local: Teatro Unimep
Dia: 23 de março (segunda-feira)
Horário: 18h
"Lambedores de Cultura" é um Projeto de Extensão Universitária do Curso de Psicologia da FHO – Uniararas, com usuários do CAPS III de Rio Claro. Acontece semanalmente, cuja oficina “Redescobrindo Rio Claro: Sem Destino”, consiste em saídas fotográficas, onde o grupo passeia por diversos lugares com o objetivo de capturar cenas cotidianas da cidade de Rio Claro a partir da óptica diferenciada deste coletivo singular. A Oficina é toda construída em conjunto com os usuários, que são osprotagonistas da mesma. O projeto não possui fins lucrativos, seu objetivo maior é promover encontros entre diferentes pessoas pela cidade e maior articulação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial no território.
A partir do material fotográfico produzido, o objetivo do grupo é participar de exposições fotográficas pela região, cuja exposição já passou pelo IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, na cidade de São Paulo e recentemente pelo Centro Cultural de Rio Claro. São fotos dos diferentes lugares: horto florestal, praças, igrejas, ruas, casarão da cultura, etc. e eventos que aconteceram na cidade, como, por exemplo, o campeonato de balonismo.
O nome da exposição “As cores maravilhosas de Rio Claro” foi escolhido pelos próprios usuários.
Local: Saguão do Teatro Unimep
Data: 23 e 24 de março
Abertura da exposição: 18h - dia 23 de março
Esta exposição de painéis apresenta a seleção de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Psicologia da UNIMEP.
Os painéis apresentam o desenvolvimento das ações realizadas pelos alunos nos programas de estágio supervisionado e obrigatório oferecidos pelo curso. Os conteúdos refletem as práticas em Psicologia em diversos contextos relacionados às Políticas Públicas, e sua atuação na cidade de Piracicaba e região.
Local: Saguão do Teatro Unimep
Data: 23 e 24 de março
Abertura da exposição: 18h - dia 23 de março
O I-mago (laboratório da imagem, experiência e criação) é um grupo de estudos e pesquisas da Unesp campus de Rio Claro sobre imagem e suas relações transfronteiriças com diferentes campos de saberes.
Na manhã e tarde do dia 23 de março o I-mago estará presente no “I Seminário de Atenção Psicossocial e Políticas Públicas da região centro-leste do Estado de São Paulo” com a oficina “Experiência, produção imagética e narrativas-fílmicas”. Serão disponibilizadas câmeras fotográficas e filmadoras com o intuito de possibilitar (aos partícipes da oficina) a experiência com a produção de imagens e problematizações acerca de montagens e produções de sentido a partir do que aqui chamamos de narrativas-fílmicas.
Data: 23 de março
Horário: 9h
Oficineiros: Rafael Christofoletti e Sérgio de Oliveira Santos
Inscrições: presencial no credenciamento
Obs.: Os participantes que tiverem aparelhos celulares com recursos de foto e vídeo podem utilizar os equipamentos, para tanto basta trazer seu cabo de transferência de dados para enviar as mídias pro computador.