REGULAMENTO / 2017
CRONOGRAMA
01- O 25º Salão Universitário de Humor de Piracicaba-UNIMEP, organizado pela Universidade Metodista de Piracicaba, será realizado de acordo com a seguinte programação:
Inscrições: até 20 de maio de 2017
Seleção dos trabalhos: 29 de maio de 2017
Definição dos premiados/Abertura: 02 de junho de 2017
PARTICIPAÇÃO
02- Poderão inscrever-se, exclusivamente, estudantes de graduação e pós-graduação em atividade ou que tenha concluído seu curso nos últimos dois anos, de qualquer Faculdade ou Universidade, mediante Ficha de Inscrição acompanhada de DOCUMENTO (ou cópia) comprovando seu vínculo acadêmico.
CATEGORIAS
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CHARGE: desenho humorístico relativo a fato real ocorrido recentemente.
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CARTUM: desenho humorístico sem vínculo necessário com qualquer fato específico.
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CARICATURA: retrato com distorções anatômicas, geralmente de alguma personalidade reconhecidamente famosa.
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HISTÓRIA EM QUADRINHOS (H.Q)/TIRA: história seqüencial narrada em etapas/quadros.
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TEMÁTICA/ ‘AMBIENTAL’: categoria voltada a obras de humor gráfico que tratem especificamente de questões AMBIENTAIS, que receberão prêmios específicos (vide item PREMIAÇÃO).
INSCRIÇÃO
A inscrição é GRATUITA e poderá ser feita pessoalmente; pelo correio; ou pela internet.
03- Cada participante poderá se inscrever em quantas categorias desejar, sem limite de quantidade de trabalhos, de SUA PRÓPRIA AUTORIA e INÉDITOS (não publicação encomendada, nem premiação anterior ao Salão Universitário), sujeitando-se os casos de não observância dessas condições ao cancelamento da inscrição ou cassação de prêmios ou menções recebidas, sem prejuízo de outras sanções que caibam, inclusive penais.
OBS 1: não serão aceitas CÓPIAS (‘xerox’, fotografia ou heliografia) dos trabalhos.
OBS 2: poderão ser enviadas obras IMPRESSAS a partir de arquivos digitais, respeitando–se a autoria própria e o ineditismo da obra (não publicação encomendada, nem premiação anterior ao Salão Universitário).
OBS 3: é obrigatório o envio de FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida, acompanhada de imagem de DOCUMENTO QUE COMPROVE ser aluno com vínculo acadêmico regular, ou que tenha concluído seu curso nos últimos dois anos (egressos/formados).
04- Os trabalhos enviados pelo CORREIO, ou entregues pessoalmente, deverão ser apresentados da seguinte forma: 30X40 cm (ou 12X16 pol.), sem qualquer tipo de moldura, com identificação no verso contendo: nome completo, país, telefone, e-mail, a categoria em que está concorrendo e nome da Instituição de Ensino (com letra de forma legível). O endereço para entrega pessoal ou remessa postal é:
Salão Universitário de Humor de Piracicaba/UNIMEP
Universidade Metodista de Piracicaba
A/C: Laboratório de Comunicação
Rodovia do Açúcar, Km 156 - C. Taquaral
Caixa Postal 68 - CEP: 13400-911 Piracicaba/SP/Brasil
Telefone: (19) 3124-1611
www.unimep.br/salaodehumor
05- Os trabalhos enviados pela INTERNET para
salaodehumor@unimep.br, deverão ter seus arquivos finalizados com as seguintes características: JPG; 300 dpi; cores RGB; máximo de 3MB cada. O conjunto de trabalhos deve ser acompanhado de Ficha de Inscrição preenchida, além da imagem de DOCUMENTO QUE COMPROVE ser aluno com vínculo acadêmico regular (ou que tenha concluído seu curso nos últimos dois anos).
06- Serão considerados inscritos os trabalhos que, além do cumprimento do exigido nos itens 02, 03, 04 e 05, estiverem em poder da Comissão Organizadora até o dia 20 de MAIO de 2017, valendo, para os inscritos pelo correio, a data de postagem.
07- Todos os trabalhos inscritos, de acordo com o item 06, serão submetidos a uma pré-seleção, e apenas os aprovados pelo Júri de Seleção concorrerão aos prêmios.
OBS-1: independentemente do número de trabalhos inscritos pelos autores (livre), haverá o limite para a SELEÇÃO de, no máximo, 03 obras de cada artista por Categoria.
OBS-2: Todos os trabalhos inscritos poderão ter suas imagens reproduzidas para fins de divulgação.
PREMIAÇÃO
08- Serão conferidos diversos prêmios em dinheiro, no valor Total de R$ 6.000,00 (seis mil reais), assim divididos:
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04 prêmios no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) cada um, indicados pelo Júri de Premiação entre os trabalhos selecionados (independentemente de categoria).
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01 prêmio especial/temático em dinheiro, intitulado “Prêmio Meio Ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed”, no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), dado ao melhor trabalho que trate da questão AMBIENTAL/ECOLÓGICA.
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01 prêmio especial denominado ‘Prof. Almir de Souza Maia’, no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), entre os demais trabalhos SELECIONADOS, definido por votação via INTERNET a partir da indicação dos próprios artistas/autores Selecionados na referida edição do evento. Cada artista deverá apontar –OBRIGATORIAMENTE- 02 (DOIS) trabalhos de sua preferência entre aqueles que concorrem aos prêmios, sendo -no MÁXIMO- 01 de sua própria autoria. Os procedimentos serão detalhados via E-MAIL no período destinado à referida votação (após data de Abertura do evento), por meio de informes enviados aos endereços indicados pelos artistas na Ficha de Inscrição.
OBS 1: Outros prêmios e menções poderão ser instituídos, a critério da Comissão Organizadora.
OBS 2: Os prêmios EM DINHEIRO apenas serão depositados em Conta Corrente em NOME DO PREMIADO (Pessoa Física), que deverá informar todos os dados da referida conta bancária à Comissão Organizadora, após solicitação por parte desta.
09- A seleção e a premiação serão feitas, respectivamente, por um Júri de Seleção e um Júri de Premiação, compostos ambos por pessoas capacitadas na área.
10- Os trabalhos premiados, de conformidade com os itens 08 e 09, serão considerados aquisitivos da Universidade Metodista de Piracicaba. A posse, utilização e quaisquer outros direitos sobre estes trabalhos passarão a pertencer à UNIMEP, ao CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS e Unimed (Prêmio temático Meio Ambiente), que se reservam o direito de fazer deles o uso que lhes aprouver.
11- Os demais trabalhos poderão ser retirados pelos autores, após contato prévio dos mesmos com a organização, no período de 24 de agosto a 30 de outubro de 2017, no mesmo local de inscrição referido no item 04, ou por via postal, desde que o interessado envie declaração autorizando a remessa, para pagamento aos Correios quando da RETIRADA (custas do artista interessado).
12- A Comissão Organizadora e a Universidade Metodista de Piracicaba não se responsabilizam por eventuais danos ou extravios de trabalhos remetidos pelo correio ou enviados pela internet.
13- A simples inscrição configura automática e plena concordância do participante com este Regulamento.
14- Questões omissas neste Regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora, ouvida a Reitoria.