Mestrado

Mestrado em Educação

Campus Piracicaba Taquaral

Egressos

Sob o ponto de vista da competência científica e profissional, espera-se do egresso dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP:

a) Compromisso com o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Educação; exercício crítico e criativo da docência nos diferentes níveis da educação brasileira e a participação ativa em atividades integradas com entidades e setores da sociedade, contribuindo para a melhoria da realidade educacional e para o avanço do saber e do agir educativo;

b) Desenvolvimento do compromisso social, de valores e da ética, que possibilite uma visão crítica da realidade educacional brasileira e balize sua atuação política no sentido de contribuir para superação dos diversos problemas educacionais em direção à “construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil” (Política Acadêmica da UNIMEP).

O PPGE/UNIMEP tem procurado manter-se atualizado quanto ao destino dos seus egressos de mestrado e doutorado e sua inserção social e acadêmica no mundo do trabalho e da pesquisa. Quanto às atividades desempenhadas pelos egressos, destaca-se que atuam como docentes de Ensino Superior; como professores de Educação Básica; como diretores de instituições de ensino; gestão escolar e como coordenadores pedagógicos e/ou de estágios e supervisores de ensino; além de um egresso que atua como oficial de justiça. Atuam também em secretarias municipais e estaduais de educação. Há egressos do mestrado que prosseguiram sua formação acadêmica e atualmente cursam Doutorado no próprio PPGE-UNIMEP. Em relação ao local de atuação dos egressos, a grande maioria atua no Estado de São Paulo e 11 atuam em outros estados.

Ressaltamos a expressiva produção intelectual deste grupo nos últimos três anos, com 44 produções bibliográficas, entre artigos em periódicos, livros e capítulos de livros e, ainda, 110 resumos e trabalhos completos em anais. 

Listamos abaixo a produção relativa somente ao ano de 2016 em periódicos, livros e capítulos de livros:

1. CORRÊA, T. H. B.; LIMA, R. F. X.; CAGLIARI, J. V.; BARBOSA, P. R.. Temperos & Condimentos: Uma 'Pitada' Interdisciplinar no Ensino de Química. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, p. 1-19, 2016.

2. CORRÊA, T. H. B.; PINHEIRO, C. S. Os Anos Iniciais da Carreira Docente e o PIBID: Superando o Choque de Realidade? Camine: Caminhos da Educação, v. 8, p. 1-22, 2016.

3. CORRÊA, T. H. B.; SANTOS FILHO, P. F.. Mãos na Massa: A Química na Panificação. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 11, p. 74-84, 2016.

4. MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Implicações da perda da visão para o processo de ensino da leitura e escrita braille. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 2017.

5. PAULO, J. R. de. (org) A Formação de Professores de Geografia: Contribuição para Mudança de Concepção de Ensino. 1ª. ed. Jundiaí: PACO, 2016. v. 1. 64 p.

6. PAULO, J. R. de. A complexidade da formação de professores de Geografia e reflexos na prática de ensino. In: Jacks Richard de Paulo. (Org.). A Formação de Professores de Geografia: Contribuição para Mudança de Concepção de Ensino. 1ªed.Jundiaí: PACO, 2016, v. 1, p. 05-19.

7. PAULO, J. R. de. A utilização de representações táteis em curso de formação de professores. In: Inajara de Salles Viana Neves; Wagner Corradi; Carmem Lúcia Freitas de Castro. (Org.). EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2016, v. I, p. 239-246

8. PAULO, J. R. de. Apresentação do Livro. In: Jacks Richard de Paulo. (Org.). A Formação de Professores de Geografia: Contribuição para Mudança de Concepção de Ensino. 1ed.Jundiaí: PACO, 2016, v. 1, p. 5-6.

9. PAULO, J. R. de. De lá pra cá e de cá pra lá na formação de professores: a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar. In: Jacks Richard de Paulo. (Org.). A Formação de Professores de Geografia: Contribuição para Mudança de Concepção de Ensino. 1ªed.Jundiaí: PACO, 2016, v. 1, p. 53-64.

10. PAULO, J. R. de. O Curso de Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola: Avaliação de uma Formação Continuada com Professores da Educação Básica. In: Rosa Maria da E. Coutrim; Maria Aparecida Satto. (Org.). Conversas sobre inclusão: uma experiência de diálogo com professoras e professores. 1ªed.Belo Horizonte-MG: Fino Traço, 2016, v. I, p. 01-188.

11. REZENDE, M. M. Homofobia para além das aparências. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016. v. 1. 192 pp.

12. SOUZA, T. P. Gestão e inovação na prática: uma perspectiva para a escola de hoje. In: UNGLAUB, E.; HESS, L. (orgs.). Gestão e Inovação na prática. 1ª ed., Vol.2 – Artur Nogueira, SP: Editora Paradigma, 2016.



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