Mestrado

Mestrado em Educação

Campus Piracicaba Taquaral

Internacionalização

O tema da internacionalização da Pós-Graduação em Educação tem sido foco de debate entre as agências de fomento à pesquisa e organismos vinculados à educação. Nesse sentido, a questão da internacionalização também é parte das ações do PPGE-UNIMEP. Descreve-se aqui o modo como o Programa procurou atender as diretrizes do processo de internacionalização, em 2016, a partir dos seguintes tópicos: produção científica, participação em eventos, organização de eventos, alunos estrangeiros no programa e outras ações de internacionalização. Nota-se a evolução do nível de internacionalização das atividades realizadas pelo Programa no quadriênio 2013-2016, tais como: publicação em livros e artigos científicos em periódicos internacionais; participação em grupos de pesquisas; visitas de pesquisadores estrangeiros ao Programa; estágios de doutorandos com bolsa sanduiche no exterior. Destas atividades podemos destacar: i) visita do Professor Juergen Schriewer, da Universidade de Berlim, em 2013, ao PPGE/UNIMEP, a partir de contato realizado no International Standing Conference for the History of Education em 2012, com participação em uma reunião técnica com docentes e discentes do Núcleo de História e Filosofia da Educação e proferindo palestra para alunos e professores do PPGE e da comunidade acadêmica unimepiana; ii) parceria estabelecida pelo professor Bruno Pucci com pesquisadores alemães (Andreas Gruschka, da Universidade de Frankfurt e Christoph Türcke, da Universidade de Leipzig iniciada em 2005 e que até o presente vem produzindo bons resultados acadêmicos; iii) parceria entre o PPGE e a Universidad de les Illes Balears, Palma de Mallorca, existente desde 2010 e que tem proporcionado intercâmbio entre os professores e alunos (em 2013, a doutoranda Ana Carolina K. Barcelos, sob supervisão do professor Mateu Cabot, permaneceu durante 4 meses na Univ. de lês Illes Balears, Palma de Malorca, em estágio de doutorado sanduíche). Em 2014, o prof. Cabot permaneceu por 20 dias na UNIMEP, participando da banca de doutorado de Ana Carolina e proferindo a Aula Magna do PPGE/UNIMEP. Nesse mesmo ano, o docente Bruno Pucci (junto com Luiz Nabuco Lastória, UNESP, e Antonio Zuin, UFSCar) foram convidados e organizaram o número 06 da Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, publicada por pesquisadores espanhóis. No ano de 2014, Mateu Cabot participou, com capítulo, do livro sobre Educação e Teoria Crítica, ao lado dos autores brasileiros; iv) intercâmbio entre o PPGE/UNIMEP e a Universidade de Buenos Aires, iniciado em 2012, quando o pesquisador Miguel Vedda, participou, como conferencista, do VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica. No ano de 2013, Miguel Vedda publicou um artigo científico na Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas da UNIMEP, no dossiê “Teoria Crítica e Tecnologias na era digital” (Vol. 23, nº  57), a convite de Bruno Pucci. Em 2014, Miguel Vedda ministrou uma das conferências e participou, como expositor, de uma mesa redonda no IX Congresso Internacional de Teoria Crítica (realizado na UNIMEP); foi também um dos convidados a publicar artigo científico para o nº 06 da Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, número este organizado por Bruno Pucci, Antonio Zuim e Luiz Lastória. Em 2016, Miguel Vedda participou de mesa-redonda do X Congresso Internacional de Teoria Crítica, na UFSCar. Está em desenvolvimento uma proposta de potencializar parcerias entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores argentinos que se utilizam da Teoria Crítica como referencial teórico de pesquisas sobre os problemas educacionais e culturais da América Latina.

 10.1. PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS/ANAIS NO EXTERIOR: Uma das ações de internacionalização do Programa é ampliar a visibilidade de suas pesquisas com publicações internacionais de seus docentes, ação que buscamos desenvolver no quadriênio. No ano de 2016, 4 (quatro) docentes publicaram 9 (nove) artigos em periódicos internacionais (Inglaterra e Portugal), e 3 (três) docentes publicaram 6 (seis) trabalhos completos em eventos internacionais em conjunto com seus respectivos orientandos 2 (dois) eventos ocorreram no Brasil, 1 (um) na Espanha e um (1) em Portugal).

I) Artigos:

a) PADILHA, A.M.L. Enfrentando o preconceito no trabalho pedagógico. Journal of Research in Special Educational Needs _ Volume 16 _ Number s1 _ 2016 449-452. doi: 10.1111/1471-3802.12307.

b) PADILHA, A.M.L.; OLIVEIRA, I.M. Conhecimento, trabalho docente e escola inclusiva. Journal of Research in Special Educational Needs _ Volume 16 _ Number 1, 2016. doi: 10.1111/1471-3802.12307.

c) PINTO, G. U. Estudo de conceitos e dificuldades de aprendizagem. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 487-491, 2016.

d) MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral; FREITAS, Ana Paula de. Reflexões sobre práticas de ensino e inclusão. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 940-944, 2016.

e) MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; BRAGIN, Josiane Maria Bonatto. Práticas Pedagógicas com autistas: ampliando possibilidades. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 884-888, 2016.

f) AMARAL, Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Deficiência e linguagem cinematográfica. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 351-354, 2016.

g) TOMMASIELLO, M.G.C.; CUNHA, M.O. da. Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre. Revista Interacções/Portugal. NO. 39, PP. 615-627 (2015) (foi publicado em 2016, com data de 2015).

h) ORTEGA, C.A.C., TOMMASIELLO, M.G.C. Os Diferentes Registros Semióticos e suas Relações na Prática Pedagógica de Professores de Física do Ensino Médio. Revista Interacções/Portugal. N. 39, pp. 602-614 (2015) (foi publicado em 2016, com data de 2015).

i)  BIDINOTO, V.; TOMMASIELLO, M.G.C. Ideias de futuros professores de biologia sobre a evolução biológica de darwin: fato ou teoria? Revista Indagatio Didactica/Portugal.  v. 8, n. 4, 2016. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4442/4092

 

II) Trabalhos completos em eventos internacionais:

a) FONTANA, C. A.; BARBOSA, Andreza. Formação continuada de professores temporários na rede pública estadual paulista. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Biblioteca ANPAE / Série Cadernos ANPAE, 2016. v. 41. p. 1-13.

b) SOUZA, Ivonete F.; PADILHA, A.M.L. OS "Herdeiros" nos cursos de tecnologia e engenharia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campi Salto e Piracicaba. XV Congreso de educación comparada: ciudadanía mundial y educación para el desarrollo. Una mirada internacional. Universidad Pablo de Olavide, Sevilla. Local: Sevilla, Espanha. In: Actas del XV Congresso de Educación Comparada: Ciudadanía mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional.

c) BIDINOTO, V. M; TOMMASIELLO, M. C. G. Concepções de Futuros Professores de Ciências e Biologia sobre a Teoria da Evolução de Darwin. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Educação/ Volume 1. Porto/Portugal, julho de 2016.

d) VIEIRA, Cesar Romero A.; NERY, Ana Clara Bortoleto; MARTIN, Carolina. O município e a expansão escolar em Piracicaba no início da Primeira República. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto, Pt. Investigar, intervir e preservar. Porto - Portugal, 2016. v. 1. p. 1-15.

e) MARTIN, Carolina; VIEIRA, Cesar Romero A.; NERY, Ana Clara Bortoleto. Panorama das relações de poder local no processo de escolarização do município de Piracicaba/SP no início da República. In: XVI Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2016, Vitória, ES. Diálogos Interdisciplinares: política, contexto e processo sociais. Vitória, ES: Editora da UFES, 2016, v. 1, p. 236-243.

f) ROCHA, R. C. L.; VIEIRA, Cesar Romero A. O manual de Sophie Christ: da formalização à informalização dos costumes. In: XVI Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2016, Vitória, ES. Diálogos Interdisciplinares: política, contexto e processo sociais. Vitória, ES: Editora da UFES, 2016, v. 1, p. 180-190.

 10.2. PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES DO PPGE EM EVENTOS INTERNACIONAIS: Para além das publicações, a participação de docentes em eventos no exterior também contribui com a divulgação da pesquisa em nível internacional. Permite o estabelecimento de contatos para parcerias futuras e o fortalecimento de laços acadêmicos já existentes. Essas participações se deram no âmbito tanto da apresentação de trabalhos pelos professores, quanto da sua participação como conferencistas, coordenadores de seção e avaliadores de trabalhos. Oito (8) professores participaram de quatorze eventos internacionais que ocorreram no Brasil, em Portugal e na Espanha:

a) O Prof. Allan Coelho participou do X Congresso Internacional de Teoria Crítica. São Carlos – UFSCAR (com apresentação de trabalho).

b) A Profa. Andreza Barbosa participou do V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia (com apresentação de trabalho).

c) A Profa. Anna Padilha participou do I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva XIII Jornada de Educação Especial: Desenhos Contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva:  fundamentos, formação, práticas. UNESP de Marília. SP (coordenação de roda de Conversa + Mesa Redonda).

d) A Profa. Anna Padilha participou do XV Congreso de Educación Comparada: ciudadanía mundial y educación para el desarrollo. Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, Espanha (com apresentação de trabalho).

e) A Profa. Anna Padilha participou do I Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins e III Jornada em Educação do Campo, artes e questões agrárias. Palmas/Tocantins (com apresentação de trabalho).

f) A Profa. Gláucia Uliana participou do III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (CICA) – FFLECH, USP São Paulo, Brasil.

g) A Profa. Maria Inês Bacellar participou do III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (CICA) - FFLECH, USP, São Paulo, Brasil.

h) A profa. Maria Inês Bacellar participou do I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. 13a Jornada de Educação Especial - UNESP, Marília, São Paulo, Brasil.

i) A Profa. Maria Guiomar Tommasiello participou do III Simpósio Internacional de Ensino de Ciências- SIEC/ 2016- Vigo/Espanha (com apresentação de trabalho).

j) A Profa. Maria Guiomar participou do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa /Porto/Portugal.

k) A Profa. Maria Guiomar participou do VPCT 2016, A Voz dos Professores de Ciência/Tecnologia/ Vila Real/Portugal. (com apresentação + avaliação de trabalhos)

l) O Prof. Bruno Pucci participou do X Congresso Internacional de Teoria Crítica. UFSCar. Outubro de 2016 (proferiu Conferência de Abertura).

m) O Prof. Bruno Pucci participou do Colóquio Internacional: Reinvenção da Dialética: 50 Anos da Dialética Negativa de Theodor Adorno. USP agosto 2016 (com apresentação de trabalho).

n)  O Prof. Cesar Romero Vieira participou do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto (com apresentação de trabalho)

o) O Prof. Cesar Romero Vieira participou do XVI Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2016, UFES, ES (com apresentações de trabalhos).

 10.3. ORGANIZAÇÃO DE EVENTO INTERNACIONAL E PARTICIPAÇÕES DE PESQUISADORES ESTRANGEIROS EM EVENTOS NA INSTITUIÇÃO: Ampliando as ações de divulgação internacional e do estabelecimento de laços acadêmicos, destacamos as organizações de eventos internacionais. Neste item, temos tanto ações que visam trazer ao Brasil pesquisadores estrangeiros quanto a participação dos professores como organizadores (ou membros da comissão científica) de evento no exterior. Estas ações são frutos de parcerias já existentes (ver item 7 “Intercâmbios”) e/ou podem fomentar o estabelecimento de novas parcerias. Assim como ocorreu em outras ocasiões ao longo do quadriênio, trouxemos pesquisadores para o Brasil seja como parte de nossas ações de intercâmbio com outras instituições nacionais (com eventos realizados em outras universidades) seja com ações realizadas no âmbito da própria UNIMEP.

a) Os professores Allan Coelho e Bruno Pucci, bem como alguns alunos do curso de mestrado/doutorado em Educação do Núcleo de História e Filosofia da Educação, participaram da organização do X Congresso Internacional de Teoria Crítica que ocorreu em São Carlos, na UFSCar, em outubro de 2016. O evento contou com a organização conjunta de docentes e discentes de diversas universidades, a saber: UFSCar, UNIMEP, UNESP/Araraquara, UFSC, UFES, UFLA, UEM, PUC/Minas, UNESP/Bauru, USF e UNESC. O evento contou com a participação de cinco conferencistas internacionais, Michael Löwy (Centre National de la Recherche Cientifique, Paris-França); José Antonio Zamora Zaragoza (Instituto de Filosofia do Centro de Ciências Sociais e Humanas, CCHS); Miguel Vedda (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Mateu Cabot e Pablo Frau Buron (ambos da Universitat de les Illes Balears, Palma de Maiorca, Espanha). Destaque para o fato de este evento ocorrer bienalmente e a edição de 2014 ter sido realizada na UNIMEP, conforme dados constantes na proposta do programa daquele ano.

b) A Profa. Maria Guiomar compôs a comissão organizadora do evento A Voz dos Professores de Ciência & Tecnologia, realizado em Vila Real, Portugal, em novembro de 2016, em parceria com o professor J. Bernardino Lopes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A mesma professora também foi convidada a ser parecerista ad hoc do X Congreso Internacional sobre investigación en Didáctica de las Ciencias, que ocorrerá em 2017, na Espanha.

c) A Profa. Andreza Barbosa foi convidada para compor a Comissão organizadora do Seminário Nacional da Rede Latino Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) a ser realizado em novembro de 2017 na Unicamp.

d) O Prof. Cesar Romero foi convidado para compor o Comitê Científico do Congresso Internacional “Um construtor da modernidade: Lutero – Teses -  500 anos”, que será realizado em novembro de 2017, em Lisboa, Portugal.

e) A professora Maria Inês organizou o evento local “Inclusão e Educação: Olhar a Diferença numa Perspectiva Inclusiva” com alunos de graduação e pós-graduação na UNIMEP, contando com a conferência da Professora Dra. Isabel Rodrigues Sanches Fonseca - Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa – Portugal, em 18 de maio de 2016. A mesma professora portuguesa participou em evento do curso de Pedagogia da UNIMEP, na semana anterior, proferindo a Aula Magna “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir”.

10.4. ALUNOS ESTRANGEIROS NO PROGRAMA: O programa conta com regras específicas para processo seletivo de alunos estrangeiros, que permitem que eles participem de todo o processo sem precisar viajar para o Brasil. Em 2016, o aluno Zefanias Augusto Chihulume, natural da Província de Inhambane, Moçambique, foi aceito, por meio do processo de seleção para candidatos estrangeiros, para cursar o doutorado em Educação no PPGE. Início em março de 2017, com duração máxima prevista para 48 meses.

 10.5. OUTRAS AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO: a) Docentes membros de Conselho Editorial de Revista no Exterior e Pareceres dados a revistas estrangeiras. Dois (2) docentes são membros do Conselho Editorial de revistas no exterior: Bruno Pucci faz parte do Conselho Editorial da Constelaciones: Revista Teoria Crítica (online), Centro de Ciencias Humanas y Sociales - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha). Thiago Aguiar faz parte do Conselho das Annali di storia dell'educazione e delle istituzioni scolastiche, da Editrice la Scuola (Itália). Maria Inês Bacellar foi parecerista da Revista Lusófona de Educação, da Universidade Lusófona de tecnologias e Humanidades (Portugal); b) A Revista Comunicações e internacionalização: A Comunicações, Revista de Educação do PPGE-UNIMEP, vem se dedicando ao seu processo de ampliar seu escopo internacional, como parte das atividades do programa de ampliar seus contatos internacionais. O Conselho Editorial conta, hoje, com nove (9) membros internacionais. Número que será ampliado nos próximos anos como parte do trabalho da atual Comissão Editorial. A meta para o quadriênio passado foi publicar pelo menos um (1) artigo de pesquisador internacional por ano. Em 2016, cumprindo com a meta, foi publicado um (1) artigo da pesquisadora Isabel Rodrigues Sanches, de Portugal, resultante do convênio estabelecido com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ver “Intercâmbios Internacionais” no item 7). Além disso, a revista contou com a colaboração de um parecerista ad hoc português que avaliou um artigo em 2016; c) Publicação com participação de professores estrangeiros: O Prof. Cesar Romero VIEIRA organizou, em conjunto com a Profa. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, da UNIT, o livro “Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal”, publicado pela editora UNIMEP em 2016. O livro conta, com a participação de 19 pesquisadores brasileiros e três portugueses responsáveis pela escrita de 12 capítulos. Destaque deve ser dado ao fato de o livro ter sido prefaciado pelo professor Dr. Justino Magalhães, catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  O livro contou com o financiamento do Fundo Global da Igreja Metodista.



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