Mestrado em Ciências do Movimento Humano
Campus Piracicaba Taquaral
Apresentação do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), com cursos de Mestrado e de Doutorado, recebeu NOTA 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na avaliação do último quadriênio (2017-2020).
O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) constituiu-se a partir de uma sólida trajetória no cenário institucional e na Pós-Graduação brasileira, originando-se a partir dos cursos de Mestrado em Fisioterapia e Mestrado em Educação Física da então Faculdade de Ciências da Saúde/UNIMEP.
O PPG-CMH tem como objeto de estudo o Movimento Humano e foi estruturado em uma Área de Concentração e três Linhas de Pesquisa.
Área de Concentração: Movimento humano, biodinâmica e estudos socioculturais
Linhas de pesquisas:
1- Fisiologia, biomecânica e treinamento desportivo;
2- Avaliação e reabilitação funcional;
3- Pedagogia do movimento, lazer e saúde.
Público Alvo:
O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado a profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Engenharia, Psicologia, Educação e áreas afins. O movimento humano, através da interdisciplinaridade, é potencialmente capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promoção de hábitos saudáveis e participação plena na sociedade. Sendo assim, é notória a necessidade de estratégias, ações e políticas públicas que supram a demanda cada vez mais crescente por profissionais altamente qualificados.
Objetivos:
-
Produzir conhecimento relativo às Ciências do Movimento Humano;
-
Contribuir para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão sobre o movimento humano na dimensão interdisciplinar;
-
Desenvolvimento de recursos humanos para atuação no ensino superior e em outros segmentos da sociedade;
-
Divulgar pesquisas realizadas através de publicações de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, livros, capítulos, anais de eventos científicos nacionais e internacionais, de comprovada relevância na área; bem como através da participação em reuniões de sociedades científicas, procurando sempre interagir e contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento científico em Educação Física, Fisioterapia e áreas afins.