Mestrado

Mestrado Profissional em Administração

Campus Piracicaba Taquaral

Estrutura Curricular

O curso totaliza 30 créditos, que devem ser concluídos em 24 meses, com carga horária de 450 horas.

Distribuição das disciplinas:

1. Cinco disciplinas, total de 20 créditos, sendo:

a) duas disciplinas obrigatórias (08 créditos), na linha de pesquisa pela qual o aluno optar;
b) duas disciplinas básicas (08 créditos), que devem ser realizadas no curso, independente da linha de pesquisa;
c) uma disciplina de livre escolha, 04 créditos, que pode ser efetivada no curso ou em qualquer programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES;

2. Atividades Supervisionadas: 04 créditos.

Essas atividades são indicadas pelo professor orientador e avaliadas segundo o regulamento do curso, para sua consolidação;

3. Dissertação: 06 créditos.

O projeto de pesquisa aplicado deverá ter o aceite do orientador e ser compatível com o programa. Haverá apresentação escrita e oral do trabalho final, de modo que o aluno demonstre domínio do objeto de estudo, sob forma de dissertação, análise de caso, desenvolvimento de instrumentos gerais, entre outros, de acordo com a natureza da área e os fins do curso.

Disciplinas do mestrado profissional em Administração

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

                        OS QUADROS DE DISCIPLINAS ABAIXO, ESTÃO EM  REVISÃO.

Código Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégia
ADM-054 Canais de Marketing
ADM-122 Criatividade e Marketing
ADM-014 Comportamento do Consumidor
ADM-093 Comunicação Integrada de Marketing
ADM-124 Estratégias de Propaganda e Comunicação
ADM-065 Estratégia de Marketing
ADM-138 Estratégia e Inovação
ADM-013 Estratégia Empresarial
ADM-091 Gestão de Marcas
ADM-125 Gestão e Inovação
ADM-123 Marketing e Sustentabilidade
ADM-005 Marketing de Varejo e Serviços
ADM-074 Marketing de Relacionamento e Foco no Cliente
ADM-025 Pesquisa Aplicada para Marketing
ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração
ADM-062 Planejamento de Marketing
ADM-016 Seminários de Pesquisa
ADM-010 Tópicos Avançados em Marketing

Código Linha de Pesquisa: Logística e Operações
ADM-131 Cadeias de Suprimentos
ADM-138 Estratégia e Inovação
ADM-013         Estratégia Empresarial
ADM-069 Estratégia de Operações e Medições de Desempenho
ADM-127 Planejamento e Controle de Produção
ADM-094 Gestão da Qualidade Aplicada à Produção e Serviços
ADM-039 Gestão de Negócios Logísticos
ADM-142 Gestão de Operações
ADM-137 Gestão de Processos de Negócios
ADM-098 Gestão de Projetos Aplicada à Produção e Serviços
ADM-043 Logística Integrada
ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração
ADM-016 Seminários de Pesquisa
ADM-099 Sistemas de Informação e Comunicação na Gestão de Cadeias de Suprimentos
ADM-084 Sistemas de Informação em Gestão de Operações

 

Código Linha de Pesquisa: Finanças
ADM-140 Avaliação de empresas e investimentos
ADM-138 Estratégia e Inovação
ADM-013 Estratégia Empresarial
ADM-086 Finanças Internacionais
ADM-095 Gestão Baseada em Valor
ADM-008 Gestão Econômica e Controladoria
ADM-006 Gestão Financeira
ADM-058 Gestão Financeira II
ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração
ADM-016 Seminários de Pesquisa

 

Código Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
ADM-089       Clima Organizacional: Conceito, Teorias e Investigações
ADM-082 Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
ADM-036 Cultura, Identidade e Simbolismo
ADM-138 Estratégia e Inovação
ADM-030 Estudo Crítico das Organizações
ADM-129 Gerações e os Aspectos Comportamentais e Laborais
ADM-085 Gestão Estratégica de Carreira e Transição Profissional
ADM-119 Governança Corporativa nas Organizações
ADM-075 O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas
ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração
ADM-088 Responsabilidade Social e Sustentabilidade
ADM-080 Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador e Relações de Trabalho
ADM-090 Seminários Avançados de Gestão de Pessoas
ADM-052 Seminários de Estudos Organizacionais

 


Observação: o aluno deverá cursar 5 (cinco) disciplinas, conforme item 1. da Distribuição das disciplinas (descrito acima).

Ementas das disciplinas

ADM-054 Canais de Marketing

Canais de Marketing: estruturas e funções. Estrutura analítica para projeto e implementação. Segmentação para projeto de canal de marketing: prestação de serviços; Análise de canal pela parte da oferta: questões de estruturas e de membros do canal. Análise de lacunas: possuindo o canal. Poder de canal: obtenção, uso e manutenção.

 
ADM-122 Criatividade e Marketing

Conceitos e Teorias da Criatividade. Conceito criativo. Processo criativo: Fases e adaptações. Marketing sensacional e Criatividade. Aspecto do neuromarketing e potencialidade criativa. A empresa criativa e consumidor criativo. Criar e segmentar. Estratégia de diferenciação.


ADM-014 Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor e as variáveis que influenciam a sua preferência e o seu processo de tomada de decisão. Métodos e modelos de análise e pesquisa com o consumidor.


ADM-093 Comunicação Integrada de Marketing

A disciplina foca conceitos relativos à Comunicação Integrada de Marketing e à Comunicação Organizacional. Os aspectos sistêmicos das Comunicações Institucional, Administrativa e Mercadológica, são analisados por meio de suas respectivas utilizações no planejamento estratégico. Desenvolve ainda um aprofundamento destas variáveis em contextos globais, especificamente nos estudos contemporâneo da Comunicação Mercadológica.


ADM-065 Estratégia de Marketing

O objetivo deste curso é justamente capacitar o aluno sobre a diferença entre a operacionalização do marketing de sua concepção estratégica e também discutir e refletir sobre ferramenta que auxiliem as empresas a melhor definição da estratégia de marketing. Além disso, o curso traz temas de vanguarda na área de marketing que representam um repensar na filosofia de marketing. Esses temas são a questão dos relacionamentos, serviços e finalmente as alianças e parcerias estratégicas.
 

ADM-131 Cadeias de Suprimentos

Conceito de cadeia de suprimentos. Integração de processos em cadeias de suprimentos. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM): evolução histórica, conceitos, desenvolvimento e gestão de parcerias. Modelos de SCM. Práticas e iniciativas da SCM: reestruturação e consolidação de cadeias de suprimentos, desenvolvimento de fornecedores, planejamento e gestão colaborativa e outsourcing. Práticas logísticas em cadeias de suprimentos. Gestão de Riscos em Cadeias de Suprimentos e outras tendências na área. 


ADM-138 - Estratégia e Inovação

Conceitos de estratégia, gerenciamento e competitividade estratégicos; Ambientes externo e interno; Formulação e gestão estratégica; Escolas do pensamento estratégico; Escola do Design, do Planejamento, Posicionamento, Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, Cultural, Ambiental, de Configuração; Estratégias de Aquisição e redesenho; Premissas, dimensões essenciais, contextuais e de conteúdo. Processo de inovação no contexto da administração estratégica; Tipos de inovações; Sistemas de inovação; Planejamento e gestão da inovação empresarial.


ADM-013 Estratégia Empresarial

Conceitos de estratégia, componentes, definição e formulação. A gestão estratégica enquanto um processo dinâmico, seu papel na contextualização da organização no cenário empresarial, as pressões decorrentes dessa relação e seus impactos na função do gestor, no que diz respeito à formulação de um pensamento estratégico, com ênfase para as suas limitações e suas potencialidades.


ADM-091 Gestão de Marcas

Marcas: conceitos, origens, importância. Marcas corporativas, de produtos, de serviços. Características, Personalidade e Posicionamento da Marca. Brand Equity: lealdade, conhecimento, qualidade percebida, associações, vantagem competitiva da marca. Bases para diferenciação da marca. Desenvolvimento da marca: do conhecimento ao valor como ativo. Avaliação da marca.


ADM-123 Marketing e Sustentabilidade

Sustentabilidade nas organizações e o marketing como ferramenta estratégica para as políticas de para o desenvolvimento sustentabilidade nas organizações. O Marketing Verde, o Marketing Social, para Causas Sociais e o Societal. As interações com a sociedade, com o terceiro setor. E a aplicabilidade no contexto do planejamento estratégico de marketing.

 
ADM-005 Marketing de Varejo e Serviços

Diferenciação de papéis e diversificação de estratégias de varejistas e de atacadistas, como elo de integração para satisfazer necessidades e desejos de seus respectivos compradores. Processo de Planejamento em Varejo e Serviço, Estratégias, Serviços em Varejo, Processo Logístico, Análise do Setor de Varejo.


ADM-074 Marketing de Relacionamento e Foco no Cliente

Marketing de de Relacionamento (Relacional) x Marketing de Transações (Transacional). Qualidade do produto e do serviço. Foco no cliente interno, intermediário, final. Os sete imperativos de Whiteley para direcionar a empresa para o cliente. Endomarketing: conceito e processo de planejamento. CRM (Costomer Relationship Management). Programas de Fidelização do Cliente. Pesquisas para identificação de barreiras ao bom atendimento. Serviços e outros itens de valor de foco no cliente. Tendências do marketing.


ADM-025 Pesquisa Aplicada para Marketing

Pesquisa Mercadológica na Gestão Empresarial: conceitos, usos, tipologia. Importância da utilização de mercadologias estatísticas em pesquisas de Marketing. Tipos de Pesquisa: Exploratória e Conclusivas. Diferença entre dados e informações. Pesquisas conclusivas Descritivas e Causais: definições e uso. Informações necessárias a decisões de programas de Marketing  decorrentes de Pesquisa de Marketing. Pesquisa Pura x Pesquisa Aplicada. Pesquisas Causais: os Estudos Experimentais como método em Marketing. Tipos de estudos experimentais: antes depois; antes-depois com grupo de controle.


ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração

Fundamentos da ensinagem e da investigação. As rupturas epistemológicas no campo das ciências sociais aplicadas da administração. As funções sociais da educação superior e principio metodológicos do trabalho pedagógico universitário com foco na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Expressão e Comunicação do Conhecimento. O processo didático em seus eixos norteadores: ensinar-aprender-conhecer-pesquisar-avaliar-ensinar e questões sobre a centralidade de avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. A didática como mediação educativa para os atos de pesquisar e ensinar. Análise e avaliação de experiência do ensino e investigação. Modalidades de planejamento do trabalho pedagógicos pressupondo a relação pedagógica nos diversos contextos formativos, inclusive com as implicações didáticas das novas tecnologias e da educação a distância.


ADM-062 Planejamento de Marketing

Esta disciplina procura consolidar os princípais conceitos e técnicas vistos em Marketing e aplicar os conhecimentos e ferramentas para formulação, desenvolvimento e implantação de um Plano Estratégico de Marketing. Consolida-se assim os conceitos e sua operacionalização, envolvendo os temas básicos do Marketing, planejamento, comportamento dos consumidores, principais decisões de marketing ligadas a produtos, preços, canais de distribuição e estratégia de promoção, possibilitando uma visão das inter-relações sistêmicas entre o Marketing e as demais funções da organização. O foco principal é principal transmitir aos alunos conhecimentos, oportunidades de pesquisa e atuação profissional relacionados ao Planejamento de Marketing.


ADM-016 Seminário de Pesquisa

O método científico nas ciências sociais e na administração. Metodologia de pesquisa. Seleção da área e sub-área a ser pesquisada. Seleção do assunto, tema e objetivo de pesquisa. Elaboração da problemática, objetivos, justificativa, hipóteses e pressupostos. Seleção do tipo de pesquisa. Escolha do universo e amostra. Métodos de coleta de dados. Técnicas de coleta de dados. Tabulação dos dados. Conclusões. Limitações da pesquisa. Desdobramento de investigações futuras.


ADM-010 Tópicos Avançados em Marketing

Conceitos de estratégia, processos de amadurecimento dos mercados e lutas competitivas, parcerias networks e alianças estratégicas, globalização dos mercados e impactos na estratégia de marketing.


ADM-124 Estratégias de Propaganda e Comunicação

Processo comunicacional na responsabilidade social. Qualidade na comunicação. Pesquisa qualitativa com texto, som e imagem. Narrativa publicitária e consumo. Sistema de significação, e imaginário da sociedade contemporânea. Estilos de vida de diferentes grupos sociais. Experiências culturais contemporâneas compartilhadas.

 
ADM-094 Gestão da Qualidade Aplicada à Produção de Serviços

Evolução do conceito de Gestão da Qualidade; Gestão da Qualidade Total; Ferramentas de Suporte à Gestão e Controle da Qualidade; Sistemas QFD, FMEA e Seis Sigma; Sistema e Certificações da Qualidade; Gestão da Qualidade Aplicada a Gestão Ambiental; Gestão da Qualidade Aplicada à Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Qualidade Aplicada à área de Serviços.


ADM-039 Gestão de Negócios Logísticos

Introdução a cadeia de suprimento e logística na economia globalizada, terceirização em processos logísticos, Operadores Logísticos, 3PL e 4PL, papel dos operadores logísticos e integração logística em cadeia de suprimentos, tecnologia da informação aplicada a operadores logísticos, desenvolvimentos e evolução dos prestadores de serviços logísticos, a importância da gestão colaborativa para operadores logísticos, tipos de serviços executados por operadores logísticos.


ADM-137 Gestão de Processos de Negócios

Conceitos fundamentais sobre gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management). Reconhecimento de processos de negócio nas organizações. Mapeamento e análise de processos. Métodos para identificação de gargalos, desperdícios e para melhoria de processos. Contribuições da tecnologia da informação para a gestão de processos. Caracterização da dimensão humana e organizacional na gestão de processos. Estudos de casos BPM. Leitura crítica sobre literatura BPM. Exercícios práticos em ambientes organizacionais.
 

ADM-098 Gestão de Projetos Aplicada à Produção e Serviços

Conceitos de Projetos versus Processos. Conceitos de Gestão, Ciclo de Vida e Organização de Projeto. Gestão do escopo, custos, tempo, qualidade, integração, recursos humanos, comunicação, compras e riscos de um projeto. Ferramentas contemporâneas para gestão de projetos. Fatores de sucesso e de fracasso de um projeto. Gestão de projetos aplicada à área de Produção de Serviços. Gestão de projetos como ferramenta do empreendedorismo. Casos relevantes na área.


ADM-061 Logística Integrada

Conceito de Logística Integrada, Gestão Colaborativa na Logística, Gestão dos Processos Logísticos de Abastecimento (Inbound Logistics), Desenvolvimento de Fornecedores, Práticas de Inbound (Milk Run, Globalsourcing, Importação), Gestão da Logística Interna (Intra-logística) Material Handling, Processos de Picking e Packing, Processos/Práticas Básicas de Gestão de Estoques, Armazenagem de Materiais, Expedição de Materiais, Gestão da Logística de Distribuição (Outbound), Localização e Gestão de Centros de Distribuição, Práticas de Outbound (Exportação, Icoterms, Roterização, Monitoramento), Canais de Distribuição de Marketing, Sistemas/Softwares aplicados na área.


ADM-099 Sistema de Informação e Comunicação na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Sistemas Electronic Data Interchange/web EDI; Sistemas de suporte à Gestão da Demanda/Sales & Operations Planning; Sistemas de suporte ao comércio eletrônico/ marketplaces/leilões reversos; Implementação e gestão de Sistemas Warehouse Management Systems, Transportation Management System e Distribution Requirements Planning, Implementação e gestão de sistemas de administração de operações multi-sites; Utilização de Clouding Computing na gestão da cadeia de suprimentos; Sistemas de apoio a processos de Supplier Relationship Management e Customer Relationship Management; Tendências na área


ADM-084 Sistema de Informação em Gestão de Operações

Conceituando Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), apresentar a organização de SI nas empresas e os processos de integração em produção, os níveis de serviços acançados por meio de SI, visão e meios de utilização da internet, internet e extranet em sistema de produção, discussão sobre o modelo de organização virtual e tipos de informações obtidas por Business Inteligence (BI), apresentação de sistemas de planejamento operacional e gestão de dados, gestão colaborativa e a importância dos SI.
 

ADM-140 Avaliação de Empresas e Investimentos

1. Gestão Baseada em Valor 2. Medidas de Desempenho do Negócio 3. Custo de Capital Próprio, de Terceiros, Custo Total de Capital e Alavancagem 4. Estrutura de Avaliação e Fluxo de Caixa Descontado 5. O papel do risco na avaliação. 6. Avaliação pelo Modelo de Opções Reais 7. Multiplos de mercado.8 Avaliação de pequenos negócios.


ADM-086 Finanças Internacionais

Objetivos e funções gerais de finanças. Globalização e Competitividade. Instituições e Associações de Comércio Internacional. Motivos da Intercionalização das Empresas. Administração Financeira Multinacional. Demonstrações Financeiras em outras Moedas. Segmentos e Unidades e Preços de Transferência (Transfer Princing). Reorganizações Societárias. Aquisição de empresas em âmbito internacional. Gestão tributária internacional. Competitividade Cambial. Orçamento Corporativo. Gestão de Eventos Cambiais. Gestão de Tesouraria. O uso de Derivativos e Hedges Cambiais. Classificação de Títulos de Dívida Internacional.


ADM-095 Gestão Baseada em Valor

Antecedentes históricos e abordagens disponíveis sobre geração de valor ao acionista, conceituação dos elementos constitutivos do EVA (Economic Value Added) e do MVA (Maket Value Added), voltados ao resultado econômico e ao custo de capital. Discussão e apresentação dos ajustes necessários dos relatórios contábeis, relacionamento entre EVA e MVA e os programas de remuneração. Os direcionadores de valor quantitativos e qualitativos. Outras métricas de valor.


ADM-008 Gestão Econômica e Controladoria

O Sistema Empresa e o Modelo de Gestão. A Missão da Controladoria e sua estrutura como órgão administrativo. O papel da Controladoria  no Planejamento Estratégico e no Processo de Gestão. Controle da Estratégia: Balanced Scorecard e Gerenciamento do Risco Planejamento Operacional e Plano Orçamentário - Gestão Operacional e por Eventos. Análise da abordagem moderna da contabilidade de Custos: Gestão Estratégica de Custos, Contribuição da Produção da Produção, Sistema de Gestão Econômica. Avaliação de Resultados e de Desempenho Global e Setorial.


ADM-006 Gestão Financeira

Estudo dos objetivos de finanças dentro das empresas. Identificação das funções do administrador financeiro e a estrutura organizacional de finanças nas empresas. Estudo das Políticas de Investimentos, Política de Financiamento e Política de Dividendos de forma interrelacionada, no processo de criação de valor para os acionistas. Introdução à análise de Risco e a Teoria de Investimentos. Avaliação do Investimento empresarial e as possibilidades de diversificação de investimentos. Introdução à Finanças Internacionais.


ADM-058 Gestão Finaceira II

Estudo dos objetivos de finanças dentro das empresas. Identificação das funções do administrador financeiro e a estrutura organizacional de finanças nas empresas. Estudo das Políticas de Investimentos, Política de Financiamentos e Política de Dividendos de forma interrelacionada, no processo de criação de valor para os acionistas. Introdução à análise de risco e à Teoria de Investimentos. Avaliação do investimento empresarial e as possibilidades de diversificação de investimentos.


ADM-089 Clima Organizacional: Conceito, Teorias e Investigações

Clima Organizacional e a interface entre Clima e Cultura Organizacional. Relações interpessoais de poder e de autoridade. Gestão do Clima Organizacional e as variáveis formadoras do Clima Organizacional. Debate sobre pesquisa de Clima Organizacional e seu Planejamento, verificação dos tipos de pesquisa do clima organizacional e transformação dos fatores intangíveis do clima organizacional em indicadores de desempenho para a área de gestão de pessoas.


ADM-082 Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

Caracterização dos cenários que demandam o conhecimento e aprendizagem: a economia do conhecimento e as organizações intensivas em conhecimento. Constituição do conceito de Conhecimento e de Conhecimento Organizacional: do social ao mercantil. Processo do conhecimento organizacional. Contextos Capacitantes. Aprendizagem Organizacional. Níveis de Aprendizagem Organizacional. Organização em Aprendizagem.


ADM-036 Cultura, Identidade e Simbolismo

Introdução ao simbolismo organizacional, significações, cultura em organizações e cultura brasileira. Principais abordagens e perspectivas de análise. Imagem, identidade e representações sociais e suas distinções conceituais além das implicações e aplicações organizacionais.


ADM-030 Estudo Crítico das Organizações

Promover discussão sobre o funcionalismo e outros paradigmas teóricos no campo da Teoria Organizacional. Esta discussão considera que o funcionalismo não é a única via epistemológica para produzir conhecimento na área da gestão; Discutir as vertentes interpretacionista, crítica e pós modernista como novas tendências do desenvolvimento teórico no campo dos estudos organizacionais; Promover reflexões críticas para estruturar e orientar o trabalho de pesquisa científica dos estudantes.


ADM-129 Gerações e os Aspectos Comportamentais e Laborais

O cenário de mudanças competitivas impulsiona as organizações a buscarem inovações no intuito de atender a nova lógica social de mercado. O grande diferencial tem sido as pessoas que impulsionam a produtividade e rentabilidade das organizações. Nesse sentido, a diversidade encontrada entre as gerações Baby Boomers, X, Y, no que tange a valores, visões e características distintas entre si, tornou-se um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas, pelo impactado ocasionado nos resultados, melhor desempenho e nos relacionamentos interpessoais. 


ADM-085 Gestão Estratégica de Carreira e Transição Profissional

As Transformações ocorridas no mundo do trabalho e o impacto na gestão da carreira. Conceito de carreira. Responsabilidade das empresas e pessoas na gestão de carreira. Tendências na gestão da carreira. Aspectos e estratégias de transição profissional.


ADM-119 Governança Corporativa nas Organizações

O Tema da Governança Corporativa vem ganhando destaque crescente nos útimos anos em função da onda global de privatizações nos países desenvolvidos, as reformas dos fundos de pensão, a onda global de fusões e aquisições, a desregulamentação e integração dos mercados de capitais, a crise Asiática (1998) e os recentes escândalos nas grandes corporações mundiais. Na essência das práticas de boa Governança Corporativa está o alinhamento da empresa na busca de eficiência e eficácia empresarial, incorporando conceitos de transparência de gestão, responsabilidade social e ética. Os processos de Gestão Estratégica têm sido crescentemente utilizados pelas empresas para o alcance destes objetivos.


ADM-075 O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas

A competitividade global e a gestão de pessoal. O contexto de demanda por um modelo de gerenciamento do comportamento humano vinculado ao conceito da vantagem competitiva. A busca de um modelo de gerenciar pessoas de forma integrada. O papel do modelo competitivo na formação do capital intelectual e na geração de riqueza para organizações.


ADM-088 Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Abordagens e conexões sobre a Responsabilidade Social das Empresas. Ética e Gestão de Empresas. Concepções sobre a empresa como organização ética e socialmente responsável. A Responsabilidade Social como parte de negócios e de investimentos socialmente responsáveis. A sustentabilidade e sua conexão com a sustentabilidade. Rede de parcerias e ações sociais de empresas na governança da responsabilidade social organizacional.


ADM-080 Saúde do Trabalhador e Relações de Trabalho

Buscar a compreensão do campo teórico da saúde e trabalho. Investigações e intervenções sobre saúde  e trabalho. Trabalho e saúde em categorias ocupacionais específicas. Metodologias no campo do trabalho e saúde; Aplicações e limites. Metodologias no campo do trabalho e saúde; Aplicações e limites. As repercussões das Às repercussões das doenças ocupacionais (LER, DORT, Fadiga, Estresse Laboral, Burnout, Alcoolismo, dentre outras). Estudar os programas de promoção à saúde física e psíquica. Processos e Relações de Trabalho.


ADM-090 Seminários Avançados de Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas olhada através de aspectos contemporâneos e críticos considerando os ambientes competitivos. Foco na gestão de pessoas e nas estratégias de negócio; e a integração das novas gerações no trabalho, além do desempenho e das competências humanas. Busca pelo desenvolvimento e a capacitação dos gestores, a retenção dos atuais talentos e captação de potenciais talentos, proporcionando o debate da multi e da interculturalidade nas Organizações e a educação corporativa.


ADM-052 Seminários de Estudos Organizacionais

O pensamento crítico nos estudos organizacionais e suas contribuições para a teoria organizacional. A construção da realidade organizacional e dimensão simbólica nas organizações. Enfoques explicativos e transversais. Enfoques teóricos pós-contingenciais. Reflexões sobre a teoria na prática. Dados em estudos organizacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 



Piracicaba | Santa Bárbara d`Oeste | Lins
19 3124-1609
atendimentopos@unimep.br