Nepec

Curiosidades sobre a profissão

         Símbolo dos Contabilistas


O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é o emblemático de pensamentos elevados. O caduceu é, na atualidade, a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, ele representa sua integração, correspondendo o bastão à terra, as asas ao ar, as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).

       Como surgiu o dia do Contabilista

"Trabalhemos, pois bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia dos Contabilistas Brasileiros".
Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem recebida da Classe, o Senador João Lyra "instituiu" o Dia do Contabilista, prontamente adotado pelos Contabilistas e atualmente oficializado em grande número dos municípios.
Corria o ano de 1.916 e a Classe Contábil Paulista organizou um almoço em homenagem ao Senador no Hotel Términus. Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo de Contadores e em toda a sua vida parlamentar propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão.
Em seu discurso de agradecimento, João Lyra fez uma grande homenagem a outro grande Contabilista, Carlos de Carvalho, falecido anos antes: "Quando em 1.916 justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de realizar-se o exercício de nossa profissão, acentuando a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, pelos seis mais circunspectos representantes, a capacidade moral e técnica dos Contadores, foi o grande e saudoso Mestre paulistano, uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o senhor Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".
O almoço de acordo com a imprensa da época, contou com a presença de Francisco D'Auria, Horácio Berlink, Frederico Herrmann Júnior e Pedro Pedreschi, entre tantos nomes da Contabilidade Brasileira que já naquela época tinham grande renome.
Associação Regional de Contabilidade Do Estado de São Paulo.

    Juramento do Bacharel em Ciências Contábeis

"Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas.
Juro pautar a minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país.
Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão". 

      14 de Janeiro, 25 de Abril, 21 de Setembro: Afinal, qual o dia certo?

A verdade é que todas as datas estão corretas, ou seja, para cada um desses dias, uma comemoração diferente:

14 de Janeiro: Dia do Empresário de Contabilidade;
25 de Abril: Dia do Contabilista e do patrono da classe contábil, senador João Lyra;
21 de Setembro: Dia de São Mateus, o santo padroeiro dos Contabilistas;
22 de Setembro: Dia do Contador.

        A Polêmica em relação a cor da pedra do anel do Contabilista

Muito se fala sobre qual seria a cor da pedra do anel do Contabilista. Uns acham que é azul, outros dizem que é rosa. Há, ainda, aqueles que querem acreditar que para o Técnico em Contabilidade, a pedra é rosa, e para o Contador, a pedra é azul.
Tudo especulação. Na verdade, a pedra azul clara pertence aos economistas e a azul safira aos administradores. Aos Contabilistas, segundo a tradição, rubiliste é a do anel, que tem a cor rosada, influência muito grande exercida, durante séculos, pelo Direito sobre a Contabilidade. A pedra do advogado é vermelha, portanto, a do Contabilista deveria ter a mesma coloração. Em respeito à história, o Conselho Federal de Contabilidade adotou oficialmente o uso da pedra rosada para o anel de Contabilista.