Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura

Projeto "Lazer, educação e tecnologia"

O projeto "Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental" é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo, processo 2017/13279-4, foi iniciado em março de 2018, a previsão de término é setembro de 2020. O projeto conta com a participação de sete professores doutores e três professores mestres e está sendo desenvolvido na Escola Estadual Prof. Eduir Benedicto Scarppari da cidade de Piracicaba-SP.

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, com a finalidade de educação para o lazer. É nos anos finais do Fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de Educação Física, dentre os alunos que estão na Educação Básica, muitos não participam de tais aulas por motivos variados: questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Assim, o uso de recursos tecnológicos que possibilitem a construção de histórias em quadrinhos nas aulas de Educação Física poderá viabilizar e facilitar aos alunos o acesso ao conhecimento, tendo como finalidade a educação para o lazer, sendo uma solução para a melhoria do processo pedagógico no Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos será realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo ocorrerá a partir de experiências pedagógicas na cidade de Piracicaba/SP. A pesquisa é de natureza qualitativa.

 

Equipe

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP)

 A função no presente projeto de pesquisa é coordená-lo como um todo, ser a responsável pela pesquisa de campo em Piracicaba/SP, prevista nas três fases da pesquisa, apresentar os resultados finais da pesquisa em eventos científicos do Brasil e do exterior. Além disso, estar junto a todos os membros da equipe divulgando os produtos finais da investigação junto a gestores e professores de Educação Física atuante no ensino público. É também a pessoa que manterá contato com todos os membros da equipe para acompanhamento das fases da pesquisa e elaboração dos relatórios de pesquisa.

Prof. Dr. Adalberto dos Santos Souza (Universidade Federal de São Paulo – Campus São Paulo/UNIFESP-SP)

 Pesquisador associado no projeto, a sua função é contribuir com as experiências pedagógicas a serem realizadas na cidade Piracicaba na fase de análise dos dados, e também coordenar o processo de educação e difusão de conhecimentos dos produtos finais da pesquisa para sua rede de pesquisadores e grupos de pesquisa e contato para ações em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 Profa. Dra. Ana Carolina Capellini Rigoni (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES)

 Pesquisadora associada. Sua função neste projeto é colaborar com as experiências pedagógicas a serem realizadas na cidade Piracicaba na fase de análise dos dados, e também coordenar o processo de educação e difusão de conhecimentos dos produtos finais da pesquisa para sua rede de pesquisadores e grupos de pesquisa e contato para ações em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Além disso, irá auxiliar na revisão do relatório final de pesquisa.

 
Prof. Dr. Claudio Kirner (Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI)

 Pesquisador associado no projeto, a sua função é desenvolver ferramentas e aplicativos computacionais para o desenvolvimento e uso de HQs digitais, além de Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs) para treinamento dos usuários nesses recursos e construção do repositório do projeto com aplicativos de realidade aumentada, jogos educacionais e cursos MOOC .

 
Profa. Dra. Gisele Maria Schwartz (Instituto de Biociências, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Departamento de Educação Física, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer)

           Pesquisadora associada. A sua função é realizar a supervisão dos textos a serem publicados em forma de artigos e do relatório final; também auxiliará no processo de educação e difusão de conhecimentos relacionados ao projeto de pesquisa, sendo que o mesmo será divulgado para secretarias de ensino dos vários estados e municípios brasileiros, assim como, para instituições de ensino privadas, do país e também públicas e privadas do exterior.

 

Prof. Me. Lucas de Andrade Carvalho (Universidade Metodista de Piracicaba)

 Pesquisador associado. Auxiliará no processo de educação e difusão de conhecimentos relacionados à investigação, a partir de seus contatos com pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa.

 

Profa. Dra. Luciene Ferreira da Silva (Instituto de Biociências, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, Departamento de Educação)

Pesquisadora associada no projeto, a sua função é analisar os dados coletados nas pesquisas de campo e fazer a revisão do relatório final de pesquisa e auxílio no processo de educação e difusão de conhecimentos relacionados à investigação, a partir de seus contatos com pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa.

 

Prof. Me. Marcio Ferreira de Souza (Universidade Metodista de Piracicaba)

 Pesquisador associado.  Sua função é auxiliar na primeira fase da investigação com a pesquisa bibliográfica e contribuir com a difusão de conhecimentos relacionados à investigação, a partir de seus contatos com pesquisadores, estudantes e grupos de pesquisa.

 

Profa. Dra. Priscilla Pinto Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN)

             Pesquisadora associada. A função no presente projeto é colaborar com a pesquisa bibliográfica, na primeira fase da investigação. Além disso, fará a divulgação dos produtos finais da investigação junto a seus contatos de pesquisa e professores da rede estadual do Rio Grande do Norte.

 

Prof. Silvio Rossi Filho (Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP)

           Pesquisador associado. Sua função no projeto é contribuir com a pesquisa bibliográfica e, além disso, estará junto a todos os membros da equipe fazendo a divulgação dos produtos finais da investigação junto a professores da rede pública e privada de ensino. É o bolsista do projeto para a realização da 1ª fase da pesquisa com as experiências pedagógicas na escola.

Objetivos

Objetivo geral:

 Construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, com a finalidade de educação para o lazer.

 Objetivos específicos:

1.      Realizar e analisar uma experiência pedagógica em escola pública da cidade de Piracicaba/SP, com uso da construção das histórias em quadrinhos para a educação para o lazer na Educação Física - Ensino Fundamental, a partir de recortes de jornais e revistas;

2.      Construir um aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, tendo como base os resultados da experiência pedagógica na escola pública de Piracicaba/SP, realizada a partir de recortes de jornais e revistas;

3.      Realizar e analisar uma experiência pedagógica em escola pública da cidade de Piracicaba/SP, com o uso do aplicativo de histórias em quadrinhos na Educação Física - Ensino Fundamental.

Andamento do projeto

O projeto de pesquisa se encontra em desenvolvimento desde 01/03/2018. Até o momento foram realizadas as fases da investigação referentes a pesquisa bibliográfica, primeira pesquisa de campo e estudos sobre o aplicativo para a construção de histórias em quadrinhos (HQ) para uso em aulas de Educação Física, de acordo com o previsto até o momento. Essas etapas da pesquisa são referentes a 1ª fase da investigação/ Pesquisa bibliográfica/pesquisa de campo e 2ª fase da investigação/ estudos dos recursos para a produção do aplicativo. 

Publicações

- Apresentação de Cinthia Lopes da Silva de trabalho em formato comunicação oral no VI Congreso REDU (Red Ecuatoriana de Universidades para Investigación y Posgrados) com o tema "App of comic books in Physical Education classes: a study from the Brazilian reality perspective/Una aplicación de cómics como recurso didáctico en las clases de Educación Física: un estudio a partir de la realidad brasileña”, evento realizado nos dias 13 (pré-congresso), 14, 15 e 16 de novembro de 2018. Publicação em formato artigo.Website: https://www.utn.edu.ec/jornadasinvestigacion/index.php/memorias/ (páginas 266-272). 

- Participação em mesa redonda de Cinthia Lopes da Silva no V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em diálogo com apresentação do tema "Histórias em quadrinhos de super-heróis e educação para o lazer na Educação Básica", evento realizado entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018 nas instituições UNIMEP e UNIFESP-Guarulhos/SP. Publicação em formato resumo expandido. Website: https://www.rebescolar.com/copia-conpefe-2018

Instituições universitárias parceiras do projeto

UNESP - Rio Claro -  https://www.rc.unesp.br/
UNESP - Bauru - https://www.bauru.unesp.br/
UFES - http://www.ufes.br/
UNIFESP - Guarulhos - https://www.unifesp.br/campus/gua/
UNIFEI - https://unifei.edu.br/
UFRN - https://www.ufrn.br/

contato

cinthia.silva@unimep.br