Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE

Informações sobre o Enade 2023

  

Qual a legislação que regulamenta o Enade 2023?
Portaria nº 124, de 31 de janeiro de 2023. 

 

Quais são as direttrizes do Enade 2023?
As diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos à realização do Enade 2023 encontram-se no Edital nº 37, de 26 de maio de 2023.

 

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2023?
Serão avaliados os cursos que:

  • Conferem diploma de bacharel em: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
  • Conferem  diploma  de  tecnólogo em: Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Gestão Hospitalar; Tecnologia em Radiologia; e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

 

Quando será realizado o Enade 2023?
No dia 26 de novembro de 2023.

 

Qual o horário da prova?
A prova terá início às 13h30 horas (horário oficial de Brasília). No dia da realização do Exame, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília, DF. Sendo assim, é proibida a entrada do estudante que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões. É recomendado a todos os estudantes que participarão da prova apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades.

 

Quais documentos são necessários apresentar no ato da prova?
Documento oficial e válido de identificação (com fotografia).

 

Quais os estudantes habilitados ao Enade 2023?
Estão habilitados para o Enade, todos os estudantes de graduação de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade, no entanto para o Enade 2023 somente os concluintes realizarão a prova.

 

O que é considerado aluno ingressante e concluinte? 
Conforme Art. 5º da Portaria nº 124, de 31 de janeiro de 2023, considera-se como: 
- alunos ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023. 
- alunos concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.
- alunos  concluintes dos cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.

 

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

 

O que ocorre se o estudante concluinte, habilitado ao Enade, não realizar a prova?
O  estudante concluinte habilitado ao Enade 2023, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

 

O que é um estudante em situação irregular junto ao Enade? 
São considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade que não tenham sido inscritos, ou tenham sido inscritos mas não realizaram o Exame ou não cumpriram as obrigações previstas nos referidos editais da edição participante.

 

O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?
Sim, nos termos do Art. 9º da Portaria nº 124, de 31 de janeiro de 2023. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

 

Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?
O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova.
O estudante deverá acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho.
Observe no site as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas.