empem@unimep.br (19) 3422-2464
A prática coral na Escola de Música nasceu com sua fundação, em 1953. O primeiro Coral Misto era formado por integrantes da diretoria da Escola e elementos da comunidade piracicabana, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Entretanto, as atividades deste grupo embrionário foram encerradas após dois anos.
Em 1958, sob a regência de Ernst Mahle e coordenação de Cidinha Mahle, foi criado o Madrigal Feminino, formado por alunas da Escola, algumas professoras e representantes da comunidade, num total de 32 vozes. O alto nível alcançado pelo conjunto era alvo de elogiosas referências da crítica. Em 1964 gravou um disco cujo lado A tinha canções de Natal de vários países e composições de Praetorius e Crappius. No lado B estavam as folclóricas brasileiras com arranjos de Mahle, composições do próprio Mahle e, de Brahms, Liederund Romanzen, estas cantadas em alemão. Venceu concurso em São Paulo e impressionava em suas apresentações pela magnífica disciplina do coral, as acuradas nuanças dinâmicas bem como pela pronúncia perfeita (Deutsche Nachrichten, 31/12/1963).
Em 1965 as remanescentes do Madrigal Feminino foram chamadas para compor o Coral Misto, também com regência do Maestro Ernst Mahle e coordenação de Cidinha Mahle, mantendo a ênfase no repertório folclórico e sacro. Deste último merecem destaque as Missas de Beethoven, de Mozart, A Criação de Haydn, O Messias de Handel, a Paixão segundo São João de Bach, entre muitas outras. Em 1989, a maestrina Cíntia Pinotti assumiu a regência, mantendo o foco no folclore e nas músicas sacras, mas dedicando-se intensivamente a estudar as obras de Ernst Mahle. Em 2004 preparou peças da Série Viajando pelo Brasil, especialmente escrita para o conjunto pelo compositor.
Em 2008 foi coro residente do Curso de Licenciatura em Música da UNIMEP. Em 2013 a regência esteve com Nander de Novaes.
O Coral Misto da EMPEM participa dos Encontros de Corais Luzes & Vozes da ESALQ/USP desde sua primeira edição.
Desde fevereiro de 2014, a regência é de Lucas Lopes e Lígia Gabrielle atua como pianista acompanhadora desde 2013.