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Piracicaba é uma cidade que cultiva a arte em todas as suas diversas manifestações. Na área musical contou sempre com excelentes musicistas desde o início do século XX. O aprendizado de música, entretanto, era feito por meio de aulas particulares, pois a cidade não possuía uma escola de música, e restringia-se, na maioria dos casos, ao ensino de piano.
Em S. Paulo, o músico e compositor Hans Joachim Koellreutter fundara a escola Pró-Arte, excelente centro musical, para onde afluíam muitos estudantes da capital e interior. M. Apparecida Romero Pinto, aluna de regência de Koellreutter, aproveitando a idéia de seu professor de abrir uma escola de música no interior, trabalhou nesse projeto com o auxílio de seu colega Ernst Mahle e da professora piracicabana M. Dirce Camargo. A idéia floresceu e, em 9 de março de 1953, foi fundada a Escola Livre de Música Pró-Arte de Piracicaba, uma filial da Pró-Arte de S.Paulo. Foram seus fundadores, além de M. Apparecida, Ernst Mahle e do professor Koellreutter, músicos, professores, médicos e pessoas ligadas à área cultural da cidade. Mahle assumiu o cargo de diretor artístico e Koellreutter o de supervisor geral.
omo toda idéia nova, opiniões diversas surgiram, algumas contrárias ao estabelecimento de uma escola fundada por um músico de origem alemã, como Koellreutter. Entretanto, a cidade estava ávida para receber uma escola de música e ela foi acolhida com extraordinário entusiasmo pela grande maioria das pessoas, como comentou H. J. Koellreutter em artigo no “Diário de São Paulo” em março de 1953: estamos lançando um marco na nossa vida artística local. De agora em diante, passaremos a dizer “antes da Pró-Arte, após a Pró-Arte”. Não porque houvesse o caos e ela trouxesse a ordem; não porque houvesse trevas e ela trouxesse a luz, mas porque ela foi o toque final na obra lenta, paciente e sabiamente realizada pelos que prepararam o terreno cavando os sulcos e fertilizando o solo.
Os primeiros cursos ministrados na Pró-Arte de Piracicaba foram: teoria e solfejo, harmonia, contraponto, dança clássica, iniciação musical, história da música e estética musical. Koellreutter lecionou durante o ano de 1953, proferindo palestras e supervisionando os cursos, que logo se diversificaram, sendo oferecidas também as classes de flauta, piano, violino, violoncelo, clarineta, declamação, regência, artes plásticas, canto, acordeão, coral e música de câmera. Em pouco tempo a filial piracicabana suplantou a matriz de S.Paulo em número de alunos matriculados.
Preocupado com a formação de instrumentistas para orquestra, Ernst Mahle fundou, em 1955, a primeira Orquestra Infantil de Piracicaba, para a qual comprou e adaptou instrumentos e realizou arranjos de músicas folclóricas. Essa orquestra veio a ser, durante 50 anos, um amplo centro formador de instrumentistas na região, que viriam a fazer parte, mais tarde, de renomadas orquestras nacionais e internacionais.
MISSÃO
A EMPEM possui como missão:
1. Contribuir para a formação de uma cultura fundamentada em princípios éticos.
2. Promover e manter a educação artística, especialmente a musical, por meio da oferta das mais variadas atividades.
3. Difundir a cultura artística, dando ênfase à musical.
4. Tornar conhecidas as principais obras musicais, nacionais e estrangeiras, por meio de audições e concertos.
*No desenvolvimento de suas atividades a EMPEM não faz distinção quanto a etnia, cor, gênero, condição física e social, credo político ou religioso e orientação sexual.