EMPEM - Escola de Música de Piracicaba

Raíssa Amaral

É graduada e mestra em música com habilitação em canto lírico e práticas interpretativas (análise e performance) pelo Instituto de Artes da Unicamp, onde teve como orientador o Prof. Dr. Angelo José Fernandes. Ainda pela Unicamp, se formou em música popular (violão) sob a orientação de Ulisses Rocha.
 
Estudou violão clássico com Sergio Napoleão Belluco e piano com Dna. Cidinha Mahle.
 
Integra o Coro de Câmera de Piracicaba, atuando como solista e coralista sob a regência do maestro Ernst Mahle e o Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Angelo Fernandes.
 
Com o Ópera Studio da Unicamp atuou nas óperas de Mozart "Don Giovanni" no papel de Donna Anna (sob regência de Abel Rocha, em comemoração aos 50 anos de Unicamp), "Die Zauberflöte" como Pamina, "Le Nozze di Figaro" como Condessa de Almaviva e em "Der Schauspieldirektor" como Mademoiselle Silberklang. Em "Dido and Aeneas" de H. Purcell, interpretou Belinda. Foi Adina em "L'elisir d'amore" de Gaetano Donizetti.
 
Protagonizou Carolina "A Moreninha" na ópera de Ernst Mahle, sob regência do próprio autor.
Participou de concertos com diversas orquestras como ORTHESP, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entre outras.
 
Na temporada de 2016, no Theatro de Ópera São Pedro, entre os vários trabalhos destaca-se a estréia paulistana da ópera "O Anão" de Alexander von Zemlisky, onde atuou como Ghita.
 
Também é professora de canto responsável pelo coro juvenil e infantil do Projeto Jovens Músicos da Filarmônica Jovem de Piracicaba.
 
Foi colunista sobre música brasileira no Jornal B&B Brasileiras Brasileiros, da Flórida. Dedica-se a um trabalho de acervo cultural sobre a história da música.
 
Seus trabalhos variam do erudito ao popular, da cultura nacional à internacional.