Dica da Semana

Padronizações adotadas para os recursos disponíveis

Software de Correio Eletrônico

O advento da Internet criou novas oportunidades e sistemas para envio e recebimento de mensagens. Entretanto, mesmo com a grande quantidades de softwares disponíveis, nenhum deles combina todos recursos indispensáveis para atender às necessidades de correio interno e externo do IEP.

Assim, para que possa haver um melhor aproveitamento dos recursos e até mesmo um melhor suporte ao usuário, o correio eletrônico do IEP é único, possuindo características WebMail, sendo que atualmente o software utilizado é o Webmail Roundcube.

Navegador para Internet (Browser)

O navegador padrão homologado para utilização dos computadores no IEP é o Internet Explorer nas versões 7.0 ou superior.

Username (nome de usuário) e Password (senha)

Um username é um nome que identifica um usuário ou um grupo em um ou mais servidores. Juntamente com a senha, este usuário é único, e somente ele e o administrador da rede possuem direitos sobre a área atribuída a este usuário.

Pessoal

A geração dos usernames, seja para funcionários, professores e alunos, é feito a partir de uma rotina automática, num algorítimo complexo para evitar a criação de usernames homônimos. O padrão de criação do sistema exige partes do nome e do sobrenome.

Alteração de usernames somente será possível nas seguintes situações:

a. Caso o nome do usuário tenha sido alterado oficialmente, por decisão judicial;
Obs.: Se este for o seu caso, antes de inciar os procedimentos abaixo, certifique-se que seu nome e/ou sobrenome já foi alterado no respectivo sistema, no Dep. de Recursos Humanos (no caso de professor e/ou funcionário do IEP) ou na Secretaria Acadêmica (no caso de aluno). A alteração do e-Mail, conforme sua solicitação ao DTI, será efetuada tão somente no sistema de correio eletrônico e/ou servidor de arquivos local, conforme necessário.

b. Caso o username gerado esteja causando algum problema sério ao usuário, como formação de trocadilho no username, que comprometa, de alguma forma, a integridade moral do usuário em questão. Isto pode acontecer em virtude da criação do username se tratar de uma rotina automática, onde não é tratada a sonoridade da palavra gerada, já que isto depende de uma análise da morfológia e da cacofonia.

Procedimentos para alteração de username:

a. O usuário solicita, via e-Mail, alteração do username;

b. Se for deferido, o usuário deverá fazer backup (cópia) de todas as mensagens e/ou pastas que ele deseja manter da sua conta de e-Mail atual, pois estas serão apagadas quando ocorrer a alteração do username. Este backup das mensagens ou pastas poderá ser feito, por exemplo, usando o recurso do próprio programa de e-Mail OpenWebMail, acessado via Intranet. Obs.: No caso de alteração do username, em função de alteração do nome do usuário em seus documentos, não é necessário executar este item, ou seja, o backup, neste caso, é opcional, pois as mensagens da caixa postal antiga serão movidas para a nova.

c. Concluindo o backup, envie e-Mail para email-troca@unimep.br, informando que as mensagens da sua caixa postal atual já foram salvas. Utilize, para isto, um e-Mail alternativo para a troca de mensagens enquanto aguarda retorno do DTI. Se possível, também deixe um telefone para contato.

d. Dentro de 48 horas úteis, será criado o novo username e conta de e-Mail, disponibilizado via acesso da Intranet, no lugar do antigo e-Mail.

e. Tão logo a substituição esteja efetivada, o usuário será avisado sobre a conclusão. Este aviso será enviado por e-Mail, para a conta alternativa ou pelo telefone, conforme informado pelo usuário no item c. .

f. Se o usuário desejar, ele poderá fazer a recuperação de mensagens para esta nova conta. Caso ele tenha utilizado o recurso de backup do OpenWebMail, o processo de recuperação deverá ser feito pelo usuário.

Obs.: Atente para o detalhe que, a menos que a troca do username seja feita devido a alteração de nome, todas a mensagens da sua conta antiga serão apagadas e somente você poderá recuperá-las, caso tenha feito cópia delas, por exemplo, enviando-as para outro e-Mail seu ou usando o recurso de backup do próprio OpenWebMail.

Setores, orgãos, agências, laboratórios, ou outros grupos

O padrão a ser utilizado segue o mundialmente conhecido para sistemas operacionais baseados em UNIX, ou seja: username com até 10 posições, de forma a melhor representar o grupo em questão. Exemplo de e-Mail para a Direção Geral: dgeral@unimep.br