Celtra

APLICAÇÃO DO TOEFL

O Celtra recebeu esse semestre o credenciamento para ser Centro Aplicador do exame de proficiência TOEFL ITP.

 A primeira aplicação do exame acontecerá dia 03/12, às 9am, no Campus Taquaral (sala 11 do bloco 3). No mesmo dia e horário também teremos a aplicação do TOEIC para quem se interessar por esse teste.

 As inscrições para os dois testes encerram-se em 30/11/2016 às 18h00 e devem ser feitas diretamente pelo link aqui com o código 2812.

Mais informações: celtra@unimep.br

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Quais são os principais benefícios para a Unimep e, principalmente para os alunos, a partir do fato de a universidade também se tornar Centro Aplicador do Toefl?
O primeiro benefício é o preço reduzido, pois devido a parceria entre a Unimep e a Mastertest, será possível fazer o teste com desconto significativo no valor da inscrição não só para os alunos do Celtra e da Unimep, mas também para o público externo à comunidade unimepiana. Além é claro da praticidade de o teste ser realizado aqui mesmo na universidade e da flexibilidade de datas e horários, pois seremos nós do Celtra que aplicaremos o teste então será possível incluir o teste dentro do nosso calendário acadêmico da maneira que for melhor para nossos alunos (por exemplo: mensal, bimestral, trimestral, etc) e não apenas semestral ou anualmente como a maioria dos Centros Aplicadores realiza.
É importante salientar também que os alunos dos cursos de Letras Inglês - Licenciatura e de Letras Inglês - Tradução e Interpretação já tem a realização do teste prevista no Projeto Pedagógico dos cursos, portanto, poderão fazer os exames de proficiência no último ano e sair do curso com o resultado do teste.


2) Quem poderá se inscrever para realizar o exame?
Todos os interessados no exame podem se inscrever. Alunos, ex-alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade externa. Não há restrições.

3) Para participar, é preciso efetuar inscrição prévia? Onde pode ser feita a inscrição? Qual é o valor da inscrição?
Sim, a Mastertest disponibilizou um link para inscrições online ( inscrições aqui - Código da Escola 2812). A inscrição completa e todo o pagamento será realizado também diretamente com a Mastertest de forma online. O valor da inscrição normal é de 170 dólares (cerca de 350 reais), mas pela parceria entre a Mastertest e a Unimep, os candidatos que escolherem fazer o Toefl pelo Celtra ainda este ano vão pagar apenas R$210,00 (40% de desconto).

4) Qual é o significado do exame Toefl atualmente? Quais são os principais resultados que esse exame atesta aos participantes?
Antes de falar do Toefl em si, é importante saber a importância de um exame de proficiência. É preciso entender que os certificados oferecidos pelas escolas de idiomas de conclusão de módulo/níveis ou livros indicam apenas que o aluno cumpriu uma carga horária determinada pela escola e atingiu resultados satisfatórios para os critérios daquela escola. Esses certificados valem para comprovar carga horária e cumprir requisitos de algumas empresas, mas não tem valor para processos seletivos de universidades nacionais e internacionais porque a carga horária e os critérios de avaliação de cada escola de idioma varia muito.
Assim, um exame de proficiência é um teste que mede a competência comunicativa do candidato baseada em critérios muito objetivos e apresenta os resultados com base numa grade de pontuação definida por um quadro internacionalmente reconhecido, o Quadro Europeu Comum para Referência de Línguas Estrangeiras (ver link aqui ). Os níveis apresentados no Quadro e medidos pelos exames de proficiência se referem as capacidades do candidato em se comunicar nas habilidades básicas das línguas estrangeiras (não serve só para o inglês).
Dentre os vários exames de proficiência existentes, o Toefl é um dos mais importantes e reconhecidos por ser de uma instituição séria e ter seus resultados aceitos em muitas empresas e universidades do mundo todo e até em alguns consulados para o processo de requerimento de visto para alguns países (ver http://www.mastertest.com.br/produto/exame-toefl-itp/ ). O Toefl também é um teste bastante versátil que tem versões diferentes para atender a necessidades variadas. A versão aplicada na Unimep é a ITP que é feita por escrito (e não no computador ou pela internet como alguma das outras versões) e tem uma duração aproximada de 2h, com a pontuação indo de 310 a 677 pontos, referentes ao níveis A2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (o Quadro todo avalia de A1 ao C2 - do iniciante ao proficiente avançado).